Menu
quinta, 24 de junho de 2021
Governo - O ESTADO QUE CRESCE JUNHO
Andorinha - Maio
Geral

Nutricionistas alertam para cuidados com excesso na ingestão das delícias natalinas

Segundo o Guia de Alimentar para a população brasileira, o ideal é que a base da nossa alimentação seja composta por alimentos in natura ou minimamente processados

24 dezembro 2020 - 12h26Mariana Conte

Como já sabemos o Natal é a data comemorativa marcado pela tradicional Ceia que é repleta de alimentos deliciosos mas ricos em gordura, açúcar e sal. É muito comum ouvirmos as pessoas dizerem “não comerei nada o dia todo para me esbaldar na ceia”, não é mesmo.

Porém a nutricionista Aline Nascimento de Moraes dá outra dica, não pular refeições para não exagerar na ceia e aproveitar o momento, afinal, certos alimentos só temos essa época do ano para nos deliciarmos. “O problema é que se fosse para comer apenas nos dias 24 e 25, 31 e 01, não haveria problema algum, a questão é que sobra comida e acabamos comendo a ceia muito calórica a semana inteira. Não se deve dispensar uma saladinha de folhas cruas, é importante começar com um pouco de salada para ajudar o intestino funcionar melhor e evitar que alimentos não tão saudáveis sejam absorvidos”, explicou.

Ela ainda orientou sempre fazer a composição da ceia com frutas da época. “Além de serem mais baratas são ricas em fibras, adicionem uma fruta nos pratos tradicionais, por exemplo: manga em uma saladinha, ou abacaxi (rico em bromalina que ajuda na digestão de proteínas) ou então adicionar frutas em uma tradicional farofa”, detalhou.

Segundo o Guia de Alimentar para a população brasileira, o ideal é que a base da nossa alimentação seja composta por alimentos in natura ou minimamente processados. “Por isso, faça que sua ceia seja repleta de verduras, legumes, tubérculos e raízes e além das carnes brancas como aves natalinas ou carnes suínas, diminuir as linguiças, calabresas, enlatados, defumados”, exemplificou a nutricionista Aline, que ainda completou. “Aquelas pessoas que convivem com alguma doença crônica como diabetes e hipertensão, atente-se para as recomendações dietéticas e selecionem alternativas com restrição de sódio ou açúcar, usar temperos naturais como alho, cebola, cheiro verde ao invés do sal e evitar alimentos processados ou ultra processados ajuda muito a controlar a ingestão de sódio”.

Aline frisou que se optarem por bebidas alcóolicas, lembrar sempre de se hidratar, com água, sucos, água de coco antes, durante e depois da ceia. “O ideal é não deixar de aproveitar a data, mas sem exageros, com muito cuidado e seguindo sempre as recomendações das autoridades sanitárias”.

A nutricionista e clínica funcional Ruth Inácio da Silva lembrou que as festas de fim de ano são regadas com alimentos típicos e variados e para evitar azia e mal estar disse que é fundamental as pessoas a não comerem em grande quantidade. “Principalmente carnes, vinhos, doces, nozes e castanhas. A dica é acrescentar variedades de frutas naturais da época e frescas e higienizadas, como também sucos naturais para facilitar a ingestão pelo organismo”, afirmou.

A profissional Ruth ainda deu sugestões para aqueles que caso tenham exagerado nas delícias natalinas. “Passou da conta e acordou com azia ou com a tal da ressaca a dica é apostar numa alimentação mais leve no dia seguinte, priorizando vegetais, frutas e bastante líquido, lembrando mais uma vez que tudo sempre higienizado”, comentou. 

Nutricionista Aline orienta sempre fazer a composição da ceia com frutas Foto: Arquivo Pessoal

 

 

Ruth reforça que todos os alimentos devem estar sempre higienizados Foto: arquivo Pessoal

 

           

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONDENADO HÁ 20 anos
Delegado é condenado por homicídio de boliviano
GERAL
Receita Federal em Corumbá-MS destina celulares ao IFMS
GERAL
Alvo de investigações, Ricardo Salles pede demissão
GERAL
Reitora do IFMS é a nova presidente do CRIE-MS
GERAL
Sanesul informa que poderá faltar água em alguns bairros de Corumbá
CAPTURA DE ANIMAL
PMA de Corumbá captura gambá em lixeira de residência na área Central
TEMPO
Defesa Civil alerta para perigo potencial de vendaval nesta quarta-feira
CULTURA
São João do Pantanal vence primeiro concurso de Mini Andor em Corumbá
CULTURA
Com duas categorias, Prefeitura divulga resultado do Concurso de Andores Juninos
CULTURA
Fé e cura são os pedidos de devotos de São João

Mais Lidas

POLICIAL
PM atende ocorrência de abandono de criança no Cristo Redentor
POLICIAL
Delegado acusado de assassinato de boliviano vai a júri popular
GERAL
Sanesul informa que poderá faltar água em alguns bairros de Corumbá
POLICIAL
Homem é preso por violência doméstica no bairro Nova Corumbá