Menu
quarta, 01 de dezembro de 2021
Cassems - Rede Amo
Mobile - Andorinha Dezembro
Geral

Mutirão de testagem no presídio de Corumbá deve iniciar ainda esta semana

01 setembro 2020 - 11h55Gesiane Sousa

A secretaria estadual de saúde atendeu a solicitação da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e disponibilizou 4 mil testes rápidos para testagem em unidades prisionais do Estado. Considerada prioridade devido os 17 positivos confirmados entre a massa carcerária, o presídio masculino de Corumbá já teve sua primeira cota enviada e um mutirão de testagem deve iniciar ainda esta semana.

De acordo com a Agepen, mil testes rápidos foram enviados para os presídios masculino e feminino de Corumbá e, todos os internos, internas e servidores serão testados. A informação traz alento para as famílias que protestam pela preservação da saúde dos detentos nas unidades.

Desde sábado, 29 de agosto, familiares têm comparecido no presídio masculino reivindicando por melhores condições de isolamento e saúde aos detentos. As famílias afirmam que demoraram para serem informadas sobre a testagem positiva e desconfiam de que os privados de liberdade não estão sendo medicados, nem isolados como é orientado pelos protocolos de saúde.

Famílias de detentos reivindicam direitos na porta do presídio desde sábado, 29 de agosto. Foto: Enviado por leitor

O site Capital do Pantanal, acompanha o caso desde o inicio, e apurou as acusações feitas pelas famílias junto a Agepen. A agência afirma que entende a preocupação das famílias e que estão tratando a situação com muita seriedade e responsabilidade, não só em Corumbá, como em todas as unidades. A agência destacou ainda, que Corumbá está com total prioridade no momento.

De acordo com a chefe da Divisão de Saúde da Agepen, Maria de Lourdes Delgado Alves, a triagem em massa permitirá uma identificação geral, para que a unidade realize de forma mais efetiva a separação e os cuidados necessários.

Conforme relatório diário informados pelas unidades prisionais, até o momento, 17 casos entre os reeducandos e seis entre agentes foram constatados na unidade masculina de Corumbá. Detento de 38 anos, que chegou a ser encaminhado para internação na Santa Casa, já teve alta e está recebendo cuidados na unidade prisional. No presídio feminino, até o momento, não foram detectados casos positivos entre as detentas.

Dados do Comitê da Agepen de Enfrentamento à Covid-19, apontam que até o dia 31 de agosto 868 casos positivos da doença foram contatados entre os custodiados de todo Mato Grosso do Sul, dos quais cerca de 71% já estão recuperados; entre os servidores foram 146 positivados, destes apenas 18,5% ainda estão em tratamento.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Crescimento
MS tem 37,9 mil trabalhadores formais a mais que antes da pandemia
Polícia
'Deu Zebra' não chega nem perto de donos do jogo do bicho e policiais se revoltam em Campo Grande
Meio Ambiente
Sanesul é cobrada para eliminar descarte de lodo na região do Porto Geral
Benefício
Nascidos em dezembro têm até o dia 31 para aderir ao saque-aniversário
Infraestrutura
Recuperação de galeria no bairro cervejaria é urgente
Acidente
Motociclista sofre ferimentos em queda acidental
Inédito
Bonito recebe primeiro voo em conexão direta com Congonhas nesta quinta-feira (02)
Habitação
Decreto regulamenta projeto Lote Urbanizado e cria novas regras e prazos
Rio Brilhante
Empresários que tiveram prisão decretada na operação 'Dark Card' estão foragidos
Jovens Empreendedores
Alunos de Escolas Municipais de Porto Murtinho expõem produtos desenvolvidos em sala

Mais Lidas

Alerta
Estudantes de medicina denunciam faculdade boliviana por aulas presenciais com casos de Covid
Desdobramentos
Universidade de medicina na Bolívia responde denúncia e concede exame virtual
Farsa
Bolivianos são presos ao tentavam ir para a Europa com documentos paraguaios
Cidade
Briga de casal termina com marido ferido por faca