Menu
sexta, 29 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Observatório ganha referência no monitoramento do turismo brasileiro

06 julho 2016 - 08h43Comunicação PMC

O Observatório de Turismo do Pantanal, núcleo de estudos e pesquisas da Fundação de Turismo do Pantanal da Prefeitura de Corumbá (FUNDTUR/Pantanal), criado em 2013 para medir os impactos econômicos do setor, reunir dados e monitorar o desenvolvimento do turismo na cidade, vem ganhando reconhecimento e alçando novos voos. Esta semana, o Ministério do Turismo incluiu o núcleo como um dos oito Observatórios de Turismo de municípios turísticos brasileiros que colaboram com o monitoramento da atividade no Brasil.

“O objetivo da Fundação com o núcleo é mensurar quali/quantitativamente o setor, auxiliando pesquisas, estudos e a tomada de decisões no âmbito institucional e empresarial, especialmente quando se trata de investimentos, já que por ele são coletados números importantes da atividade turística no município”, diz Hélènemarie Dias Fernandes, diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal. “A partir desses dados, Corumbá pôde montar uma estrutura organizacional mais eficiente e se preparar para receber cada vez melhor o turista”, acrescentou.

O destino Corumbá, por meio do Observatório de Turismo de Corumbá, ganhou no ano de 2013 o prêmio cidade não capital com melhor prática de monitoramento no Índice de Competitividade do Turismo Nacional do Ministério do Turismo.

Com a implantação do Observatório, em 2015 foi premiada uma das Melhores Práticas do Turismo Nacional, que teve como lema a economicidade na gestão do turismo, hoje mantido em parceria com a FECOMÉRCIO/MS e o Empresariado Local.

Para a Prefeitura de Corumbá, a inserção do Observatório no site do MTur é um passo importante no reconhecimento dos estudos do destino Corumbá, que vem apoiando a  padronização das metodologias de pesquisa no Brasil. Mostra a importância que o Observatório está ganhando, principalmente pelo fato de que está servindo de exemplo para outras secretarias de turismo, prefeituras e governos estaduais que estão investindo em pesquisa e monitoramento.

Com a inserção do Observatório na plataforma Dados e Fatos, do Ministério do Turismo, as informações sobre a atividade turística de Corumbá estão disponíveis para o Brasil e o Mundo. Os dados do turismo local são conteúdos públicos e estão disponíveis em www.corumba.travel, no link Observatório.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira