Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

MS está entre treze estados que votará o segundo turno para governador

28 outubro 2018 - 08h49Agência Brasil

Os eleitores de 13 estados e do Distrito Federal irão às urnas, neste domingo (28), votar para governador, além de escolher o futuro presidente da República. Entre os candidatos a governador disputando o segundo turno, há somente uma mulher: a senadora Fátima Bezerra (PT), no Rio Grande do Norte.

A petista concorre com Carlos Eduardo (PDT). Embora tenham sido registradas 30 candidaturas de mulheres aos governos estaduais, nenhuma foi eleita no primeiro turno, e apenas Fátima Bezerra chegou ao segundo turno.

A senadora é também a única candidata do PT no segundo turno. O partido elegeu três governadores no primeiro turno: Camilo Santana (CE), Paulo Câmara (BA) e Wellington Dias (PI), além de aliados como Flávio Dino (PCdoB-MA) e Renan Filho (MDB-AL).

Apoio

O partido do presidenciável Jair Bolsonaro, o PSL, tem três concorrentes no segundo turno das eleições estaduais: Coronel Marcos Rocha (RO), Antônio Denarium (RR) e Comandante Moisés (SC).

Isso sem contar os candidatos de outras legendas que declararam apoio a Bolsonaro, como José Ivo Sartori (MDB-RS), Eduardo Leite (PSDB-RS), João Doria (PSDB-SP), Reinaldo Azambuja (PSDB-MS) e Amazonino Mendes (PDT-AM).

Mesmo com a derrota do tucano Geraldo Alckmin na corrida presidencial, o PSDB é o partido com maior número de candidatos a governador no segundo turno. São seis: além de Doria, Leite e Azambuja, Antônio Anastasia (MG), José de Anchieta (RR) e Expedito Júnior (RO). No primeiro turno, o partido não elegeu governador.

Três candidatos do PSB foram eleitos no primeiro turno: Paulo Câmara (PE), Renato Casagrande (ES) e João Azevêdo (PB). Agora há mais quatro concorrendo: Rodrigo Rollemberg (DF), Marcio França (SP), João Capiberibe (AP) e Valadares Filho (SE).

Veja os candidatos a governador no segundo turno:

Reinaldo Azambuja (PSDB)

Candidato à reeleição, Azambuja teve 44,61% dos votos no primeiro turno. Começou sua carreira política como prefeito de Maracaju, por dois mandatos consecutivos. Antes de chegar ao governo do estado, nas eleições de 2014, elegeu-se deputado estadual e federal. O governador foi citado na delação do empresário Wesley Batista, da JBS. Ele teria recebido R$ 45,6 milhões em propina, denúncia que está sob investigação no Superior Tribunal de Justiça.

Juiz Odilon (PDT)

Estreante em eleições, o juiz federal aposentado conseguiu 31,62% dos votos no primeiro turno. Pernambucano, migrou com a família para o Mato Grosso em 1953, fugindo da seca. Como juiz federal, atuou no combate ao narcotráfico na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, condenando chefes do crime organizado. Até hoje vive sob proteção policial, pois teve a cabeça oferecida a prêmio pelo narcotráfico. Seu trabalho inspirou o filme Em Nome da Lei, do diretor Sérgio Rezende.

Deixe seu Comentário

Leia Também

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Eleições 2024
Em novo partido, vereador Luciano Costa confirma pré-candidatura à prefeitura de Corumbá

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo