Menu
segunda, 18 de março de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

MPF cobra Santa Casa de Corumbá sobre uso de recursos federais na pandemia

22 setembro 2021 - 09h03Sylma Lima

Em resposta ao requerimento apresentado pelo Deputado Estadual Evander Vendramini na Assembleia Legislativa, o Ministério Público Federal (MPF) informou ter enviado à Prefeitura de Corumbá e Associação Beneficente de Corumbá, um ofício, onde cobra informações relacionadas aos repasses realizados pelo poder público municipal à entidade no período da pandemia. 

O pedido foi embasado entre outros motivos, pelo fato das constantes notícias e denúncias feitas pelos sindicatos dos profissionais de saúde, que relataram atrasos de salários de enfermeiros e médicos na unidade, mesmo sendo de conhecimento que o hospital foi beneficiado com repasses milionários destinados ao combate da pandemia.  

O Ministério Público Federal respondeu o ofício, informando que já teria notificado, tanto a Prefeitura Municipal como a direção da Santa Casa para que apresentem as informações solicitadas e aguarda o retorno para reencaminhar os esclarecimentos recebidos. 

Há informações de que pelo menos 25 médicos, que pediram demissão do Hospital, ainda não receberam o salário de julho. Outras denúncias apontam problemas que estariam afetando a prestação dos serviços no único hospital que realiza atendimento pelo SUS na região. 

Evander cobra por transparência nas contas da Santa Casa.Evander cobra por transparência nas contas da Santa Casa. Foto: Divulgação 

Evander questiona a falta de transparência no uso dos recursos recebidos. “Acesso o Portal da Transparência e não encontro as comprovações que deveriam estar expostas à população, isso é Lei, deveria ser transparente e não está. Muitos recursos foram repassados. Portanto, qual o motivo de não pagar os plantões? Não são apenas reclamações dos salários dos médicos, mas dos demais profissionais que atuam no hospital. Além disso, recebemos denúncias sobre a qualidade da alimentação que é servida”, disse o deputado. 

Nesta semana, o nome do deputado foi citado em um site de notícias do município de Aquidauna, sugerindo que ele tenta esconder supostas falhas na administração do irmão, Murilo Vendramini, enquanto geriu a Santa Casa. Acontece que a matéria esquece que Murilo deixou a gestão da Casa de Saúde antes da instalação da Pandemia, que na época tinha como administrador o irmão do prefeito Marcelo Iunes, Eduardo Iunes, que deixou a administração à pedido do Ministério Público por suspeita de nepotismo, quando então Adriano Pires, que responde à processos de improbidade administrativa, assumiu a frente. A matéria levanta suspeitas quando elogia em excesso a atual direção do hospital, tão criticada pelos profissionais da saúde, o que inclusive gerou uma onda de demissão recentemente. 

Vendramini ressalta que tem cobrado a verdade e a transparência sobre o uso dos recursos junto aos órgãos fiscalizadores, conforme rege a Lei. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

No domingo
Sede do IHP é invadida e equipamentos doados ao instituto são furtados
No Senai
Inscrição para a 2ª chamada do Qualifica Ladário vai até 21 de março
Eleições 2024
Propaganda partidária desta semana terá Cidadania, Rede e Solidariedade
Incentivo
Primeiro pagamento do Pé-de-Meia será feito a partir de 26 de março
Semana do Jovem Eleitor
Campanha do TSE nas redes sociais incentiva o voto entre jovens de 16 e 18 anos
Acima da meta
Acórdãos do Tribunal de Justiça de MS são publicados em até três dias úteis
Internacional
Riedel inicia semana com viagem ao Paraguai para tratar de Rota Bioceânica
Mãe e Filho
Homem descumpre medida protetiva e é preso com 30 trouxinhas de pasta base
Cheff Escolar
Software auxilia no planejamento dos cardápios da alimentação nas escolas estaduais de MS
Novidade da edição
Campeonato de Arremesso do FIPEC 2024 teve mulher como campeã

Mais Lidas

No domingo
Sede do IHP é invadida e equipamentos doados ao instituto são furtados
No Senai
Inscrição para a 2ª chamada do Qualifica Ladário vai até 21 de março
Eleições 2024
Propaganda partidária desta semana terá Cidadania, Rede e Solidariedade