Menu
quarta, 17 de dezembro de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Geral

Novo RG: quase 600 mil novos documentos já foram emitidos em MS

17 dezembro 2025 - 09h34Gesiane S. Lourenço

Desde o início da implantação da Carteira de Identidade Nacional (CIN), em janeiro de 2024, Mato Grosso do Sul já emitiu 592.950 documentos, alcançando cerca de 20% da população estadual. Em 2025, o Estado contabiliza 326.572 emissões, superando o volume registrado no mesmo período de 2024, quando foram produzidas 291.038 identidades. A projeção é encerrar o ano com crescimento entre 12% e 15% na emissão do novo modelo.

De acordo com o diretor do Instituto de Identificação da Polícia Científica, Daniel Ferreira Freitas, a melhoria no fluxo e na tecnologia aplicada ao serviço tem impactado diretamente a experiência do cidadão. “Hoje o cidadão chega ao posto com os documentos originais, faz a biometria no próprio atendimento e sai com o processo encaminhado em menos tempo. A implantação do sistema online e a ampliação da rede tornaram o atendimento mais rápido, simples e acessível para a população”, destacou.

A inauguração de novos postos de atendimento no Estado ampliou o número de vagas e também contribui para o avanço nos atendimentos. Em 2024, Mato Grosso do Sul contava com 89 postos de identificação. Em 2025, foram inauguradas quatro novas unidades, totalizando 93 postos em funcionamento. Dois deles estão em Campo Grande, um em Corumbá, dentro do posto de Detran-MS, e outro em Santa Rita do Rio Pardo.

Com o reforço na rede, houve aumento de mais de 300 novos agendamentos diários em relação a 2024. Atualmente, Mato Grosso do Sul disponibiliza mais de 2.500 vagas por dia para confecção da CIN, ampliando o alcance do serviço à população.

O novo posto de identificação no Detran-MS de Corumbá foi inaugurado no inicio de novembro. A unidade, com equipamentos novos e estrutura ampliada, contribui diretamente para acelerar o atendimento na confecção de Carteiras de Identidade Nacional (CIN), que até então funcionava na Delegacia Regional de Polícia Civil com longa espera.

Em Corumbá, a média mensal de emissão de novas carteiras de identidade é de 1.500 documentos, com uma média de 30 pessoas atendidas diariamente. O documento físico demora em média, de 15 a 20 dias para ficar pronto, mas aquelas pessoas que possuem acesso ao Portal gov.br já podem acessar a Carteira Nacional de Identificação no prazo de 72 horas.

O posto de atendimento em Corumbá foi intermediado pelo deputado estadual Paulo Duarte junto ao governador Eduardo Riedel, secretário estadual de segurança pública Carlos Videira e o diretor geral do Detran-MS, Rudel Espíndola Trindade Junior.

"Essa foi uma importante conquista do nosso mandato para a região. O funcionamento do novo Posto de Identificação na sede do Detran, em Corumbá, acabar com a demora na emissão de carteira de identidade, diz o deputado em referência a longa espera que os cidadãos enfrentavam para conseguir agendar o serviço.

A demorosidade era tão prejudicial, que a prefeitura de Corumbá chegou a promover dois mutirões para emissão do documento. O primeiro foi realizado no mês de maio e o segundo em julho, com mais de 800 carteiras de identificação emitidas.   

Documento mais seguro e integrado nacionalmente

A CIN substitui o antigo RG, adota o CPF como número único de identificação e conta com QR Code para validação, além de código MRZ no padrão utilizado em passaportes e versão digital disponível no aplicativo gov.br. A integração com bases federais reforça a segurança do documento, reduz riscos de fraude e facilita o acesso do cidadão a serviços públicos em todo o território nacional.

Para solicitar a CIN, é necessário realizar agendamento prévio pela internet, por meio do site da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública): servicos.sejusp.ms.gov.br. No portal, o cidadão escolhe o serviço, a data, o local e o horário do atendimento.

Planejamento para 2026

Para 2026, o Instituto de Identificação trabalha com plano de expansão que inclui novas unidades, fortalecimento de mutirões em áreas rurais e indígenas, criação de estações de atendimento em presídios e projeto piloto de identificação neonatal, ampliando ainda mais a cobertura do serviço. *Com informações da Comunicação PCi-MS

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

Serviço
Sanesul aguarda motores vindos da Capital para trocar os danificados na captação de água
Esporte
Justiça decide à favor da prefeitura e Arthur Marinho segue sob a gestão do município
Serviço
Manutenção de bomba suspende abastecimento de água em toda Corumbá
Tempo
Quarta-feira mantém tempo nublado com possibilidade de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 19°C e máxima de 35°C
luto
Comunidade lamenta a morte de Victor Lorenzo
geral
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 52 milhões
geral
Procon encontra produtos vencidos em mercado de Corumbá
Plantão
Incêndio em conveniência mobiliza Bombeiros ao Cristo Redentor
Empreendedorismo
Entre Elas: uma loja que nasceu de uma conversa e de um propósito
Tempo
Terça-feira amanhece com chuva em Corumbá e Ladário
Região tem mínima de 18°C e máxima de 33°C

Mais Lidas

geral
Cliente denuncia pão mofado com data adulterada em mercado de Corumbá
luto
Comunidade lamenta a morte de Victor Lorenzo
geral
Procon encontra produtos vencidos em mercado de Corumbá
Empreendedorismo
Entre Elas: uma loja que nasceu de uma conversa e de um propósito