Menu
terça, 16 de julho de 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Operação mantém monitoramento de seis pontos do Pantanal

10 julho 2024 - 11h10Gesiane S. Lourenço

O relatório diário da situação dos incêndios na região, divulgado nesta quarta-feira, 10 de julho, indica que a ação dos ventos continuam influenciando todas as áreas de combate no Pantanal. O Corpo de Bombeiros destaca que a redução da temperatura e leve queda de chuva durante o dia de ontem ajudou, mas ainda não é o suficiente.

No momento, existem seis pontos de atenção no Pantanal: ao norte de Corumbá, nas regiões do Porto Sucuri e do Paraguai Mirim; a sudeste de Corumbá, nas regiões do Pantanal do Nabileque (próximo ao Buraco das Piranhas), da Nhecolândia (próximo ao Rio Taquari), do Rio Abobral e do Porto Rabicho. Dentre todos, o único foco ativo atualmente está na região do Paraguai Mirim. Os demais seguem sendo monitorados para evitar ressurgimento de novos incêndios.

Ao norte de Corumbá, no Porto Sucuri, não há vestígios de focos de incêndio ativos no momento. Durante toda esta terça-feira, 08 de julho, os militares auxiliaram a comunidade local no reforço das linhas de defesa, e seguiram nas atividades de monitoramento da área por terra, rio e com uso de drone, a fim de prevenir possível reignição dos focos, pois devido à incidência de fortes ventos, somada às condições climáticas na região, pode ocorrer pontos de queima lenta. As equipes seguem em vigilância contínua da região.

Na região do Tagiloma, o combate realizado pela guarnição resultou na extinção dos focos de incêndio existentes. Neste momento, há apenas alguns pontos de fumaça que estão concentrados dentro da área queimada. Toda a região segue em constante vigilância para que não haja reignição dos focos.

Na região do Paraguai Mirim, próximo ao Rio Paraguai, equipes estiveram empenhadas nas atividades de orientação, realização da abertura de linhas de defesa e combate direto e indireto, com o objetivo de manter o controle do foco remanescente que se encontra dentro da área isolada nas margens do Rio Paraguai. A aeronave KC390, da Força Aérea Brasileira, e o helicóptero da Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo (CGPA), apoiaram os militares nas ações realizadas. As equipes seguem monitorando a área.

Militares da Força Nacional que estão no Rancho Taquaral, na Baía do Castello, seguem atuando nas atividades de proteção das residências na região.

O efetivo empregado na Operação Pantanal 2024 nesta terça-feira, 09 de julho, foi composto por 93 bombeiros militares, dos quais 65 estão nas equipes de combate em solo, quatro pertencem ao Grupamento de Operações Aéreas, 24 compõem o Sistema de Comando de Incidentes (SCI), distribuídos em Campo Grande-MS e Corumbá-MS. Há reforço de 64 militares da Força Nacional, além de militares das Forças Armadas da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira, da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, e 233 agentes do IBAMA, ICMBio e brigadistas do PrevFogo.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BR 262
PRF apreende 20 kg de maconha em carro que seguia para Campo Grande
Dança & Teatro
Espetáculo "Corpo que eu habito" faz estreia nacional em Corumbá no dia 20 de julho
Ensino Superior
UFGD abre inscrições para vestibular com 1.459 vagas em 38 cursos
Inscrições abertas
Editais oferecem oportunidade para alavancar ideias de negócio relacionadas ao Cerrado e Pantanal
Irônico
Desembargador que hasteou bandeira da monarquia no TJ assume a justiça eleitoral de MS
Futebol
Costa Rica perde por 1x0 e classificação fica para a última rodada
Empreendedorismo
Mato Grosso do Sul registra 19 mil novas formalizações no primeiro semestre de 2024
20ª edição
Amistoso da Diversidade é domingo em Corumbá
Nacional
Atraso em sistema informático paralisa saques do Fundo PIS/Pasep
Operação Pantanal 2024
Previsão de temperatura alta e queda na umidade do ar é alerta para novos incêndios

Mais Lidas

20ª edição
Amistoso da Diversidade é domingo em Corumbá
Operação Pantanal 2024
Previsão de temperatura alta e queda na umidade do ar é alerta para novos incêndios
Tempo
Corumbá registra 11°C pela manhã e pode atingir a máxima de 28°C nesta segunda-feira
Temperatura deve subir ao longo da semana
Inscrições abertas
Editais oferecem oportunidade para alavancar ideias de negócio relacionadas ao Cerrado e Pantanal