Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

No mês do consumidor, Procon orienta que cidadão conheça seus direitos

13 março 2021 - 09h25Portal do Governo de MS

O primeiro trimestre do ano tem uma data importante: o dia do consumidor, comemorado mundialmente em 15 de março. Muito além de promoções e descontos, a data foi criada para reforçar a importância do respeito aos direitos do consumidor.

“Conhecer o direito é fundamental. Porque quando você está empoderado e conhece seus direitos você consegue preservar seus direitos. A grande mensagem para o mês do consumidor é procure se informar”, destaca o Superintendente do Procon, Marcelo Salomão.

Nas relações de consumo é importante que o cidadão não foque apenas no preço. “Olhe se o produto está no prazo de validade, cuidado com venda casada, cuidado com as embalagens, cuidado com a publicidade enganosa”.

Salomão também destaca a importância de monitorar extratos devido às pequenas fraudes que podem ocorrer no sistema financeiro.  “Nós estamos tendo uma pratica extremamente abusiva por parte de alguns bancos entregando consignado sem autorização. E os alvos geralmente são os idosos que não tem o habito de olhar os seus extratos mensalmente, e quando ele vê, está numa armadilha financeira de 4, 5 anos pagando empréstimo que ele sequer pediu”, alerta.  

Aumento de preços da cesta básica, supermercados, equipamentos de proteção individual (EPI´s) e o combustível estão entre os principais alvos de levantamentos e autos de infração do Procon Estadual nos primeiros meses de 2021.

Com a proximidade da páscoa, Marcelo Salomão adianta que a equipe do Procon já realiza pesquisas de ovos de chocolate, e orienta que o consumidor fique atento a embalagem, temperatura de armazenando, e prazo de validade. O mesmo vale para peixes e bacalhau. “Foi comprar um peixe? Verifique se o produto está apropriado para o consumo e com as especificidades inerentes a ele. Não é só o seu dinheiro que está em jogo, é a sua saúde”.

O Procon está presente em 36 municípios de Mato Grosso do Sul e atua no planejamento, coordenação e execução de políticas de proteção e defesa do consumidor. Denúncias podem ser feitas pelo site da instituição, telefone das unidades regionais e aplicativo MS Digital. 

Combustível

Desde o início do ano a Petrobras reajustou o preço do combustível nas refinarias por seis vezes, e conforme cálculo do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep), a gasolina acumula alta de 54% e o diesel 42% no período.

Para checar a qualidade de combustível, nota fiscal de compra, se estão zerando os tributos federais do óleo diesel, e a quantidade que está saindo na bomba, o Procon Estadual promoveu  ações de fiscalização em diversos postos de combustíveis de Campo Grande.

“Vamos fazer uma limpa no checklist desses postos para a gente ter garantia. Além de checar as notas fiscais de compra, vamos saber se houve aumento abusivo ou não”, destaca. A primeira delas foi realizada na ultima quarta-feira (10) em conjunto com o Procon Municipal, Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo) e ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). 

Dia do Consumidor

No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) foi instituído em 11 de setembro de 1990, com a Lei nº 8.078, mas entrou em vigor a partir de 11 de março de 1991. Em Mato Grosso do Sul o Procon foi instituído em 1986 por meio do decreto nº 3.557.

Os direitos dos consumidores podem ser comemorados em 15 de março, o Dia Mundial do Consumidor. No mundo a data foi criada a partir de 1962, quando o então presidente norte-americano John F. Kennedy enviou ao Congresso uma mensagem em defesa dos direitos do consumidor.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Eleições 2024
Em novo partido, vereador Luciano Costa confirma pré-candidatura à prefeitura de Corumbá

Mais Lidas

Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá
Corumbá
Banda faz apresentação cultural em celebração aos 376 anos do Exército