Menu
quinta, 17 de julho de 2025
Andorinha 77 anos - junho de 2025
Andorinha 77 anos - junho de 2025
Geral

Número de queimadas faz órgãos alterar resolução de proibição

03 agosto 2016 - 10h40Notícias MS

Órgãos do governo do Estado e do governo federal envolvidos no combate a incêndios e entidades do setor produtivo de Mato Grosso do Sul reuniram-se na manhã desta terça-feira (2) no gabinete da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) para tratar de medidas emergenciais e permanentes para a prevenção de incêndios florestais no Estado.  A reunião foi conduzida pelo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, em conjunto com o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Mato Grosso do Sul, Antonio Castro Vieira.

No encontro, ficou definida a publicação de uma nova resolução conjunta da Semade e Ibama, alterando dispositivos da legislação anterior dos dois órgãos (a Resolução Conjunta Semac-Ibama-MS, nº 01 de 8 de agosto de 2014) que “proíbe a execução da queima controlada no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul no período e situações que especifica”. “Estamos diante de um crescente número de queimadas, por isso convocamos os principais atores no combate ao incêndio no Estado para definirmos algumas ações de prevenção”, informou o secretário Jaime Verruck.

De acordo com monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o número de queimadas e focos de incêndio em Mato Grosso do Sul aumentou: de 1º de janeiro a 1º de agosto de 2016, foram registrados 1518 focos no Estado, número 10% maior às 1381 ocorrências no mesmo período do ano passado.

“Nós apresentamos as mudanças na resolução conjunta aos representantes da Reflore, Biosul, Famasul, Corpo de Bombeiros e PMA. A questão dos incêndios rurais é preocupante e há o consenso de que todos esses agentes devem fazer sua parte”, informou Jaime Verruck. Ficou definido, ainda, que será restabelecido o comitê interinstitucional de combate a incêndios e transformado numa instância de funcionamento permanente.

A nova resolução conjunta Semade-Ibama, foi publicada na página 21 do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (3) – clique aqui para ver a publicação – inclui um quarto item ao artigo 3º da resolução anterior, que é a “queima controlada de restos de agropastoris como método de manejo e controle fitossanitário e de vetores”. Além disso, o Imasul deverá investir em ações de educação ambiental e reforçar a atuação em rede. “As grandes empresas do setor florestal e sucroenergético já possuem algumas estruturas, a ideia é conseguir trabalhar em rede com o Corpo de Bombeiros, que já atua em 23 pontos do Estado, juntamente com o Imasul e o Prevfogo, do Ibama”, acrescentou o secretário.

Participaram da reunião a diretora de Desenvolvimento do Imasul, Thaís Azambuja Caramori, o gerente de Recursos Florestais do Instituto, Osvaldo dos Santos, o Comandante da Polícia Militar Ambiental, Tenente Coronel Jefferson Vila Maior, o assessor militar da Semade, tenente-coronel Renato dos Anjos Garnes, o Corpo de Bombeiros, Daniela Coelho, da Famasul, Erico Paredes, da Biosul, Dito Mário, da Reflore e Marcio Ferreira Yule, do Ibama.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Plantão
Bombeiros registra 11 ocorrências em 24 horas; cinco foram de resgate animal
Plantão
Idoso com diagnóstico de diabetes é resgatado no Pantanal
Tempo
Quinta-feira traz queda na temperatura e mantém baixa umidade do ar
Corumbá e Ladário têm mínima de 14°C e máxima de 31°C
geral
"BR do Mar" deve impulsionar logística e reduzir custos do transporte nacional
Representatividade
Rhayllana Silva representa Corumbá com orgulho e força no Miss Trans MS
oportunidade
Sejusp abre 60 vagas em pós-graduação para servidores da segurança pública
Plantão
Bombeiros combateram incêndio em dois carros nas ultimas 24 horas
Tempo
Quarta-feira com tempo firme e sol o dia todo
Corumbá e Ladário têm mínima de 16°C e máxima de 34°C
geral
Cadastro único informará sobre celulares roubados ou extraviados
geral
Corumbá abre inscrições para 23 novas autorizações de táxis na cidade

Mais Lidas

Desdobramentos
Operação que apreendeu combustível clandestino também prendeu homem em flagrante
Representatividade
Rhayllana Silva representa Corumbá com orgulho e força no Miss Trans MS
Economia
Frigoríficos cessam exportação aos EUA, mudam rota e valor da picanha pode cair
polícia
Operação termina com apreensão de 4.400 litros de combustível no Jatobazinho