Menu
sexta, 29 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Número de queimadas faz órgãos alterar resolução de proibição

03 agosto 2016 - 10h40Notícias MS

Órgãos do governo do Estado e do governo federal envolvidos no combate a incêndios e entidades do setor produtivo de Mato Grosso do Sul reuniram-se na manhã desta terça-feira (2) no gabinete da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) para tratar de medidas emergenciais e permanentes para a prevenção de incêndios florestais no Estado.  A reunião foi conduzida pelo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, em conjunto com o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Mato Grosso do Sul, Antonio Castro Vieira.

No encontro, ficou definida a publicação de uma nova resolução conjunta da Semade e Ibama, alterando dispositivos da legislação anterior dos dois órgãos (a Resolução Conjunta Semac-Ibama-MS, nº 01 de 8 de agosto de 2014) que “proíbe a execução da queima controlada no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul no período e situações que especifica”. “Estamos diante de um crescente número de queimadas, por isso convocamos os principais atores no combate ao incêndio no Estado para definirmos algumas ações de prevenção”, informou o secretário Jaime Verruck.

De acordo com monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o número de queimadas e focos de incêndio em Mato Grosso do Sul aumentou: de 1º de janeiro a 1º de agosto de 2016, foram registrados 1518 focos no Estado, número 10% maior às 1381 ocorrências no mesmo período do ano passado.

“Nós apresentamos as mudanças na resolução conjunta aos representantes da Reflore, Biosul, Famasul, Corpo de Bombeiros e PMA. A questão dos incêndios rurais é preocupante e há o consenso de que todos esses agentes devem fazer sua parte”, informou Jaime Verruck. Ficou definido, ainda, que será restabelecido o comitê interinstitucional de combate a incêndios e transformado numa instância de funcionamento permanente.

A nova resolução conjunta Semade-Ibama, foi publicada na página 21 do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (3) – clique aqui para ver a publicação – inclui um quarto item ao artigo 3º da resolução anterior, que é a “queima controlada de restos de agropastoris como método de manejo e controle fitossanitário e de vetores”. Além disso, o Imasul deverá investir em ações de educação ambiental e reforçar a atuação em rede. “As grandes empresas do setor florestal e sucroenergético já possuem algumas estruturas, a ideia é conseguir trabalhar em rede com o Corpo de Bombeiros, que já atua em 23 pontos do Estado, juntamente com o Imasul e o Prevfogo, do Ibama”, acrescentou o secretário.

Participaram da reunião a diretora de Desenvolvimento do Imasul, Thaís Azambuja Caramori, o gerente de Recursos Florestais do Instituto, Osvaldo dos Santos, o Comandante da Polícia Militar Ambiental, Tenente Coronel Jefferson Vila Maior, o assessor militar da Semade, tenente-coronel Renato dos Anjos Garnes, o Corpo de Bombeiros, Daniela Coelho, da Famasul, Erico Paredes, da Biosul, Dito Mário, da Reflore e Marcio Ferreira Yule, do Ibama.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira