Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

MS tem oitava maior negativa familiar para a captação de órgão para transplantes, 57%

06 setembro 2018 - 10h09G1

Mato Grosso do Sul registrou em 2017 uma negativa familiar rejeitando a doação de órgãos de pessoas diagnosticadas com morte encefálica de 57%, segundo levantamento do Ministério da Saúde. Foi o oitavo maior índice do país, ficando atrás somente do registrado em Mato Grosso, Roraima, Sergipe, Paraíba, Maranhão, Goiás e Bahia. 

De acordo com a pesquisa, de 199 possíveis doadores contabilizados pela Central Estadual de Transplantes, foram realizadas entrevistas com familiares de 133 e destes houve a negativa de 76 para a captação dos órgãos.

Na Santa Casa de Campo Grande, instituição que faz a captação e transplantes de rins de córneas, o enfermeiro Rodrigo Correia Gomes da Silva, que integra a Organização de Procura de Órgãos do hospital, diz que é necessário uma maior conscientização da população sobre o tema.

“Por isso, é importante que a pessoa manifeste em vida o desejo de ser doador ou não, para que no momento de uma entrevista familiar, a família já tenha uma resposta sobre qual era o desejo daquela pessoa”, explica.

Silva lembra que a abordagem a família de um possível doador é um dos momentos mais delicados do processo de captação de órgãos.

“É um momento muito difícil para as famílias Inclusive, para nós, enquanto equipe. Fomos treinados para dar notícias boas para as famílias, mas notícias não tão boas também são necessárias. No caso da doação de órgãos, para a família do doador é muito triste, mas para quem vai receber o órgão é a melhor notícia que se pode dar”, analisa.

O integrante da Organização de Procura de Órgãos destaca ainda que para que seja diagnósticada a morte encefálica de possíveis doadores de órgãos são realizados uma série de exames.

“É necessário fazer três exames, conforme a lei brasileira. São dois exames clínicos e um exame de imagem. Feitos esses exames, por médicos diferentes, para não haver convergências, se chega ao final do diagnóstico de morte encefálica”, explica.

Ele comenta que também é preciso fazer uma avaliação se os órgãos do possível doador são compatíveis para um transplante, ou seja, se estão em boas condições para serem reimplantados em um receptor.

Em Mato Grosso do Sul são feitos três tipos de transplantes: córneas, rins e ossos e tendões. Os procedimentos são feitos em Campo Grande, Dourados e Três Lagoas. Atualmente, 191 pessoas aguardam na fila por um desses órgãos.

Várias unidades realizam transplante de córnea, já o de rim somente a Santa Casa de Campo Grande. Para a coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Claire Miozzo, o desafio é ampliar o número de unidades capazes de fazer os procedimentos

Outra expectativa é habilitar hospitais para o transplante de coração. Dois já demonstraram interesse. Um deles é a própria Santa Casa de Campo Grande, que parou com essas cirurgias em 2013.

Conforme a Central Estadual, quem é de Mato Grosso do Sul e precisa de um transplante de coração tem de viajar para outros estados. O órgão aponta que fazer o procedimento no estado dá mais conforto para o paciente e a família, além de custar menos para o Poder Público.

Neste mês está sendo realizada uma ampla mobilização, com várias ações e iniciativas, visando despertar a conscientização da população para a importância da doação de órgãos, no chamado Setembro Verde.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Cidadania
Quase 800 pessoas participaram da Semana do CadÚnico/Bolsa Família em Ladário
Administração
Prefeitura desenvolve sistema digitalizado para Ouvidoria Geral do Município
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
MS Ativo
Riedel conta com prefeitos para asfaltar todas as ruas de MS e extinguir pobreza no Estado
Operação Nicolau I
Morador de Corumbá é alvo de mandado de busca por pornografia infantil
Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Economia Nacional
Governo federal adiará um dos projetos da regulamentação da reforma tributária
Saúde Pública
Na Câmara, vereador reforça necessidade da conclusão do prédio do novo laboratório municipal
Aposta
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Mais Lidas

Em ônibus
Casal boliviano é flagrado transportando 8,8 kg de cocaína para Capital
Segurança Pública
4ª Fase da Operação Mute avança com telamento de presídios em MS
Flagrante
Caminhoneiro é preso com 392 kg de cocaína em carga de minério
Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário