Mesmo diante do "mar de dívidas" em que se encontra a Prefeitura de Ladário, herdadas da antiga gestão, o prefeito Munir Ramunieh, prometeu em coletiva nesta sexta-feira, 10 de janeiro, que o município terá Carnaval e que as escolas municipais não ficarão sem os kits escolares.
Em uma jogada inédita, Ladário vai promover um Carnaval antecipado, para não concorrer com o público fiel que lota as festividades em Corumbá (MS), tido como o maior Carnaval do centro-oeste brasileiro. "É impossível a gente competir com Corumbá nesse quesito, então, eu prefiro antecipar a festa aqui no município para que a população de Ladário e de Corumbá aproveite a festa, dessa forma a gente consegue utilizar melhor a mão de obra local e aumenta as chances de fomento econômico na cidade".
A empresa andorinha vai disponibilizar ônibus na linha noturna entre Corumbá e Ladário para os quatro dias de programação. A antiga gestão costumava utilizar recursos do CFEN (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais) para pagar show artístico, porém isso é ilegal e nós não vamos cometer esse mesmo erro. Estamos recebendo o apoio do deputado federal Beto Pereira, da senadora Soraya Thronicke e do governador Eduardo Riedel para realizar o Carnaval de Ladário.
De acordo com o Diretor-Presidente da Fundação Municipal de Cultura, Francisco de Siqueira, Ladário iniciará a programação de carnaval já no 25 de de janeiro. "Serão três esquentas, realizados às sextas e sábados, até a chegada do Carnaval, com participação das escolas de samba de Corumbá, com ambulantes, praça de alimentação e recreação".
Já a respeito da programação do Carnaval, com quatro dias de festa, Francisco antecipa que o planejamento atual contempla atrações nacionais e locais. A festa iniciará na quinta-feira, 20 de fevereiro com a Corte de Momo, Grupo Revelação na sexta-feira, 21, MC Jacaré no sábado, 22 e show da Carreta do Dogão, com baile infantil a partir das 17 horas, no domingo, 23. Francisco destaca ainda que a Fundação de Cultura está trabalhando no recadastramento dos artistas e blocos de ladário, pois esse cadastro está totalmente defasado.
Kits escolares
Outro ponto crucial para as administrações municipais, em todo inicio de ano, é a entrega dos kits escolares para os alunos matriculados na rede pública municipal. O Capital do Pantanal questionou, durante a coletiva, como a prefeitura está se organizando para a compra e entrega dos uniformes e materiais escolares, que infelizmente, todos os anos é feita com atraso.
Em resposta ao Capital do Pantanal, Munir esclareceu que neste ano, infelizmente, ele não terá tempo hábil para entregar os kits escolares na data ideal, pois para que isso fosse possível, a antiga gestão teria que já ter deixado a parte burocrática iniciada no final de 2024, o que segundo Munir, não aconteceu. Dessa forma, o prefeito afirma que a compra dos uniformes e kits escolares será realizada por meio de adesão de ata, segundo Munir, da forma mais rápida e transparente possível.
Munir explica que a Secretaria de Educação está em fase de definição quanto a cor dos uniformes, qualidade do kit e material didático e faz a previsão de realizar a entrega dos kits escolares em março.
"Eu assumo este compromisso com o Capital do Pantanal de que neste ano vamos atrasar a entrega, porém no próximo, nós com certeza vamos entregar na data ideal. No final deste ano nós vamos dar inicio a demanda para que no inicio de 2026 os kits escolares sejam entregues no inicio das aulas, sem atraso", destaca o prefeito.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.