Menu
quinta, 28 de outubro de 2021
Cassems - Melhores e Maiores - Edição 2021
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

MPF cobra Santa Casa de Corumbá sobre uso de recursos federais na pandemia

22 setembro 2021 - 09h03Sylma Lima

Em resposta ao requerimento apresentado pelo Deputado Estadual Evander Vendramini na Assembleia Legislativa, o Ministério Público Federal (MPF) informou ter enviado à Prefeitura de Corumbá e Associação Beneficente de Corumbá, um ofício, onde cobra informações relacionadas aos repasses realizados pelo poder público municipal à entidade no período da pandemia. 

O pedido foi embasado entre outros motivos, pelo fato das constantes notícias e denúncias feitas pelos sindicatos dos profissionais de saúde, que relataram atrasos de salários de enfermeiros e médicos na unidade, mesmo sendo de conhecimento que o hospital foi beneficiado com repasses milionários destinados ao combate da pandemia.  

O Ministério Público Federal respondeu o ofício, informando que já teria notificado, tanto a Prefeitura Municipal como a direção da Santa Casa para que apresentem as informações solicitadas e aguarda o retorno para reencaminhar os esclarecimentos recebidos. 

Há informações de que pelo menos 25 médicos, que pediram demissão do Hospital, ainda não receberam o salário de julho. Outras denúncias apontam problemas que estariam afetando a prestação dos serviços no único hospital que realiza atendimento pelo SUS na região. 

Evander cobra por transparência nas contas da Santa Casa.Evander cobra por transparência nas contas da Santa Casa. Foto: Divulgação 

Evander questiona a falta de transparência no uso dos recursos recebidos. “Acesso o Portal da Transparência e não encontro as comprovações que deveriam estar expostas à população, isso é Lei, deveria ser transparente e não está. Muitos recursos foram repassados. Portanto, qual o motivo de não pagar os plantões? Não são apenas reclamações dos salários dos médicos, mas dos demais profissionais que atuam no hospital. Além disso, recebemos denúncias sobre a qualidade da alimentação que é servida”, disse o deputado. 

Nesta semana, o nome do deputado foi citado em um site de notícias do município de Aquidauna, sugerindo que ele tenta esconder supostas falhas na administração do irmão, Murilo Vendramini, enquanto geriu a Santa Casa. Acontece que a matéria esquece que Murilo deixou a gestão da Casa de Saúde antes da instalação da Pandemia, que na época tinha como administrador o irmão do prefeito Marcelo Iunes, Eduardo Iunes, que deixou a administração à pedido do Ministério Público por suspeita de nepotismo, quando então Adriano Pires, que responde à processos de improbidade administrativa, assumiu a frente. A matéria levanta suspeitas quando elogia em excesso a atual direção do hospital, tão criticada pelos profissionais da saúde, o que inclusive gerou uma onda de demissão recentemente. 

Vendramini ressalta que tem cobrado a verdade e a transparência sobre o uso dos recursos junto aos órgãos fiscalizadores, conforme rege a Lei. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Sexta e Sábado
Bairros Cervejaria e Guatós recebem mutirão da dengue
Consumidor
Carne bovina deve ficar mais barata com suspensão das exportações para a China
Alerta
Aneel inicia processo para reajuste e Energisa pode cobrar R$ 463 milhões de consumidores em MS
Apoio
Bia Cavassa destina R$ 150 mil para projeto direcionado a população LGBTQIA+ de MS
Ronda Policial
Evadido é capturado com trouxinhas de pasta base no bairro Aeroporto
Últimos dias de Pesca Aberta
Operação Dia de Finados da PMA intensifica fiscalização à pesca predatória
Bombeiros
Queda de árvore danifica muro e telhado de casa no bairro Universitário
Segurança
Vereador busca informações sobre condições atuais do Arthur Marinho
Reconhecimento
Câmara de Corumbá homenageia servidores públicos pelo seu dia
Operação Hefesto
Novos focos de incêndio são identificados em pelo menos três regiões

Mais Lidas

Qualificação
Senac Corumbá abre inscrições para cursos nas áreas da informática, saúde e beleza
Apelo Popular
MPT-MS vai investigar assédio moral de gerente que humilha funcionário em Carrefour da Capital
Inicio do Defeso
Última semana para pesca nos rios de Mato Grosso do Sul
Formalização
Corumbá lança campanha de incentivo ao cadastro de profissionais do setor de turismo