Menu
terça, 11 de maio de 2021
Andorinha - Maio
Andorinha - Maio
Geral

Observatório ganha referência no monitoramento do turismo brasileiro

06 julho 2016 - 08h43Comunicação PMC

O Observatório de Turismo do Pantanal, núcleo de estudos e pesquisas da Fundação de Turismo do Pantanal da Prefeitura de Corumbá (FUNDTUR/Pantanal), criado em 2013 para medir os impactos econômicos do setor, reunir dados e monitorar o desenvolvimento do turismo na cidade, vem ganhando reconhecimento e alçando novos voos. Esta semana, o Ministério do Turismo incluiu o núcleo como um dos oito Observatórios de Turismo de municípios turísticos brasileiros que colaboram com o monitoramento da atividade no Brasil.

“O objetivo da Fundação com o núcleo é mensurar quali/quantitativamente o setor, auxiliando pesquisas, estudos e a tomada de decisões no âmbito institucional e empresarial, especialmente quando se trata de investimentos, já que por ele são coletados números importantes da atividade turística no município”, diz Hélènemarie Dias Fernandes, diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal. “A partir desses dados, Corumbá pôde montar uma estrutura organizacional mais eficiente e se preparar para receber cada vez melhor o turista”, acrescentou.

O destino Corumbá, por meio do Observatório de Turismo de Corumbá, ganhou no ano de 2013 o prêmio cidade não capital com melhor prática de monitoramento no Índice de Competitividade do Turismo Nacional do Ministério do Turismo.

Com a implantação do Observatório, em 2015 foi premiada uma das Melhores Práticas do Turismo Nacional, que teve como lema a economicidade na gestão do turismo, hoje mantido em parceria com a FECOMÉRCIO/MS e o Empresariado Local.

Para a Prefeitura de Corumbá, a inserção do Observatório no site do MTur é um passo importante no reconhecimento dos estudos do destino Corumbá, que vem apoiando a  padronização das metodologias de pesquisa no Brasil. Mostra a importância que o Observatório está ganhando, principalmente pelo fato de que está servindo de exemplo para outras secretarias de turismo, prefeituras e governos estaduais que estão investindo em pesquisa e monitoramento.

Com a inserção do Observatório na plataforma Dados e Fatos, do Ministério do Turismo, as informações sobre a atividade turística de Corumbá estão disponíveis para o Brasil e o Mundo. Os dados do turismo local são conteúdos públicos e estão disponíveis em www.corumba.travel, no link Observatório.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLICIAL
PRF apreende mais de 7 toneladas de maconha em MS
POLICIAL
PF realiza prisão por tráfico interestadual de drogas e apreende 200 kg de maconha
EDUCAÇÃO
IFMS investe no aprimoramento de atividades não presenciais
MEIO AMBIENTE
Parque Municipal de Piraputangas recebe observação de aves
HOMENAGEM
Câmara homenageia OAB de Corumbá pelo seu 63º aniversário de fundação
CIDADANIA
Abertas as inscrições para a 2ª edição do programa Juventude Empreendedora
GERAL
Após recomendação da Anvisa, Estados e prefeituras mudam vacinação de grávidas
GERAL
CPI da Covid questiona presidente da Anvisa sobre vacinas nesta terça
ECONOMIA
Produtividade cai 2,5% no primeiro trimestre de 2021, aponta pesquisa da CNI
GERAL
Maio da Diversidade LGBT+ terá mais de 100 ações do Governo MS

Mais Lidas

POLICIAL
PM encerra festa clandestina em casa abandonada e prende foragido da justiça
POLICIAL
Homem é preso por infração de medida sanitária e desobediência
POLICIAL
Casal é preso após briga no bairro Dom Bosco
POLICIAL
PRF recupera veículo e liberta homem que estava mantido em cárcere privado