Descontentes com a repercussão que dois importantes estudos sobre o desenvolvimento dos municípios brasileiros tiveram na cidade, a prefeitura de Corumbá divulgou nota oficial com apontamentos, que de acordo com a administração municipal, indicam falhas da divulgação e interpretação dos dados.
No Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) por exemplo, a prefeitura destaca que os dados coletados são de 2016, o que não contemplaria a atual realidade do desenvolvimento da cidade, já que as informações são de oito anos atrás. "Os dados apresentados pela FIRJAN em 2018 foram coletados em 2016, quando o prefeito de Corumbá era o atual deputado estadual Paulo Duarte. Por má fé ou desprezo com a ética jornalística, os sites de notícias não mencionaram o recorte temporal da pesquisa, induzindo o leitor a uma interpretação errada do levantamento", diz a nota.
O segundo mencionado na nota, o Ranking de Eficiência dos Municípios (REM), também divulgado durante a semana passada, inclusive no jornal Folha de São Paulo, indica Corumbá na posição número 4.355º no Brasil. Porém, a prefeitura defende que na área da Educação e Saúde, o REM considera dados do IBGE e deixa de lado algumas especificidades desta região de fronteira. "A quantidade de nascidos vivos, por exemplo, computa para Corumbá todas as crianças nascidas na cidade, sendo que o número de bolivianos e ladarenses que utilizam o SUS aqui é muito grande", diz a nota.
A prefeitura segue explicando que o "número de nascimentos também interfere na medição da educação. Pelo IBGE, somente 25% das crianças de 0 a 3 anos estão matriculadas nos Centros de Educação Infantil. Contudo, há de se observar que nem todas as famílias buscam vagas nas instituições para crianças na faixa etária de 0 a 3 anos, por não ser um serviço obrigatório. Para as crianças na faixa etária de 4 e 5 anos, obrigatória, praticamente sem filas de espera, sendo que ainda são encontradas diversas vagas na REME".
A prefeitura divulga ainda, que conforme números apresentados a seguir, as matrículas no município, entre 2021 e 2023, registram aumento.
Creche
- 2021 para 2022: + 103 vagas
- 2022 para 2023: + 101 vagas
- 2023 para 2024: + 350 vagas
Total de vagas ampliadas: 554
Pré-escola
- 2021 para 2022: +93 vagas
- 2022 para 2023: 137 vagas
- 2023 para 2024: + 195 vagas
Total de vagas ampliadas: 425
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Pesquisador da Embrapa alerta para gestão dos recursos hídricos no Dia Mundial da Água

Projetos de proteção da biodiversidade do Pantanal são apresentados pelo IHP ao governo
Captura de Pitbull no Maria Leite abriu o plantão dos Bombeiros
TempoSábado de sol e domingo encoberto com chuva na região de Corumbá e Ladário
A temperatura deve variar entre 24°C e 38°C no fim de semana

Sala Laranja e Espaço de Lazer são inaugurados para apoio infantojuvenil

Imasul leva tuiuiú e 8 macacos-prego reabilitados para ambientação no Pantanal

Estudo do MapBiomas revela perda de 61% da água no Pantanal em 2024

Carro doado pela General Motors vai ampliar atendimento do Moinho Cultural às famílias da região

Inscrições para processo seletivo da FUNEL é prorrogado até 27 de março
