Menu
terça, 23 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Mudança no protocolo de diagnóstico da Covid-19 pode explodir casos em MS

10 setembro 2020 - 10h54Redação Capital do Pantanal

As mudanças feitas pelo Ministério da Saúde nas normativas de diagnóstico da Covid-19,  estão em vigor desde o começo de agosto, porém somente agora, pouco mais de um mês depois, o efeito está sendo percebido.  O número de casos está aumento fora da curva esperada, isso por que diagnósticos com base em sintomas e exames como raio-x e tomografias, estão sendo considerados  conclusivos e, desta forma contabilizados nas notificações  confirmadas. Antes, só se considerava um caso positivo após resultado do teste clínico ou rápido.

De acordo com o site Campo Grande News, a secretária-adjunta de Saúde, Christine Maymone, esclareceu que o aumento de casos será ainda mais explosivo em Campo Grande, já que na  Capital, devido o número elevado de confirmações de infectados, as equipes estão mais habituadas aos sintomas e reações da doença.

“Vai ter aumento de casos porque sempre haverão números ainda não consolidados, mas isso é um processo normal”, afirma Christine. Segundo ela, com ampliação da forma de diagnóstico, a covid-19 segue o que já ocorre com outras doenças, como a dengue, por exemplo, em que não apenas os exames de sangue revelam e confirmam se uma pessoa teve ou não a doença.

A partir do momento que o governo Federal ampliou os critérios para as confirmações de casos de covid-19, foram emitidas orientações a todos os municípios, bem como nota técnica”, informou a SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Tais critérios são: o clínico, que pode ser identificado com a simples observação médica, caso o paciente apresente sintomas compatíveis;  o clínico epidemiológico, que é quando a pessoa tem, além dos sintomas, histórico de contato próximo com caso confirmado; o clínico por imagem, em que exames de tomografia ou raio-x indiquem quadro compatível com covid e por fim, os testes moleculares e sorológicos, que eram as únicas formas de diagnóstico até então.

A infectologista Mariana Croda, do COE (Comitê de Operações de Emergência) da SES explica, no entanto, que mesmo que o critério clínico esteja sendo adotado, Mato Grosso do Sul continua realizando os testes de detecção, principalmente em pacientes que porventura tenham vindo a óbito.

“Mesmo nos casos em que um atestado de óbito tenha saído como Covid, é preciso haver uma investigação do caso. É superestimado? É! Mas é preciso para colher o exame e ter certeza da cauda da morte, como sendo Covid ou não”.

Para Christine Maymone, algum alvoroço sobre o tema ocorre porque o novo coronavírus é uma doença nova, ainda desconhecida e cuja “história natural” todos estão vivendo pela primeira vez. “Isso é um processo comum na vigilância epidemiológica de várias doenças”, afirma.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Profissão
Voucher Transportador já atendeu 990 motoristas e pode ganhar novas vagas
Tempo
Com tempo estável, terça-feira tem previsão de sol e baixa umidade relativa do ar
Em Corumbá a mínima é de 26°C e a máxima de 34°C
Em táxi
Brasileiro é preso com 16 kg de maconha na fronteira
Expedição
"Juizados em Ação" suspende em navio da Marinha para atender comunidades indígenas
Obrigatório
Aposentados e pensionistas por invalidez têm até julho para perícia médica bianual
Segurança Pública
4ª Fase da Operação Mute avança com telamento de presídios em MS
Trânsito
Motorista atropela casal em moto e foge sem prestar socorro
Ministério Público
Empresa alega que "poeira de minério" tem causado morte de animais na zona rural de Corumbá
MPMS instaurou inquérito para apurar a denúncia apresentada por empresa proprietária de Fazenda na região de Maria Coelho
Campeonato
Torneio Centro-Oeste de Natação atrai 470 atletas para Campo Grande
Calendário
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4

Mais Lidas

Em ônibus
Casal boliviano é flagrado transportando 8,8 kg de cocaína para Capital
Segurança Pública
4ª Fase da Operação Mute avança com telamento de presídios em MS
Flagrante
Caminhoneiro é preso com 392 kg de cocaína em carga de minério
Expedição
"Juizados em Ação" suspende em navio da Marinha para atender comunidades indígenas