Menu
sexta, 18 de junho de 2021
Andorinha - Maio
Andorinha - Maio
Geral

Outubro terá exame preventivo gratuito em horário noturno

30 setembro 2020 - 10h14Redação

Outubro é o mês marcado por ações relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero. Neste mês a saúde disponibilizará dois locais para coleta de preventivo noturno. O Centro de Saúde da Mulher, às terças e quintas, das 17 às 21, e o Pronto Atendimento da Nova Corumbá, as segundas e quartas, das 18h às 21hs. Para não haver a aglomeração, serão realizados 15 exames por dia.

O exame de mamografia será feito sem agendamento, às segundas, quarta e sexta pela manhã, é necessário o paciente ter solicitação médica. Para realizar o exame não é necessário agendar, basta levar o cartão do SUS, documento pessoal, e caso tiver o último exame.

Para garantir que o resultado do exame de Papanicolau seja o mais correto possível, a mulher deve, nas 48 horas anteriores à realização do exame: abster-se de ter relações sexuais (mesmo com camisinha); evitar o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais, como espermicidas, por exemplo; não realizar exame ginecológico com toque, ultrassonografia transvaginal ou ressonância magnética da pelve.

É importante também não estar menstruada, e aguardar o quinto dia após o término da menstruação, gestantes podem realizar o exame, sem riscos de saúde para ela ou para o bebê. Pequenos sangramentos de origem não menstrual não constituem impedimento para a coleta, principalmente em mulheres pós-menopausa.

O preventivo é um exame muito importante para a saúde da mulher, tem o objetivo de fazer o diagnóstico precoce das lesões precursoras do câncer do colo do útero. Deve ser realizado por todas as mulheres, que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 a 64 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLICIAL
PRF apreende 450 mil maços de cigarro contrabandeados na Capital
GERAL
MPF aponta risco de desaparecimento de espécies no Rio Paraná
Rio Paraná Energia, empresa da holding China Three Gorges Corporation (CTG), é acusada de descumprir regras ambientais e levar à beira do desaparecimento peixes como Pintado e Dourado
SAÚDE
SES prepara distribuição das 70.160 doses de vacina contra a covid-19 em MS
GERAL
Fórum apresenta avanços do Plano Estratégico em MS
POLICIAL
PMA e Bombeiros resgatam ave em extinção ferida
GERAL
Contribuintes têm até o dia 3 de agosto aderir ao REFIS 2021
EDUCAÇÃO
Terminam hoje as inscrições do Encceja 2020 para privados de liberdade
GERAL
Homem fica ferido após queda de cavalo no Pantanal
EDUCAÇÃO
MEC cria grupo de trabalho para atualização do Enem e do Encceja
GERAL
Bombeiros combatem incêndio em concessionária no Centro

Mais Lidas

POLICIAL
PM de Corumbá prende autores de roubo logo após o crime no Popular Nova
GERAL
Empresa irregular junto a ANTT monta guichê na rodoviária de Corumbá
POLICIAL
PM de Corumbá durante rondas recupera veículo furtado na área central
POLICIAL
Homem é preso por perturbação da tranquilidade no Cristo