O outono no Brasil começou nesta quinta-feira, 20 de março, às 6h01 e termina no dia 20 de junho, às 23h42 (horário de Brasília). O período do ano considerado por muitos como a estação mais bonita, devido ao céu mais azul e as temperaturas mais agradáveis que o verão, neste ano, será mais quente e com chuvas abaixo da média em Mato Grosso do Sul.
De acordo com o prognóstico climático divulgado pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), a previsão para os meses de abril, maio e junho, indica um período com chuvas escassas e um cenário de calor mais intenso do que o habitual para a estação.
As chuvas no Estado devem ficar abaixo do da média de precipitação para o período que varia entre 150 e 300 milímetros. A pouca chuva prevista ascende um alerta para os setores da agricultura e abastecimento de água.
Levantamento aponta que as temperaturas devem permanecer acima da média histórica, o que pode gerar sensação térmica elevada e períodos prolongados de calor, mesmo em uma estação tradicionalmente mais fresca, marcada pela transição entre o verão e o inverno.
Outro fator relevante é a influência do fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENOS), que, segundo o Cemtec, apresenta uma probabilidade de 77% de entrar em fase de neutralidade. Isso significa que não há indicativos de grandes interferências de fenômenos climáticos extremos como El Niño ou La Niña, que geralmente alteram significativamente os padrões de chuva e temperatura no Estado.
Diante do cenário, especialistas alertam para a importância do monitoramento climático, especialmente para setores que dependem das chuvas, como o agronegócio e o abastecimento hídrico. O período seco pode intensificar focos de incêndios florestais, exigindo atenção redobrada para ações preventivas. *Com informações do Capital News e Cemtec
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Exposição histórica da Marinha do Brasil no Bioparque Pantanal inspira visitantes
Quinta-feira segue com tempo instável e alerta de chuva forte
Corumbá e Ladário têm mínima de 22°C e máxima de 34°C

Inscrições para o Bolsa Técnico do Governo de MS estão abertas e seguem até 5 de maio

Elinho pede reabertura da Praça SESI Pantanal no Bairro Maria Leite
Emergências Clínicas são maioria no plantão dos Bombeiros
Quarta-feira amanhece nublada com alerta de chuvas intensas
Corumbá e Ladário têm mínima de 23°C e máxima de 35°C

MS está em luto de três dias por morte do papa Francisco

A Sé Vacante e o Caminho para a Eleição do Novo Papa
