Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Oferta de grãos em MS supera a demanda, aponta Aprosoja/MS

14 agosto 2021 - 09h00Redação

A Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul apresentou os resultados de um estudo sobre oferta e demanda dos grãos produzidos no estado na safra 2019/2020 e identificou uma produção superior à demanda. O estudo contou com o suporte técnico do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP) e levaram em considerações dados gerados pelo SigaMS, IBGE, Abimilho e do Ministério de Desenvolvimento e Comércio Exterior. 

Soja 

O estudo verificou que a demanda de soja na safra 2019/2020 foi de 11,2 milhões de toneladas, enquanto a oferta superou a demanda em 600 mil toneladas, possibilitando o atendimento de mercados internos e externos. 

Do total demandado, 78,64% foram destinados para exportação, enquanto o consumo foi de 21,36%, em 2019/2020. De todo volume exportado, 54% (4.795,78 mil toneladas) foi escoado para outros países e 46% (4.017,09 mil toneladas) para outros estados. “O escoamento interestadual reduz a industrialização no Mato Grosso do Sul e eleva o preço interno de produtos com maior valor agregado à base de soja. Apesar do mercado internacional atrair grande parte dos vendedores dos grãos, pelo elevado preço pago mediante um real desvalorizado, também reduz o desenvolvimento do segundo setor e o volume disponível para consumo interno”, explica a economista da Aprosoja/MS, Renata Farias. 

Milho 

A oferta de milho na safra passada foi recorde, equivalente a 13,8 milhões de toneladas, e a demanda registrada foi de 10,38 milhões de toneladas, consolidando mais uma oferta superior à demanda local e de outros estados e países. 

 
As exportações interestaduais somam a maior fatia da demanda do cereal sul-mato-grossense. Do total exportado, cerca de 77,54% tiveram como destino estados como: Paraná, Santa Catarina e o município de Campinas. Essas regiões apresentam fortes polos industriais, sendo ocupadas por cooperativas, cerealistas, tradings e indústrias. 

Já o consumo, constituído pela demanda industrial, humano, animal sementes e perdas, somou 17,8% na safra 2019/20. Desse total o consumo animal é o maior representante, correspondendo a 84,9% do consumo/esmagamento. Dois setores que merecem destaque: a avicultura e suinocultura, que demandaram 46,8% e 38,9%, respectivamente, em 2019/2020. 

Sobre o trabalho desenvolvido, o departamento econômico da Aprosoja/MS lembra que a demanda identifica a quantidade de soja e milho que o mercado está disposto a obter por um período. Ela corresponde ao consumo interno e/ou esmagamento do grão, somado ao volume de exportação destinado ao mercado externo. E a quantidade demandada depende de fatores como preço do bem e expectativa quanto ao preço futuro. 

Já a oferta identifica a quantidade disponibilizada dos grãos para o consumidor, por um período. A oferta corresponde a soma do estoque inicial, da produção e da importação. Essa quantidade ofertada depende de variáveis como preço do bem, tecnologia, preço dos fatores de produção e expectativa de mercado. 

Segundo o presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi, há desafios para as próximas safras. “Nosso desafio agora é incentiva a industrialização e fomentar a internalização dos grãos, de forma que possamos promover maior processamento no estado, para que a produção fique aqui. É o produtor agindo na produção e tentando verticalizar o processo, vendendo produtos mais acabados e agregando valor. Tudo isso no sistema cooperativista, onde cada um faz o que sabe fazer melhor: produtores incrementando a produção e as indústrias processando o produto para agregar valor,” finaliza o presidente. 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio
Cidade Limpa
Vereador cobra instalação de lixeiras na cidade com intensa campanha educativa
Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue
Por 30 dias
Morte de cão extraviado faz Gol suspender transporte de animais
Saúde
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Economia Nacional
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira (24)
Administração
Lajotas retiradas da rua Ladário serão reaproveitadas em alamedas e vias de menor movimento
Saúde Pública
Vereador pede agilidade nas cirurgias ginecológicas para reduzir fila de espera em Corumbá
Administração
Convênio com o Estado garante R$ 34,5 milhões para infraestrutura urbana e rural em Corumbá

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24