Menu
terça, 23 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Operação Água Benta é deflagrada em Corumbá e mais cinco cidades de MS

01 setembro 2016 - 11h00Gesiane Medeiros

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul fez cumprir nesta manhã (1° de Setembro) sete mandados de prisão preventiva, quatro mandados de condução coercitiva e nove mandados de busca e apreensão por meio do GAECO/MS (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) em parceria com o GAECO do Estado do Paraná. Ações fazem parte da operação Água benta.

Ao todo seis cidades de Mato Grosso do Sul estavam sob a mira do Gaeco: Campo Grande, Dourados, Brasilândia, Três Lagoas, Cassilândia e Corumbá.

A operação que tinha por objetivo desmantelar parte de organização criminosa encabeçada por integrantes residentes em Dourados, cujo foco era desviar cargas de diversas espécies e quantidades, em sua maioria alimentos, tendo como ponto de partida a contratação de motoristas, os quais eram aliciados para que se registrassem junto a empresas de fretes e transportadoras em geral. Para tanto, os caminhões da organização criminosa eram registrados em nome destes motoristas.

Com os motoristas devidamente registrados nas empresas, eles teriam posse das cargas e de dinheiro dado em forma de adiantamento pelo transporte, eles repassavam as informações ao comando da organização criminosa, que por sua vez determinava qual o destino do carregamento.

Foi apurado que, para cada tipo de mercadoria que era desviada, havia um receptador específico. A partir do desvio da carga, os motoristas eram orientados a registrar boletim de ocorrência falso, noticiando que haviam sido roubados. Alegavam falsamente no registro policial que eram obrigados a ingerir um líquido amargo e por essa razão dormiam por muito tempo e quando acordavam, estavam em local desconhecido e atordoado, daí o motivo do nome da operação.

Os boletins falsos foram registrados em unidades policiais do Paraná e São Paulo e para tanto contavam com a participação de policiais civis daqueles Estados.

Em Dourados o Gaeco teve a ajuda do DOF (Departamento de Operações em Fronteira) nos mandados de prisão, nos outros municípios a Policia Militar esteve junto na Operação.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em táxi
Brasileiro é preso com 16 kg de maconha na fronteira
Expedição
"Juizados em Ação" suspende em navio da Marinha para atender comunidades indígenas
Obrigatório
Aposentados e pensionistas por invalidez têm até julho para perícia médica bianual
Segurança Pública
4ª Fase da Operação Mute avança com telamento de presídios em MS
Trânsito
Motorista atropela casal em moto e foge sem prestar socorro
Ministério Público
Empresa alega que "poeira de minério" tem causado morte de animais na zona rural de Corumbá
MPMS instaurou inquérito para apurar a denúncia apresentada por empresa proprietária de Fazenda na região de Maria Coelho
Campeonato
Torneio Centro-Oeste de Natação atrai 470 atletas para Campo Grande
Calendário
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4
Em Jardim
Ação conjunta apreende 12 toneladas de maconha; a maior do ano
Plantão
Acidentes de trânsito fazem quatro vítimas nas últimas 24 horas

Mais Lidas

Segurança Pública
4ª Fase da Operação Mute avança com telamento de presídios em MS
Em ônibus
Casal boliviano é flagrado transportando 8,8 kg de cocaína para Capital
Expedição
"Juizados em Ação" suspende em navio da Marinha para atender comunidades indígenas
Flagrante
Caminhoneiro é preso com 392 kg de cocaína em carga de minério