Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Orquestra Sinfônica Brasileira faz homenagem ao Pantanal em espetáculo sobre o Centro-Oeste

02 outubro 2021 - 09h38Ediação por Gesiane Sousa

O projeto da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) apresenta o multiculturalismo brasileiro presente nas diversas regiões do país. A série já homenageou o Sul e o Sudeste, e neste terceiro espetáculo é a vez do Centro-Oeste, com um dos blocos dedicados ao Pantanal. As apresentações sobre a região acontecem nos dias 4 e 5 de outubro, próxima segunda e terça-feira, no Teatro Riachuelo, no Rio de Janeiro, com a regência do maestro Eduardo Pereira.

O ciclo estreou no início de setembro e é composto por cinco espetáculos inéditos concebidos para celebrar a cultura popular de cada região do país. As riquezas musicais dessas localidades são retratadas em arranjos sinfônicos criados especialmente para a série e interpretados pela Orquestra Sinfônica Brasileira. 

A preparação do espetáculo em homenagem ao Centro-Oeste contou com a participação de Marco Aurélio Machado de Oliveira, conselheiro do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano e professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Ele participou da concepção dos concertos que usam referências musicais dos ritmos e danças típicas como Rasqueado, Siriri, Cururu, Recortado e Moda de Viola.  Um dos blocos do concerto é dedicado totalmente ao Pantanal. “A Matogrossense”, “Chico Mineiro”, “Chalana” e “O Menino da Porteira” estão no programa que conta ainda com a participação especial da violeira Carol Carneiro.  

Professor Marco Aurélio vai acompanhar as apresentações pessoalmente no Rio de Janeiro.Professor Marco Aurélio afirma que foi uma experiência incrível poder contibuir com o trabalho da OSB. Foto: Arquivo Pessoal 

O professor Marco Aurélio vai acompanhar presencialmente as apresentações da OSB no Rio de Janeiro e a ansiedade está difícil de ser contida. “Considerando a luminosidade que é a OSB, só posso ter as mais altas expectativas em relação ao produto final e também do cuidado com a cultura brasileira”. 

Sobre a experiência de contribuir com um trabalho da OSB, o conselheiro do Moinho afirma que foi incrível. “Sem dúvida alguma, ter contato com a forma que eles trabalham fez com que meu olhar sobre o Moinho fosse muito aprimorado. É uma experiência incrível de conhecer como eles produzem, como trabalham, elaboram o conceito sobre as coisas”, garante. 

Sobre o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano 

Localizado em Corumbá-MS há 16 anos, o Instituto é uma OSC que oferta para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social de Corumbá, Ladário, Puerto Suarez e Puerto Quijarro, aulas de dança, música, tecnologia e informática; além de serviço de convivência e fortalecimento vínculo entre instituição, família, escola e participante, formação de intérpretes criadores para jovens e adultos, com a Companhia de Dança do Pantanal, Orquestra de Câmara do Pantanal e Núcleo de Tecnologia. Sua missão é diminuir a vulnerabilidade social na região de fronteira Brasil-Bolívia, por meio do acesso a bens culturais e tecnológicos.  

Em 2020, o Moinho foi reconhecido pelo Instituto Doar com o Selo A, qualificando-se como organização certificada. Este reconhecimento legitima e destaca o profissionalismo e transparência da OSC, tendo como objetivo incentivar ainda mais a cultura de doação.  

Atualmente, o Moinho Cultural conta com o patrocínio master via Lei de Incentivo Cultural do Instituto Cultural Vale, bem como, patrocínio do Itaú Social, Itaú Cultural, VISA, BTGPactual, BRINKS e Comper, a parceria da J.Macêdo e SESC, parceria institucional da Fundação de Cultural de Mato Grosso do Sul, Prefeitura de Corumbá, Prefeitura de Ladário, Prefeitura de Puerto Suárez, Prefeita de Puerto Quijarro, Instituto Homem Pantaneiro, IFMS, UFMS, Acaia Pantanal e outros doadores pessoa física e jurídica. 

 

Com informações da Assessoria de Comunicação do Instituto Moinho Cultural

Deixe seu Comentário

Leia Também

Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Eleições 2024
Em novo partido, vereador Luciano Costa confirma pré-candidatura à prefeitura de Corumbá
Hoje
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 72 milhões
Economia
Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

Mais Lidas

Oportunidade
Processo seletivo abre 24 vagas para o HRMS
Destaque
Prefeito empossa 31 aprovados em concurso público da Rede Municipal de Educação
Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Destaque
Prefeitura divulga relação dos locais de realização das provas do concurso da Guarda Municipal
As provas serão realizadas no próximo domingo, dia 21, no período vespertino