Menu
terça, 23 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Município coordena discussões em torno da cota zero em MS

10 junho 2019 - 10h53Prefeitura de Corumbá

Participando do 1° Simpósio de Pesca no Pantanal, o prefeito Marcelo Iunes destacou a importância da discussão em torno da cota zero para a pesca amadora e esportiva, nos rios das bacias do Paraguai e Paraná no estado de Mato Grosso do Sul.

Realizado pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal e Fundação de Turismo do Pantanal, em parceria com a Associação dos Empresários de Turismo de Corumbá (ACERT), o evento integrou a programação da Semana do Meio Ambiente de Corumbá.

“Um evento desse porte permitiu aos gestores difundir suas propostas, aos pesquisadores a exposição de seus trabalhos e aos demais participantes, a oportunidade de apresentar opiniões e sanar as dúvidas sobre o tema. Este primeiro Simpósio oportunizou o diálogo sócioambiental em diferentes segmentos relacionados à atividade pesqueira em Corumbá. A participação do trade é importantes, eles conhecem a necessidade e geram renda no município”, afirmou Iunes.

A deputada federal, Beatriz Cavassa, disse – na abertura do1° Simpósio –, disse que o evento ajuda a definir “projetos e políticas públicas para o segmento no Pantanal e no Brasil”. A parlamentar também disse estar à disposição “para construir políticas para desenvolver nossa região”.

O secretário-adjunto da Secretaria estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Agricultura Familiar e Produção (Semagro), Ricardo Senna, disse que é preciso garantir o peixe, que já não se captura como há uma década, conforme relatos de pescadores amadores e profissionais e comunidades ribeirinhas. “Com o apoio do trade turístico e associações de pescadores a cota zero, o Estado colocará Mato Grosso do Sul na rota dos grandes negócios da pesca e do ecoturismo, diversificando a nossa economia”, frisou.

Representando o governador Reinaldo Azambuja, o secretário falou sobre o decreto da cota zero e ressaltou que o Governo do Estado discute leis restritivas à pesca desde 2016 e dialoga com transparência com os diversos segmentos do setor para a definição do novo modelo de pesca.

O 1° Simpósio de Pesca no Pantanal contou com as seguintes palestras: Desafios e atualidades da pesca esportiva no Estado do Mato Grosso do Sul; Gestão pesqueira e conservação ambiental: binônimo inseparável; A cota zero e a promoção da pesca esportiva no Mato Grosso do Sul; Cota zero e a pesca esportiva em Tocantins; Um olhar sobre o impacto socioeconômico do turismo de pesca esportiva na Bacia do Alto Paraguai; Pesca esportiva sustentável no Amazonas; Pesque e solte: uma ferramenta em prol da conservação dos recursos pesqueiros.

Também acompanharam o Simpósio, a diretora-presidente da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal, Ana Claúdia Moreira Boabaid; o secretário Municipal de Governo, Cássio Augusto da Costa Marques, o chefe da Casa Civil, Luiz Antônio da Silva; o presidente da Câmara Municipal, Roberto Façanha; os vereadores Manoel Rodrigues e Chicão Viana.

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Cidadania
Quase 800 pessoas participaram da Semana do CadÚnico/Bolsa Família em Ladário
Administração
Prefeitura desenvolve sistema digitalizado para Ouvidoria Geral do Município
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
MS Ativo
Riedel conta com prefeitos para asfaltar todas as ruas de MS e extinguir pobreza no Estado
Operação Nicolau I
Morador de Corumbá é alvo de mandado de busca por pornografia infantil
Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Economia Nacional
Governo federal adiará um dos projetos da regulamentação da reforma tributária
Saúde Pública
Na Câmara, vereador reforça necessidade da conclusão do prédio do novo laboratório municipal
Aposta
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Mais Lidas

Em ônibus
Casal boliviano é flagrado transportando 8,8 kg de cocaína para Capital
Segurança Pública
4ª Fase da Operação Mute avança com telamento de presídios em MS
Flagrante
Caminhoneiro é preso com 392 kg de cocaína em carga de minério
Expedição
"Juizados em Ação" suspende em navio da Marinha para atender comunidades indígenas