Menu
domingo, 20 de julho de 2025
Andorinha 77 anos - junho de 2025
Andorinha 77 anos - junho de 2025
Geral

Nível do rio Paraguai pode atingir cota negativa em Ladário neste mês de agosto

09 agosto 2024 - 10h27Gesiane S. Lourenço

Com chuvas abaixo da média na região do Pantanal, os níveis dos rios da Bacia do Rio Paraguai seguem em processo de descida acentuada. Em todas as estações monitoradas pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, as cotas estão abaixo do esperado para o período. Os dados são apresentados no novo boletim de monitoramento hidrológico, publicado na quarta-feira, 07 de agosto. Os números também foram compartilhados na Sala de Crise da bacia, promovida pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

As projeções indicam que, neste ano, podem ser registradas cotas negativas em Ladário (MS) a partir deste mês de agosto, conforme explica o pesquisador em geociências do SGB, Marcus Suassuna: “Mesmo que até setembro chova a média para o período, o ano hidrológico (outubro/2023 a setembro/2024) vai acumular menos chuva do que em 2021, quando aconteceu a segunda pior seca do histórico e o rio chegou na cota de -60 cm. Em 1964, o Rio Paraguai chegou à cota de -61 cm”.

Os dados têm como base as medições em Ladário (MS) – estação de referência. Nessa estação, a última cota registrada foi de 35 cm, enquanto a média histórica é de 4,08 m. Na estação do Forte Coimbra, no município de Corumbá (MS), a cota está na marca de -80 cm, sendo que a média é de 3,66 m. Já em Aquidauana (MS), o nível está na cota de 1,55 m – a média é 2,62 m.

Nos municípios de Mato Grosso, o cenário também é grave. Em Barra do Bugres (MT), a cota é de 37 cm, quando o esperado seria de 70 cm. Em Cáceres (MT), o Rio Paraguai está na marca de 48 cm, enquanto a média histórica é de 1,69 m. Já em Cuiabá (MT), a última cota observada foi de 92 cm, um pouco abaixo do esperado, que seria de 1,09 m. Na capital, contudo, os níveis do rio são regularizados pela Usina Hidrelétrica de Manso, localizada a montante da capital do estado.

É importante ressaltar que as cotas indicadas nos gráficos e tabelas são valores associados a uma referência de nível local e arbitrária, válida para as réguas linimétricas específicas de cada estação.

Apoio aos municípios para abastecimento de água 

Desde fevereiro, o SGB vem alertando para o cenário de seca no Pantanal, em decorrência do déficit de chuvas na região. Além de realizar o monitoramento, o SGB também apoia os municípios com o Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (SIAGAS), em períodos de crises hídricas.

O SIAGAS é um repositório de poços perfurados no Brasil, e sua base tem mais de 371 mil poços cadastrados, com 14 mil poços na Região Centro-Oeste. Disponível para consulta pública, apresenta informações sobre fontes de águas subterrâneas. Desse modo, permite que sejam identificados poços dos quais seja possível extrair água para uso doméstico, industrial, para irrigação ou outras finalidades.

Esse é um projeto de expressiva importância no atual cenário de gestão de políticas públicas, tanto em nível nacional, como estadual e sub-regional. *Informações do Serviço Geológico do Brasil.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.


 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Segurança
MPMS e OAB/MS consolidam parceria em defesa da proteção de dados
Plantão
Bombeiros resgatam grávida com hemorragia no Paiaguás
Tempo
Final de semana terá sol com poucas nuvens e baixa umidade
Temperatura deve variar entre 11°C e 33°C
esporte
Equipe de futsal de Corumbá disputa torneio nacional Sub-17 em Brasília
Esporte
Copa Integração será em agosto com disputa de equipes masculinas e femininas
Destaque
Militar do Exército em Corumbá resgata tripulantes à deriva em Puerto Suárez
Tempo
Sexta-feira tem sol mas mantém sensação de frio
Corumbá e Ladário têm mínima de 8°C e máxima de 28°C
geral
Diploma de tecnólogo agora é aceito em concurso da Polícia Civil de MS
geral
Planejamento visual de negócios será tema de oficina no Sebrae
oportunidade
Corumbá abre vagas temporárias para área administrativa na educação

Mais Lidas

esporte
Equipe de futsal de Corumbá disputa torneio nacional Sub-17 em Brasília
Polícia
Prova ilegal derruba outra operação e livra empresários de cadeia por tráfico
Política
Prefeito de Corumbá visita Casa de Apoio da Regulação em Campo Grande
Política
Ladário regulamenta carga horária de 30 horas semanais para psicólogos e assistentes sociais