Mato Grosso do Sul está com 33 casos de febre chikungunya registrados este ano. Destes, 15 foram registrados em Dourados. Segundo a secretária de saúde do estado, o município vive um surto da doença. Outros 54 casos foram notificados e estão sendo investigados.
Segundo a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Dourados, Rosana Alexandre, a situação realmente preocupa, já que 80% dos casos foram registrados em março deste ano.
"Provavelmente foi uma área, uma localidade do tropical, um imóvel abandonado que foi informado que havia muito foco e fomos até lá, através da entrada forçada, fizemos todo o trabalho, todo o reconhecimento. A partir daquele momento, fizemos o controle da doença, mas, infelizmente algumas pessoas foram contaminadas", afirmou.
Imóveis fechados, ainda conforme a coordenadora, são alvos por conta da proliferação da doença. "Pela lei municipal n° 3.965, temos o direito a entrada com a ajuda de um chaveiro. E, caso a gente encontre, verificamos o foco, eliminamos e também adicionamos o larvicida", explicou Rosana.
A rotina do CCZ com ações pontuais mecânicas, químicas, trabalho educativo e informação à população, que também precisa ficar em alerta. "Provavelmente onde há mato, onde há lixo, onde há entulho, ali pode conter água parada e começa a manifestação, a proliferação do vetor".
O telefone do CCZ do município para denúncias é 67 3411 - 7753.
Deixe seu Comentário
Leia Também

O que é preciso saber para o segundo dia do Enem
Correios celebra Dia do Carteiro e 358 anos de serviço postal
COVID-19Boletim Covid-19 deste sábado registra óbitos em 12 municípios

Startup de design investe em site para vender produtos sul-mato-grossenses

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio de R$ 22 milhões
Sala de Situação do Imasul alerta para risco de transbordamento dos rios Miranda e Aquidauana
TEMPOMeteorologia prevê sábado com pancadas de chuva e máxima de 33°C

Chuva acima da média histórica desabriga famílias

Em quatro dias, mais de 11 mil pessoas foram vacinadas contra Covid-19 em Mato Grosso do Sul
