Menu
sexta, 29 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Município discute instalação de terminal de transbordo para importação de ureia

22 fevereiro 2018 - 10h24Assessoria PMC

O prefeito Marcelo Iunes discutiu a instalação de um terminal de transbordo em Corumbá – por uma empresa do ramo de fertilizantes especiais – para a importação da ureia boliviana. O chefe do Executivo Municipal reuniu-se com o diretor da Hinove Agrociência, Renato Benatti, e com o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Renato dos Santos Lima, na tarde desta quarta-feira, 21 de fevereiro.

Serão aproximadamente 335 mil toneladas por ano do produto boliviano entrando no Brasil pela fronteira de Corumbá com a Bolívia. Do total importado, 60% devem ir para o Mato Grosso e o restante para o triângulo mineiro e o sul do país.

Para Iunes, a abertura desse terminal permitirá a geração de emprego e renda para o Município. Ele destacou que o produto passa pelo desembaraço aduaneiro no porto seco, que opera em Corumbá, garantindo geração de valor agregado e adicionado para a economia local.

“Temos a possibilidade, num curto espaço de tempo, registrarmos a entrada de, aproximadamente, 30 caminhões por dia em Corumbá, com importação de ureia produzida na Bolívia”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Renato dos Santos Lima, que acompanhava o empresário. Segundo o secretário, a empresa trabalha com abertura de um terminal de transbordo em Corumbá. “É um espaço para armazenar de 5 mil a 10 mil toneladas de ureia aqui”, explicou.

“Corumbá é um município que faz fronteira com a Bolívia e o desembaraço aduaneiro para escoar para o resto do país acontece aqui. Nas negociações com os bolivianos, estudamos a possibilidade de montarmos um centro de distribuição aqui ou um posto de armazenamento para receber a carga de ureia e vendê-la”, afirmou o diretor da empresa, Renato Benatti.

Segundo produto em volume de importação

Dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) mostram que em Mato Grosso do Sul, a ureia é um produto inédito na balança comercial do Estado. Se a estimativa – de 335 mil toneladas por ano – se confirmar, ela se tornará o segundo produto com maior volume de importação, atrás somente do gás natural (422 mil toneladas). Ainda de acordo com o Ministério, o Brasil reduziu a importação de ureia e subprodutos entre 2014 e 2016, aumentando consideravelmente em 2017.

De acordo com o Ministério de Hidrocarburos da Bolívia, a planta de ureia instalada em Bulo Bulo, exigiu um investimento de US$ 950 milhões e possui uma capacidade de produção de 2.100 toneladas por dia (700 mil toneladas por ano). Espera-se que entre 85% e 90% da produção total sejam exportados para os mercados da região. Com informações do portal do Governo de MS.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira