Menu
sábado, 19 de setembro de 2020
Andorinha - Linha em Operação
Andorinha - Linha em Operação
Geral

Nota do Ideb indica lacuna menor entre ensino particular e público em MS

16 setembro 2020 - 17h00Ana Brito, Portal do Governo

A nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referente ao ensino médio de  Mato Grosso do Sul,  mostra que é cada vez menor a distância entre o indicador da rede privada e o da rede pública. 

O Ideb do ensino médio na rede privada em Mato Grosso do Sul ficou em 6,1, enquanto que na rede Estadual em 4,1, com diferença de 2 pontos. Em 2005, a diferença entre as escolas particulares e do Estado era de 3 pontos. Seja particular, seja pública, as notas ficaram acima de todos os anos anteriores. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (15.09).

Nas séries iniciais, a evolução da rede estadual em comparação com a rede privada é ainda mais representativa, com 1,6 ponto de diferença. A nota da rede estadual ficou em 5,7. Nas séries finais, houve um leve aumento entre a diferença do IDEB nas duas redes, porém este resultado está mais associado ao fato de que entre o indicador de 2017 e 2019 a rede particular avançou 0,1 e a do Estado permaneceu no mesmo patamar.

Para o superintendente de Políticas Educacionais da SED, Helio Daher, o resultado é satisfatório, mostra que as iniciativas do Poder Executivo são efetivas e diminuem uma lacuna em relação à desigualdade social. “Se observa um crescimento nos indicadores de ambos os grupos, então mostra algo ainda mais relevante que a Rede Estadual está crescendo de forma mais acentuada”.

Ele cita que a escola de tempo integral, por exemplo, tem contribuído para este avanço. “Essas unidades de ensino tiveram nota, no ensino médio, de 4,8, acima inclusive da meta estabelecida para o ano. Em 2019, o Estado tinha 25 escolas em tempo integral, a meta é avançar este ano até alcançar as 35 escolas previstas para 2021”.

O Estado ainda se destaca nacionalmente ao se posicionar como a 7ª melhor nota no indicado do ensino médio do país e muito acima da nota nacional.

De acordo o levantamento a Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS) avançou no quesito qualidade em duas das três etapas da Educação Básica. O relatório está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC).

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

World Cleanup Day 2020
Militares da Marinha retiram 1t de lixo da prainha do Porto Geral
Atenção e segurança
Marinha alerta para navegação no rio Paraguai
Contratação Ilegal
MP pede anulação do edital para contratação de peritos criminais temporários em MS
Eleições 2020
Programas com alusão ou crítica a candidatos em rádio e TV está proibida até 29 de novembro
Durante o período eleitoral, emissoras não podem favorecer políticos ou revelar posição de eleitores. Debates e programas jornalísticos estão liberados
Vacinação Covid-19
Governo brasileiro confirma intenção de aderir à Covax
Serviço Emergencial
Caixa abre 770 agências hoje das 8h às 12h
Capital
Lâmpadas podem ter causado curto-circuito em incêndio no Atacadão
Nas últimas 16h
Força-tarefa combate incêndios 250 quilômetros a dentro do Pantanal
Meteorologia
Sábado com chances de chuva no Estado
Tráfico de Drogas
PRF apreende 47 quilos de cocaína que saiu de Corumbá

Mais Lidas

Atualização Covid-19
Corumbá registra recorde de 123 positivos em 24 horas
Eleições 2020
Disputa pela prefeitura de Ladário tem sete candidatos
Repressão
Fiscalização contra o transporte clandestino autua sete condutores na região
Tráfico de Drogas
PRF apreende 47 quilos de cocaína que saiu de Corumbá