Menu
domingo, 11 de abril de 2021
Ambiental MS Pantanal - Aegea
Andorinha Fevereiro
Geral

Município participa de projeto de Lei de proteção do Pantanal

23 abril 2018 - 07h43Prefeitura de Corumbá

O Projeto de Lei do Senado (PLS) 750/2011, que dispõe sobre a Política de Gestão e Proteção do Bioma do Pantanal, discutido em audiência pública em Campo Grande, também entra em pauta de discussão na Assembleia Legislativa de Cuiabá, nesta segunda-feira (23), às 9 horas.  

Com a proposta de promover o manejo sustentável no bioma sem comprometer a conservação ambiental e as atividades econômicas realizadas na região há 270 anos a PL 750 permanece em debate público até o fim de abril, antes de seguir para a pauta da Comissão de Meio Ambiente no Senado Federal.

O projeto de lei contempla as deliberações de área de uso restrito, previstas pelo Código Florestal Brasileiro de 2012, que contemplam o bioma Pantanal. “No Código 
Florestal, havia uma menção às áreas de uso restrito sem muitos detalhes. Com a PL 750, definimos detalhadamente o que é o Bioma Pantanal e conseguimos tratar da região como um todo e, não apenas tratar cada um no seu Estado, localmente”, aponta o representante do Município e subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Corumbá, Luciano Leite.

Assim como a Mata Atlântica, o Pantanal é reconhecido como Patrimônio Nacional pela Constituição Federal, com a PL 750 será possível compatibilizar as legislações de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, trazendo o tema para a esfera federal. "A compatibilização das legislações estaduais para o Bioma se faz necessária, criando segurança jurídica ao agronegócio e garantindo a proteção do meio ambiente. Assim, é possível permanecer a harmonia entre o pantaneiro e o ambiente por mais 270 anos", explica a consultora técnica do Senar, Daniele Coelho.

A atividade pecuária é praticada no Pantanal há 270, convivendo em harmonia com o meio ambiente. “Somente no município de Corumbá são 2 milhões de cabeças e, em todo o Pantanal, o rebanho representa 25% do gado do Mato Grosso do Sul. Se você pensar que 90% das terras do Pantanal são privadas, isso faz do pantaneiro o principal elemento na conservação do Bioma”, resume Leite.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza terá início na próxima segunda
MUDANÇA NO CTB
Nova Lei entra em vigor com alterações sobre uso de farol em rodovias
ECONOMIA
Cadastro de imóveis rurais será completamente digitalizado
GERAL
Corumbá recebe primeira remessa de queijos produzidos em assentamento rural
ESPORTE
Botafogo e Volta Redonda enfrentam-se neste sábado à noite
GERAL
CMDCA realiza neste sábado prova de conhecimento específico para Conselheiros Tutelares Suplentes
POLICIAL
PM captura foragido e aborda motociclista sem CNH no Guaicurus
POLICIAL
Casal vai para a delegacia após briga no Popular Nova
POLICIAL
Marido ameaça mulher, quebra objetos da casa e põe culpa em macumba
GERAL
Sorteio da mega-sena pode pagar R$ 27 milhões neste sábado

Mais Lidas

POLICIAL
Marido ameaça mulher, quebra objetos da casa e põe culpa em macumba
POLICIAL
Casal vai para a delegacia após briga no Popular Nova
SAÚDE
Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza terá início na próxima segunda
POLICIAL
PM captura foragido e aborda motociclista sem CNH no Guaicurus