Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio do Grupo de Atuação Especial de Execução Penal (Gaep), e demais integrantes do Projeto Lupa (Legalidade, União, Parceria e Atenção), realizaram, nos dias 3 e 4 de abril, as primeiras visitas prisionais em unidades do interior do Estado de 2025. A iniciativa efetuou inspeções no Estabelecimento Penal Feminino “Carlos Alberto Jonas Giordano” e no Estabelecimento Penal Masculino, ambos em Corumbá.
O MPMS foi representado pela Promotora de Justiça Jiskia Sandri Trentin, Coordenadora Adjunta do Gaep, e pelo Promotor de Justiça Rodrigo Corrêa Amaro, titular da 3ª Promotoria de Justiça de Corumbá. As visitas marcaram a conclusão do 1º ciclo de inspeções do Projeto Lupa, totalizando 22 incursões no interior, além de duas realizadas em Campo Grande.
O projeto tem como objetivo fiscalizar os direitos da população privada de liberdade do Estado, por várias óticas, fazendo recomendações para a melhoria das assistências que devem ser prestadas pelo Estado à população carcerária, identificando eventuais dificuldades para a gestão da unidade e auxiliando nas buscas de soluções.
Durante a inspeção do dia 3 de abril, no Estabelecimento Penal Feminino “Carlos Alberto Jonas Giordano”, a comitiva foi recebida pela Diretora da unidade prisional, Lucélia Mendonça Rivero, pela Chefe da Divisão de Trabalho Prisional da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Elaine Cristina Souza Alencar e pela Diretora de Assistência Penitenciária da Agepen, Maria de Lourdes Delgado Alves.
Na inspeção do dia 4 de abril, no Estabelecimento Penal Masculino de Corumbá, o grupo foi recebido pelo Diretor da unidade prisional, Ricardo Solis Baracat e sua equipe, que acompanharam toda a incursão, possibilitando o ingresso em pavilhões, celas e áreas comuns, bem como fornecendo as informações que lhes foram solicitadas.
Ambos os estabelecimentos surpreenderam positivamente pela presença de uma equipe de saúde completa e motivada no atendimento às pessoas privadas de liberdade, pela qualidade da alimentação oferecida — preparada por internas e internos que recebem remuneração — e pela parceria ativa com o Ministério Público Estadual na promoção de melhorias estruturais nas unidades.
Além do MPMS, integraram as visitas o Ministério Público do Trabalho; Defensoria Pública de MS; Tribunal de Justiça de MS; Conselho Penitenciário Estadual; Secretaria de Estado de Cidadania (SEC); Conselho Regional de Serviço Social; Conselho da Comunidade de Corumbá; e Vigilância Sanitária local.
As duas inspeções contaram com o apoio da Assessoria Militar do MPMS e do Comando de Operações Penitenciárias (Cope), que garantiram a devida segurança.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

TCE-MS realiza evento "Diálogo com o Gestor" em Corumbá na sexta-feira, 25 de abril

Campeonato de Xadrez em define representante de Corumbá e Ladário no Estadual

AGU cria grupo para recuperar dinheiro das vítimas de fraude no INSS

Exposição histórica da Marinha do Brasil no Bioparque Pantanal inspira visitantes
Quinta-feira segue com tempo instável e alerta de chuva forte
Corumbá e Ladário têm mínima de 22°C e máxima de 34°C

Inscrições para o Bolsa Técnico do Governo de MS estão abertas e seguem até 5 de maio

Elinho pede reabertura da Praça SESI Pantanal no Bairro Maria Leite
Emergências Clínicas são maioria no plantão dos Bombeiros
TempoQuarta-feira amanhece nublada com alerta de chuvas intensas
Corumbá e Ladário têm mínima de 23°C e máxima de 35°C
