Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Paciente de Corumbá curado com cloroquina terá alta neste sábado

10 abril 2020 - 10h08Sylma Lima

A notícia do serralheiro de 48 anos curado de Covid 19 em Corumbá, Fronteira Oeste brasileira foi divulgad no mundo inteiro, e apesar de vários estados já adotarem o protocolo utilizado pelos intensivistas da Santa Casa Corumbaense, ainda há relutância quando se fala no medicamento, seja pelos efeitos colaterais e os cuidados no manejo, ou por questões meramente políticas. 

Equipe do CTI recebendo respiradores e sempre em treinamento. Foto: Redes sociais

O fato é que o homem deu entrada em estado grave tendo que usar respirador e, devido a situação,  autorizou a equipe a fazer uso do hidroxiclocoquina combinado com azitromicina. O coquetel, segundo o medico Manoel João deu resultado, e ele saiu do CTI e já esta no quarto desde a noite de quarta-feira, 8, “a gente não sabe se realmente foi só essa droga ou combinada com outras, mas o fato é que deu  resultado. E eu também não procurei a mídia para divulgar nada. O paciente fez uma foto com os enfermeiros que acabou viralizando e descobriram que ele estava fora de perigo. Eu não pude mais negar pois fugiu do controle, entretanto, não gostaria que estas informações fossem usadas para fins políticos como tenho visto em redes sociais, dizendo que é fake. Eu não não tenho interesse nisso. Tudo que quero é ver meu paciente bem e agradecer a toda minha equipe de médicos e enfermeiros que agiram no caso. Nossa felicidade é essa, mas desagrada discussões políticas. Estou aqui dando treinamento de como não se contaminar com pacientes que surgirem e  nos armando com ventiladores novos. Espero montar uns 14 respiradores somente para Covid 19”.

Quanto ao uso da cloroquina o médico explicou que antes de ser administrado precisa levar em conta a saúde do paciente, “tem que ser feito uma série de exames como eletrocardiograma, análise sanguínea, porque tem gente querendo se auto medicar. Esse medicamento pode causar  parada cardíaca entre outras patologias graves”. Apesar da polêmica, Manoel João é a favor do uso do medicamento.

Hidroxicloroquina

Revista Exame revela que estudo da Prevent Senior que já curou 300 pessoas com cloroquina. Na matéria diz que a operadora usa remédio em estágios iniciais da covid-19 e diz que 300 pacientes já tiveram alta. "Dados trazem esperança", diz diretor Dr Eduardo Parrillo que teve a mãe de 80 curada do Covid 19.

A operadora de saúde Prevent Senior realiza uma pesquisa sobre o uso da hidroxicloroquina no tratamento do coronavírus para pacientes em fase inicial da doença. O estudo tem sido tema de discussão, uma vez que a indicação do Ministério da Saúde é para uso do remédio em pacientes em estado grave. A pesquisa ainda não foi publicada. Mas a companhia afirma que, até agora, 500 pacientes receberam o tratamento em estágio inicial da doença. Desses, 300 foram internados e já receberam alta.

Em entrevista à EXAME, o médico e diretor-executivo da Prevent Senior, Pedro Batista Júnior, detalhou a pesquisa que ainda está em andamento. Além do tratamento para pacientes internados, a operadora estuda tratamento para pacientes ambulatoriais, sem internação, que podem até receber o medicamento em casa. A empresa não divulga quantos pacientes foram tratados nessa modalidade nem as taxas de mortes com o uso do remédio nos estágios iniciais da doença. “O que posso dizer é que os dados são robustos e trazem esperança de tratamento adequado para a população”, diz Júnior.

Deixe seu Comentário

Leia Também

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Eleições 2024
Em novo partido, vereador Luciano Costa confirma pré-candidatura à prefeitura de Corumbá

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo