Menu
domingo, 26 de setembro de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Geral

Na Câmara, vereador pede informações sobre restauração de prédios históricos

14 abril 2021 - 09h42ASCOM

O vereador Chicão Vianna está buscando informações sobre as obras de restauração de dois prédios históricos da cidade, o Instituto Luiz de Albuquerque e o antigo prédio da antiga Prefeitura Municipal de Corumbá, localizados na área central da cidade.

Durante sessão do Poder Legislativo esta semana, o vereador apresentou dois requerimentos direcionados ao prefeito Marcelo Iunes, para saber como estão as obras dos dois prédios que foram inseridos no PAC das Cidades Históricas anos atrás.

Sobre o ILA, Chicão afirma que, “aparentemente a obra parece estar paralisada”, e que “por isso mesmo gostaríamos de saber os motivos, bem como o prazo para conclusão dos serviços”, enfatizou.

Pediu também informações sobre a situação em que se encontra o imóvel da antiga Prefeitura Municipal, se há previsão de reforma e quando deve acontecer. “Trata-se de um prédio importante para a história de Corumbá, um potencial ponto turístico, mas que está fechado há muitos anos, sem sinais de andamento de obra de reforma, o que pode acelerar sua deterioração ao longo do tempo”, mencionou.

MIRANTE E CACIMBA

Outro pedido do vereador à Prefeitura se refere à execução de obras de reforma, limpeza e manutenção de dois pontos turísticos da cidade, o Mirante da Capivara, no Bairro Generoso, e a Cacimba da Saúde, no Bairro Cervejaria.

Chicão observou que as obras são importantes para recuperar os dois espaços que estão em situações precárias, dotando-os de condições necessárias para receber turistas e moradores da cidade que visitam estes dois pontos turísticos da região.

BAIRRO INDUSTRIAL

O vereador requereu ainda a execução de serviços no sistema de iluminação pública da Rua Potiguar, no Bairro Industrial, que, apesar de possuir rede elétrica, não conta com lâmpadas, o que deixa o trecho entre as ruas Rui Barbosa e São Pedro, em completa escuridão.

“Visitamos o local, conversamos com os moradores e marcamos os postes com fitas zebradas, como forma de identificar os pontos onde são necessárias instalações de lâmpadas. E, mesmo sem esse serviço, os moradores pagam taxa de iluminação pública”, lamentou.

LIMPEZA

O vereador reivindicou ainda a execução de serviços de limpeza, capina e roçada do imóvel localizado na Rua Dom Pedro I, entre as ruas Luiz Feitosa e Firmo de Matos. “De acordo com os vizinhos, o imóvel pertence ao Poder Público Municipal e se encontra em situação de claro abandono, com vegetação elevadíssima, servindo de abrigo para usuários de drogas, e até carcaça de animais, sem contar que pode se tornar focos de proliferação de mosquitos transmissores de doenças, como a dengue”, disse.

HOSPITAL

Já à direção da Junta Interventora da Santa Casa de Corumbá, Chicão Vianna pediu informações sobre as gratificações pagas aos funcionários do Hospital desde janeiro de 2019; quais funcionários que recebem gratificações, qual é o valor e os motivos. Além disso, solicitou a criação de um portal da transparência da Santa Casa de Corumbá, para que todas as informações seja disponibilizadas ao público.

“Apesar de ser uma instituição particular, a Santa Casa é administrada com recursos do Poder Público e, por isso mesmo, é necessário um portal da transparência para acompanhamento das despesas”, ressaltou.

COVID

A inclusão de pacientes portadores de diabetes no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19 foi solicitado pelo vereador Chicão ao prefeito Marcelo Iunes, em atendimento a pedidos feitos por pessoas que sofrem com essa doença, e que devido ao sistema imunológico sensível, estão mais vulneráveis ao contágio do novo coronavírus.

Também ao prefeito o vereador reivindicou a realização de estudos par a criação do Conselho Municipal dos Usuários dos Serviços Públicos, visando instituir poderes para o colegiado opinar sobre a prestação dos serviços públicos pelas concessionárias e empresas públicas, inclusive de forma preventiva a respeito de assuntos como cobrança de tarifas indevidas, por exemplo. Explicou que isso traria maior celeridade ao relacionamento entre as instituições e os usuários do sistema.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Denúncia
Homem morre e família acusa médica da UPA de negligência
Palestras
3ª edição da Semana da Saúde do Sesc tem foco nos reflexos da pandemia
SCT 2021
IFMS abre inscrições para Semana de Ciência e Tecnologia
Javaporco
PMA flagra criação ilegal de javalis em propriedade de Dourados
Alerta
De agendamentos a esquemas de 'pirâmides', entenda os maiores golpes do Pix em MS
Retomada
Fundtur recebe inscrições no Programa "Incentiva+MS Turismo" até 5 de outubro
Bonito
Mulher é multada em R$ 5 mil por desmatamento ilegal em área protegida
Imunização
Veja quem pode se vacinar neste fim de semana em Corumbá
Balanço
Mais de 50% das drogas apreendidas na Operação Fronteiras e Divisas I são de MS
Economia
Comércio deve facilitar pagamento e ser cauteloso para o Dia das Crianças

Mais Lidas

Denúncia
Homem morre e família acusa médica da UPA de negligência
Imunização
Veja quem pode se vacinar neste fim de semana em Corumbá
Desenvolvimento
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
Bonito
Mulher é multada em R$ 5 mil por desmatamento ilegal em área protegida