Menu
domingo, 19 de setembro de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Geral

MPT destina veículo para vistoria de imóveis pertencentes à União

19 novembro 2018 - 09h10Assessoria de comunicação

O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) entregou um veículo Jeep, modelo Compass Longitude Diesel, à Superintendência do Patrimônio da União (SPU) para uso em agendas administrativas e nas ações de controle, fiscalização e manutenção de imóveis pertencentes ao Governo Federal.

A aquisição do veículo foi feita com parte dos valores arrecadados em multa aplicada pelo descumprimento de acordo judicial firmado, em 2012, com a empresa Seara Alimentos S.A., após a constatação de desrespeito à Lei nº 10.097/2000 (Aprendizagem). Na época, a empresa deveria empregar 94 jovens nessa modalidade especial de contrato, incluindo a função de magarefe (abate de animais) na base de cálculo da cota.

Para o superintende da SPU em Mato Grosso do Sul, Marco Antonio Rodrigues, a doação é de grande relevância e fortalecerá a atuação institucional. “Temos três veículos na unidade que exigem constantes reparos e isso compromete o desempenho dos trabalhos com eficácia. Essa parceria com o Ministério Público do Trabalho certamente irá contribuir para o êxito na gestão patrimonial”, destacou.

Patrimônio

É trabalho da SPU cuidar dos bens imóveis da União, das orlas marítimas e fluviais aos prédios públicos, dos sítios arqueológicos às terras indígenas. Por meio de suas atividades, que visam dar cumprimento à função socioambiental dos bens imóveis da União, a SPU participa de ações em apoio ao desenvolvimento local, proteção ao meio ambiente e promoção da saúde e da educação, entre outras atividades.

Cabe à SPU destinar terras públicas para a construção de moradias de interesse social no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida; ceder imóveis para a implantação de portos, hidrelétricas, aeroportos e rodovias; para a construção de universidades e hospitais, e para a criação de parques e reservas ambientais, garantindo assim melhorias na qualidade de vida da população.

A SPU também atua na caracterização de imóveis para apoio aos programas de regularização fundiária e provisão habitacional, e na demarcação das áreas ocupadas por povos e comunidades tradicionais em situação de conflito fundiário.

Fiscalização

As atividades voltadas à fiscalização do uso dos imóveis da União incluem vistorias para verificar a preservação dos imóveis públicos, evitando irregularidades em obras e aterros em áreas constitucionalmente definidas como de bens de uso comum da população.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Queimadas
Bombeiros abrem aceiro na vegetação seca para deter incêndios do Pantanal
Balanço
Em três dias, operação Fronteiras e Divisas apreendeu R$ 12 milhões em drogas
Alerta
Com umidade do ar registrando 10%, cidades de MS voltam a ficar em alerta
Preconceito não!
Jogo da Diversidade acontece hoje com cobertura ao vivo do Capital do Pantanal
Flagrante na fronteira
PMA desmonta acampamento mas caçadores escapam para o Paraguai
Programação
Criançada aprende a usar cores primárias na oficina do Sesc deste sábado
Retomada
UEMS lança Guia de Retorno de Atividades Presenciais
Salve Vidas
Para repor estoques de O-, O+ e A+ Hemosul da capital abre o dia todo neste sábado
Tempo
Sábado de sol, calor e tempo seco em todo Estado
Tentativa de Homicídio
Adolescente é socorrido com perfuração de bala na coxa

Mais Lidas

Balanço
Em três dias, operação Fronteiras e Divisas apreendeu R$ 12 milhões em drogas
Preconceito não!
Jogo da Diversidade acontece hoje com cobertura ao vivo do Capital do Pantanal
Flagrante na fronteira
PMA desmonta acampamento mas caçadores escapam para o Paraguai
Alerta
Com umidade do ar registrando 10%, cidades de MS voltam a ficar em alerta