Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

OAB chega nesta sexta em Corumbá para acompanhar entrada de haitianos

12 julho 2018 - 11h51OAB/MS

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) constituiu uma comissão provisória de acompanhamento dos haitianos que tem ingressado no Brasil a partir do município de Corumbá. A comissão terá como Presidente o Advogado Elton Luís Nasser, como Vice-Presidente o Advogado Heraldo Garcia Vitta, e o Advogado Luiz Jivago Carriel como Secretário-Geral.

Os membros da comissão farão um trabalho de assistência institucional aos refugiados, principalmente em relação às demandas básicas como documentação e assessoria jurídica. O Presidente da comissão, Elton Nasser explica que o trabalho com os haitianos será feito em parceria com a Subseção de Corumbá e outras entidades como o Ministério Público e a Polícia Federal. Ele explica ainda que o objetivo da comissão é fazer com que os refugiados sejam tratados como cidadãos.

“Nós estamos com a missão de fazer com que haja um acompanhamento, junto com todas as demais autoridades, e que haja um trabalho voltado para uma assistência institucional como já aconteceu em 2015, quando foi criada uma primeira comissão que culminou com uma audiência pública, resultando na criação de um comitê. Um trabalho conjunto, organizado, institucional que vai contar com a presença e participação de todos os demais segmentos da sociedade. Vamos procurar fazer uma atuação conjunta que resulte na eficácia daquele mandamento de amor ao próximo”, disse.

O Secretário-Geral da comissão, Luiz Jivago Carriel explicou os motivos que levaram a criação da comissão.

“Essa ideia surgiu de acordo com as mazelas que esses estrangeiros passam no nosso país. Eles escolhem nosso país para mudar de vida, por causa do que sofrem nos países deles. Nós estamos com todo ânimo e motivação principalmente para garantir todos os direitos deles na função de custus legis, de fiscal da lei, especialmente na lei de migração”, contou.

O Presidente da Ordem, Mansour Elias Karmouche parabenizou a iniciativa dos advogados e salientou a importância da participação da OAB/MS nesse tipo de ação.

“Não é a primeira vez que advogados contribuem para com a sociedade, prestando seus relevantes serviços para pessoas que precisam, no momento de dificuldade, de uma assistência, de calor humano, de se sentirem importantes. É de extrema relevância que nós tenhamos isso em mente, da nossa capacidade de ajudar os outros, e esses advogados emprestam o seu nome, o seu tempo e disponibilidade para ajudar o próximo e isso é muito importante para nós enquanto instituição”.  

Na próxima sexta-feira a comissão irá até Corumbá para fazer o levantamento do número de haitianos que se encontram no município e avaliar sua situação.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio
Cidade Limpa
Vereador cobra instalação de lixeiras na cidade com intensa campanha educativa
Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue
Por 30 dias
Morte de cão extraviado faz Gol suspender transporte de animais
Saúde
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Economia Nacional
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira (24)
Administração
Lajotas retiradas da rua Ladário serão reaproveitadas em alamedas e vias de menor movimento
Saúde Pública
Vereador pede agilidade nas cirurgias ginecológicas para reduzir fila de espera em Corumbá
Administração
Convênio com o Estado garante R$ 34,5 milhões para infraestrutura urbana e rural em Corumbá

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24