Menu
quarta, 16 de outubro de 2024
Andorinha_Vai viajar?_Outubro 2024
Andorinha_Vai viajar?_Outubro 2024
Geral

Operação Piracema inicia com fechamento da pesca a meia noite desta sexta

04 novembro 2016 - 09h12Redação
Fiscalização nos Rios de MS durante a Piracema é intensa. Foto: Divulgação

A partir de meia noite de hoje (4), em todos os rios que cortam o território de Mato Grosso do Sul, inicia-se o período de defeso para a proteção da Piracema, o período reprodutivo da maioria das espécies de peixes das duas bacias do Estado (Paraná e Paraguai). Este período se estenderá até o dia 28 de fevereiro de 2016, em todos os locais.

A PMA mantém a operação pré-piracema até às 8h do dia 5 de novembro, no sentido de evitar a pesca predatória, bem como evitar que as pessoas permaneçam nos rios depois de 00h00 do dia 5 de novembro, quando haverá o fechamento. A partir daí, a estratégia de fiscalização mantida durante a operação pré-piracema, ocorrida durante todo o mês de outubro, com fiscalização intensificada desde setembro, será alterada, visto que não mais haverá pescadores nos rios, a não ser àqueles que poderão praticar algumas modalidades de pesca, como a pesca de subsistência e a científica, devidamente autorizada. 
A estratégia de fiscalização será a que tem dado certo em todos os anos, de continuar monitorando os cardumes e cuidando deles, principalmente nos pontos em que são mais vulneráveis à pesca predatória, que são as cachoeiras e corredeiras. Em vários pontos serão montados postos fixos com policiais 24 horas.

ESTRATÉGIA DE FISCALIZAÇÃO

A Polícia Militar Ambiental tem conseguido por meio de fiscalização com inteligência, evitar durante a piracema, que pescadores consigam depredar os cardumes nos rios do Estado. As metas estão sendo alcançadas a cada piracema, que é manter o máximo possível os policiais nos rios, em vigilância dos cardumes, fazendo com que as apreensões de pescado caiam em níveis aceitáveis, que é o objetivo da fiscalização. Ou seja, manter os peixes vivos nos rios para que cumpram sua função natural de reprodução. 

O esquema especial de fiscalização será mantido, como nos anos anteriores, contando com todo o efetivo da PMA, que é de 369 policiais, lotados em 25 Subunidades em 18 municípios. Este esquema especial já começa com a manutenção dos policiais que estão desde o dia 1º de outubro trabalhando na operação pré-piracema, até o dia 6 de novembro, no intuído de dissuadir a possível intenção de algum pescador a continuar pescando depois do período fechado.  

Com relação ao início da operação piracema, às 00h00 do dia 5, a PMA priorizará a montagem de Postos Avançados, fixos, nas principais cachoeiras e corredeiras nos rios do Estado e da União, perfazendo um total de 10 postos, no intuito de monitorar os cardumes. Esses locais são pontos cruciais para a fiscalização, pois, quando os cardumes ali chegam, precisam que a água atinja uma vazão que lhes permita continuar a subida e, consequentemente, ficam muito vulneráveis, tornado-se presas fáceis para pescadores inescrupulosos, que retirariam facilmente grandes quantidades de peixes, fazendo uso de petrechos proibidos de malha (redes e tarrafas). 

Apreensão em Coxim, 20 de setembro, durante operação pré-piracema. Foto: Divulgação

Este esquema inteligente de fiscalização permite grande economia de recursos humanos e materiais, pois, em “piracema”, os peixes estão em cardumes, por isso, não adianta se ter um gasto enorme com combustível e pessoal subindo e descendo rios e perder cardumes por não manter vigilância nesses pontos vulneráveis, que são as cachoeiras e corredeiras. 

Os Postos Avançados da Cachoeira do Sossego, no rio Aquidauana, em Rochedo e do Salto do Pirapó no rio Amambai, em Amambai e no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, têm permanecido ativados durante todo o ano, desde 2009, mesmo após a abertura da pesca, no sentido de prevenção à pesca predatória, pois são pontos críticos durante todo o ano. 

Com estes Postos Avançados, significa que a PMA ganha mais 10 subunidades operacionais, pois em cada ponto deste, ficam três policiais acampados e com barcos e motores para executarem a fiscalização nas imediações dos postos e monitorando os cardumes, permanecendo sempre um policial na cachoeira ou corredeira (Posto).

LOCAIS E POSTOS QUE SERÃO MONTADOS

1.    Cachoeira Branca (Rio Verde) – Água Clara.
2.    Cachoeira do Sossego (Rio Aquidauana) – Rochedo.
3.    Cachoeira do Rio Anhanduí – Santa Rita do Pardo.
4.    Cachoeira do Serrano (Rio Aquidauana) – Aquidauana.
5.    Cachoeira do Morcego – Rio Aquidauana – Aquidauana.
6.    Cachoeira das Palmeiras (Rio Taquari) – Coxim.
7.    Barra do rio Aquidauana com o Miranda - Município de Miranda.
8.    Parque Estadual Várzeas do Ivinhema – Parque – Jateí.
9.    Cachoeira do Salto Pirapó – Rio Amambai – (Amambai).
10. Cachoeira do Rio Apa – Porto Murtinho.

FISCALIZAÇÃO NA ÁREA DE FRONTEIRA E DIVISA COM MATO GROSSO

A área de divisa MS/MT tem sido preocupação, antes do fechamento da pesca e também durante a operação piracema, pois pescadores imaginam que estão protegidos, por causa da grande distância e o difícil acesso de alguns locais no pantanal, e normalmente praticam pesca predatória na região. Equipes já reforçam a fiscalização preventiva durante a operação pré-piracema e a fiscalização permanece intensificada durante todo o período de defeso.

O combate à pesca predatória nas áreas fronteiriças é muito complicado, visto que, mesmo com legislação semelhante à brasileira, ambos os Países fronteiriços citados não exercem fiscalização efetiva e adequada. O problema sublima-se pela facilidade com que alguns pescadores desses Países têm de praticarem pesca predatória no rio Paraguai e Apa e fugirem em seus territórios rapidamente ao avistarem a fiscalização da Polícia Militar Ambiental, que não pode adentrar o outro País. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Economia Nacional
Quase 248 mil trabalhadores ainda não retiraram abono salarial
Sem negociação
Trabalhadores da Embrapa realizam paralisação nacional nesta quarta, 16
Transparência
Ministério Público vai acompanhar transição de mandatos em MS
Santa Cruz de La Sierra
Brasileira é ferida com tiro enquanto bebia na Bolívia
Transição
Deputado Paulo Duarte aciona o MP para investigar recursos do Fonplata em Corumbá
Geral
Estudantes da Escola Sesi de Corumbá são premiados em feira científica do IFMS
Reconhecimento
Lista traz 20 frases para homenagear seu professor preferido
Empreendimento estratégico
Petrobras deve anunciar em breve os próximos passos da UFN3 em MS
Danos materiais
Vazamento de gás causa princípio de incêndio em apartamento no conjunto Jatobazinho
Estiagem Severa
Chicão sugere decreto de Situação de Emergência para atender assentados e ribeirinhos

Mais Lidas

Entre Corumbá e Miranda
Motorista morre em colisão com carreta na BR 262
Obrigatório
Beneficiados pelo Energia Social têm até 20 de outubro para recadastramento
No Lampião Aceso
Mulher é presa levando pasta base de Corumbá para Campo Grande
Oportunidade
Custodiados do presídio de Corumbá realizam prova do Encceja nesta semana