Menu
quarta, 11 de dezembro de 2024
Câmara de Corumbá - Fim de Ano 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Nutricionistas alertam para cuidados com excesso na ingestão das delícias natalinas

Segundo o Guia de Alimentar para a população brasileira, o ideal é que a base da nossa alimentação seja composta por alimentos in natura ou minimamente processados

24 dezembro 2020 - 12h26Mariana Conte

Como já sabemos o Natal é a data comemorativa marcado pela tradicional Ceia que é repleta de alimentos deliciosos mas ricos em gordura, açúcar e sal. É muito comum ouvirmos as pessoas dizerem “não comerei nada o dia todo para me esbaldar na ceia”, não é mesmo.

Porém a nutricionista Aline Nascimento de Moraes dá outra dica, não pular refeições para não exagerar na ceia e aproveitar o momento, afinal, certos alimentos só temos essa época do ano para nos deliciarmos. “O problema é que se fosse para comer apenas nos dias 24 e 25, 31 e 01, não haveria problema algum, a questão é que sobra comida e acabamos comendo a ceia muito calórica a semana inteira. Não se deve dispensar uma saladinha de folhas cruas, é importante começar com um pouco de salada para ajudar o intestino funcionar melhor e evitar que alimentos não tão saudáveis sejam absorvidos”, explicou.

Ela ainda orientou sempre fazer a composição da ceia com frutas da época. “Além de serem mais baratas são ricas em fibras, adicionem uma fruta nos pratos tradicionais, por exemplo: manga em uma saladinha, ou abacaxi (rico em bromalina que ajuda na digestão de proteínas) ou então adicionar frutas em uma tradicional farofa”, detalhou.

Segundo o Guia de Alimentar para a população brasileira, o ideal é que a base da nossa alimentação seja composta por alimentos in natura ou minimamente processados. “Por isso, faça que sua ceia seja repleta de verduras, legumes, tubérculos e raízes e além das carnes brancas como aves natalinas ou carnes suínas, diminuir as linguiças, calabresas, enlatados, defumados”, exemplificou a nutricionista Aline, que ainda completou. “Aquelas pessoas que convivem com alguma doença crônica como diabetes e hipertensão, atente-se para as recomendações dietéticas e selecionem alternativas com restrição de sódio ou açúcar, usar temperos naturais como alho, cebola, cheiro verde ao invés do sal e evitar alimentos processados ou ultra processados ajuda muito a controlar a ingestão de sódio”.

Aline frisou que se optarem por bebidas alcóolicas, lembrar sempre de se hidratar, com água, sucos, água de coco antes, durante e depois da ceia. “O ideal é não deixar de aproveitar a data, mas sem exageros, com muito cuidado e seguindo sempre as recomendações das autoridades sanitárias”.

A nutricionista e clínica funcional Ruth Inácio da Silva lembrou que as festas de fim de ano são regadas com alimentos típicos e variados e para evitar azia e mal estar disse que é fundamental as pessoas a não comerem em grande quantidade. “Principalmente carnes, vinhos, doces, nozes e castanhas. A dica é acrescentar variedades de frutas naturais da época e frescas e higienizadas, como também sucos naturais para facilitar a ingestão pelo organismo”, afirmou.

A profissional Ruth ainda deu sugestões para aqueles que caso tenham exagerado nas delícias natalinas. “Passou da conta e acordou com azia ou com a tal da ressaca a dica é apostar numa alimentação mais leve no dia seguinte, priorizando vegetais, frutas e bastante líquido, lembrando mais uma vez que tudo sempre higienizado”, comentou. 

Nutricionista Aline orienta sempre fazer a composição da ceia com frutas Foto: Arquivo Pessoal

 

 

Ruth reforça que todos os alimentos devem estar sempre higienizados Foto: arquivo Pessoal

 

           

Deixe seu Comentário

Leia Também

Inclusão
Parceria do Governo de MS com Sebrae promete soluções tecnológicas para quilombolas e indígenas
Utilidade Pública
Prazo para pagamento à vista com 10% de desconto da TRS termina nesta sexta, dia 13
Na Capital
Operação 'Chave na Mão' desarticula quadrilha especializada em roubo de cargas
Benefício Extra
Pagamento de "13º salário" para cuidadores injeta mais de R$ 1 milhão na economia de MS
1º Semestre de 2025
Estado prepara concurso com 400 vagas para Polícia Civil de MS
Ponto Turístico
Nelsinho pede restauração do pavimento no Eco Parque Cacimba da Saúde
Popularidade em alta
Gestão de Riedel é aprovada por 60% do eleitorado de MS
Nota Oficial
Hemorragia não afeta função cerebral do presidente, diz médico de Lula
Reparo emergencial
Bairro de Ladário sofre sem água nesta terça-feira, 10
Ao Procon
Alexandre cobra esclarecimentos sobre fechamento do Santander na cidade

Mais Lidas

Domingo, 15
Bloco Sem Limite na Folia lança enredo 2025 em homenagem à jornalista de Corumbá
8m de altura
Homem sofre afundamento de crânio após cair em córrego de Corumbá
Ao Procon
Alexandre cobra esclarecimentos sobre fechamento do Santander na cidade
1º Semestre de 2025
Estado prepara concurso com 400 vagas para Polícia Civil de MS