Mato Grosso do Sul deu um passo importante rumo à modernização da gestão pública ao formalizar um acordo de cooperação técnica com o Google Brasil. O Memorando de Entendimento (MoU) assinado prevê ações em tecnologia, inteligência artificial e infraestrutura em nuvem para setores estratégicos da administração estadual.
O anúncio foi feito em São Paulo (SP), na sede do Google, durante reunião que contou com a presença do governador Eduardo Riedel, secretários de Estado e executivos da empresa. O objetivo é ampliar a eficiência da gestão estadual e levar soluções digitais a áreas como educação, saúde e segurança pública.
"Nossas ações dentro do Governo do Estado estão muito focadas na transformação digital, que na atualidade tem um papel fundamental para a efetividade da gestão estratégica sair do papel e ser executada, chegando à população. Por isso, a digitalização e modernização do Estado estão entre os nossos pilares de Governo", destacou Riedel, ressaltando ainda a importância da IA e de outras tecnologias no serviço público.
O agronegócio, um dos principais motores econômicos do Estado, também será beneficiado. A aplicação de inteligência artificial promete otimizar a cadeia produtiva e melhorar a previsão climática, apoiando o planejamento das plantações. Mato Grosso do Sul servirá como campo de testes para modelos avançados que podem aumentar produtividade e auxiliar na tomada de decisões.
Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, destacou o potencial de crescimento econômico e social do Estado com o apoio tecnológico. "O Mato Grosso do Sul já é uma potência no agronegócio e a tecnologia pode ser uma aliada para o crescimento do Estado. Queremos apoiar o Governo do Estado a levar o impacto positivo da tecnologia para a população", afirmou o executivo.
Na área da educação, o governo pretende usar ferramentas digitais para personalizar currículos, melhorar o desempenho dos alunos e tornar a administração escolar mais eficiente. A modernização também envolve soluções de nuvem e machine learning para organizar dados, aumentar a transparência e gerar economia de recursos.
A criação de uma base de dados estruturada permitirá integrar, futuramente, novas aplicações de IA em serviços essenciais, como saúde, segurança e finanças, marcando um avanço rumo a uma administração mais inteligente e conectada à população.
O governador participou do evento em São Paulo acompanhado dos secretários Rodrigo Perez (Governo e Gestão Estratégica) e Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).*Com informações da Agência de Notícias do Governo de MS.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Mega-Sena: prêmio de R$ 12 milhões será sorteado neste sábado
Fim de semana tem calor e previsão de instabilidade na região
Corumbá e Ladário terão mínimas de 24°C e máximas de até 36°C, aponta previsão

Copa 2026: Brasil cai em chave com Marrocos, Escócia e Haiti
Vizinha aciona os Bombeiros e idoso é encontrado sem vida em apartamento no centro
Moradora estranhou a ausência do vizinho e ligou para central 193

Sorteio definiu barraqueiros para área comercial do Jardim de Natal em Corumbá

Quermesse da APAE agora faz parte do Calendário Oficial de Eventos de Corumbá
Sexta-feira de calor e clima abafado com previsão de pancadas de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 24°C e máxima de 40°C

Comunidade de Corumbá celebra missa em homenagem ao Padre Dídimo

Dojô de Corumbá conquista nove ouros e título inédito no Brasileiro de Judô


Governador Eduardo Riedel durante assinatura do acordo com o Google para transformação digital. (Foto: Saul Schramm/Secom)

