Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Paciente com suspeita de febre amarela é de Santa Catarina e esteve em Bonito

27 janeiro 2017 - 09h00Campo Grande News

O primeiro caso suspeito de febre amarela em Mato Grosso do Sul, registrado pelo Ministério da Saúde e divulgado nesta quinta-feira (26) pela Agência Brasil, trata-se de paciente de Santa Catarina, segundo informou a SES (Secretaria de Estado de Saúde). A pessoa esteve em Bonito, entre os dias 25 de dezembro de 2016 e 3 de janeiro deste ano, e depois seguiu para São Paulo.

Ainda segundo a fonte oficial, o paciente está de volta ao Estado de origem, onde apresentou os sintomas e fez exames tanto para febre amarela quanto para leptospirose. A febre amarela ainda continua em investigação – a análise deve ficar pronta em 15 dias – mas, segundo a SES, foi confirmada a leptospirose.

Não há detalhes sobre o dia de retorno do paciente a Santa Catarina. Mas, a informação é de que no dia 10 de janeiro o paciente deixou o Estado de São Paulo.

A SES informou ainda que a pessoa em questão não estava vacinada e ressaltou que, como o Estado é considerado de região endêmica, dificilmente as pessoas que moram em Mato Grosso do Sul deixam de se vacinar. O caso mais recente de febre amarela no Estado ocorreu em 2015 e por coincidência foi no município de Bonito.

A pessoa também não estava vacinada, era de outro Estado e morreu. Em 2010 também houve caso confirmado de febre amarela, mas no município de Corumbá, a pessoa era da zona rural, não estava vacinada e também faleceu.

Vacina - A vacinação de rotina contra a febre amarela é oferecida em 19 estados do País que fazem parte da área de recomendação para imunização. Todas as pessoas que vivem nesses locais devem tomar duas doses da vacina ao longo da vida.

Também precisam se vacinar, neste momento, pessoas que vão viajar ou vivem nas regiões que estão registrando casos da doença: leste de Minas Gerais, oeste do Espírito Santo, noroeste do Rio de Janeiro e oeste da Bahia.

Espírito Santo, Rio de Janeiro e parte da Bahia normalmente não são áreas de recomendação para vacinação contra a febre amarela, porém, a orientação agora é que a população das áreas próximas à divisa com o leste de Minas Gerais seja vacinada.

O Ministério da Saúde anunciou o reforço de 11,5 milhões de doses. Além destas, este ano foram entregues 5,5 milhões de doses aos estados. Em anos em que não houve surto, foram distribuídas entre 800 mil e 1 milhão de doses do imunizante.

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal