Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

MS atinge 80% da população adulta vacinada

04 agosto 2021 - 09h58Correio do Estado

Mato Grosso do Sul chegou nesta terça-feira (3) a marca de 80% da população adulta vacinada com ao menos uma dose dos imunizantes contra a Covid-19.  

Por causa disso, o secretário de saúde do Estado, Geraldo Resende, já projeta que o mês de agosto pode terminar com quase 100% da parcela da população acima de 18 anos ao menos uma aplicação. 

“Nós imaginamos que até o dia 15 poderíamos chegar aos 90% da população adulta vacinada, mas imaginamos que até o final do mês vai passar de 90%, podemos chegar até perto dos 100% se tiver remessa de vacina em patamares superiores”, afirmou o secretário. 

Segundo Resende, desde a 24ª remessa de vacina feita a Mato Grosso do Sul pelo Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) notou que houve uma redução no número de vacinas enviadas para o Estado. 

“Nós notamos um decréscimo de 102 mil vacinas a partir da 24ª remessa e entramos em contato com o Ministério da Saúde para entender o que está acontecendo e vamos aguardar a manifestar deles, mas esperamos que essa queda seja revista para as próximas remessas”, explicou Resende.   

Mato Grosso do Sul é o estado mais acelerado na vacinação de todo o Brasil e a SES espera que, além de chegar muito perto da finalização da primeira dose em adultos, a imunização com as duas doses alcance os 60% também em agosto. 

“Queremos perseguir os 90% com D1 [primeira dose] e até final do mês conseguiremos isso, mas desde que tenhamos regularidade no percentual que recebemos, assim também imaginamos chegar a 60% de adultos imunizados até o final do mês”, disse.   

A secretaria espera que até a sexta-feira (6) uma nova remessa de vacinas seja encaminhada a Mato Grosso do Sul. A data correta deve ser informada até amanhã. 

Adolescentes

A aceleração da vacinação em adultos faz com que o governo já estima para o final deste mês o início da campanha em adolescentes de 12 a 17 anos, conforme liberação feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que autorizou a aplicação da vacina da farmacêutica Pfizer nesse grupo. 

Com isso, os adolescentes sem comorbidades em Mato Grosso do Sul já podem iniciar o ciclo vacinal dentro dos próximos 27 dias.  

Conforme o secretário, quando maior o número de pessoas com a vacina, melhor será para conter o surgimento de novas variantes no Estado. 

“É importante [a aceleração da vacinação] não só porque o Estado fica em posição de destaque, mas porque quanto mais vacinas, menos casos, mortes e internações. Podemos evitar a [variante] Delta adentrar no Estado, se já não estiver, porque quando ela chegar esperamos que ela encontre a população já com imunidade de rebanho”, avalia o secretário. 

A data para o início da vacinação dos adolescentes ainda não foi definida, mas além da Pfizer, o Instituto Butantan, responsável pela produção da CoronaVac no Brasil, também entrou com pedido de autorização na Anvisa para aplicação do imunizante em crianças de 3 a 17 anos.  

Os dados usados para embasar o pedido são de pesquisa realizada na China. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS
Prazo
Condutores que possuem CNH nas categorias C, D e E tem até 31 de março para regularizar exame toxico
Semana Santa
Confira o 'abre e fecha' dos serviços públicos de Mato Grosso do Sul neste feriado
Alerta
PRF inicia Operação Semana Santa com foco ao uso de celulares no trânsito
De hoje até domingo
PMA inicia Operação Semana Santa com foco na prevenção e repressão à pesca predatória
História
Sessão especial reúne corte do TJMS em celebração aos 150 anos da Comarca de Corumbá
Tempo
Chuva e sol se alternam nesta quinta e sexta-feira em Mato Grosso do Sul
Corumbá tem mínima de 23°C e máxima de 35°C nesta quinta-feira
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário

Mais Lidas

Trânsito
Capotamento na BR 262 deixa duas pessoas feridas
Acidente aconteceu no KM 5 da rodovia, após a ponte do Morrinho
Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira