Menu
quarta, 16 de outubro de 2024
Andorinha_Vai viajar?_Outubro 2024
Andorinha_Vai viajar?_Outubro 2024
Geral

MS teve aumento de 140% nos casos de covid-19 na última semana

02 outubro 2024 - 10h33Cassia Modena, CG News

Os casos de covid-19 registrados em Mato Grosso do Sul pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) entre 22 e 28 de setembro, tiveram aumento de 140% em comparação aos sete dias anteriores. O dado é baseado nos números do boletim epidemiológico que a pasta divulgou nesta terça-feira, 1º de outubro.

Uma semana antes, foram 219 casos. Eles saltaram para 572. O crescimento pode ser ainda maior, considerando que nem todos os doentes procuram uma unidade de saúde para fazer teste e obter o diagnóstico.

Campo Grande, Anastácio, Dourados, Ponta Porã e Chapadão do Sul lideram a lista de municípios com mais casos registrados na última semana. 

A onda de novos casos acompanha crescimento de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) em grande parte do País e é verificada em pessoas de 14 anos em diante, como a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) alertou no início de setembro. De acordo com boletim sobre doenças respiratórias publicado pela instituição em 26 de setembro, Mato Grosso do Sul e São Paulo, no entanto, já têm desaceleração dos casos, enquanto a tendência continua sendo de crescimento em Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Paraná. 

Mais de um ano após a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarar que chegou ao fim a pandemia de covid-19, o Brasil segue registrando óbitos semanais causados por complicações da doença, mesmo que em proporção bem menor. Entre 1º de janeiro deste ano e 28 de setembro, 713.510 pessoas com esse diagnóstico morreram no país. Em Mato Grosso do Sul, foram 113 no mesmo período.

Apenas entre 22 e 28 de setembro, quatro pessoas morreram por covid-19 no Estado. Duas são homens de 69 e 99 anos que moravam na Capital e as outras são uma mulher de 63 anos que vivia em Sidrolândia e um homem de 70 anos que residia em Dourados.

Vacina

Na avaliação da coordenadora de imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, a alta de casos podem estar diretamente relacionada à queda na procura pelo reforço da imunização com cepas atualizadas. 

“A falsa sensação de segurança das pessoas que tomaram uma ou duas doses e não completaram o esquema vacinal pode ser a oportunidade para o vírus voltar a se instalar em nosso meio”, ela explica.

A gerente técnica de doenças respiratórias da SES, Lívia Mello, complementa que, ao contrário de outros vírus respiratórios, como a influenza, que circula com maior intensidade em alguns meses do ano, a covid-19 não se restringe a períodos específicos. Assim, seu controle está diretamente ligado à imunização da população.

Idosos e pessoas que vivem com comorbidades são o principal grupo de risco. Por isso, há a necessidade de vacinação periódica com doses atualizadas para a cepa XBB.1.5, variante que confere proteção às formas circulantes do vírus neste momento, segundo a coordenadora de imunização.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Economia Nacional
Quase 248 mil trabalhadores ainda não retiraram abono salarial
Sem negociação
Trabalhadores da Embrapa realizam paralisação nacional nesta quarta, 16
Transparência
Ministério Público vai acompanhar transição de mandatos em MS
Santa Cruz de La Sierra
Brasileira é ferida com tiro enquanto bebia na Bolívia
Transição
Deputado Paulo Duarte aciona o MP para investigar recursos do Fonplata em Corumbá
Geral
Estudantes da Escola Sesi de Corumbá são premiados em feira científica do IFMS
Reconhecimento
Lista traz 20 frases para homenagear seu professor preferido
Empreendimento estratégico
Petrobras deve anunciar em breve os próximos passos da UFN3 em MS
Danos materiais
Vazamento de gás causa princípio de incêndio em apartamento no conjunto Jatobazinho
Estiagem Severa
Chicão sugere decreto de Situação de Emergência para atender assentados e ribeirinhos

Mais Lidas

Entre Corumbá e Miranda
Motorista morre em colisão com carreta na BR 262
Obrigatório
Beneficiados pelo Energia Social têm até 20 de outubro para recadastramento
No Lampião Aceso
Mulher é presa levando pasta base de Corumbá para Campo Grande
Oportunidade
Custodiados do presídio de Corumbá realizam prova do Encceja nesta semana