Menu
terça, 23 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

MPE abre guerra contra indicações políticas e pede nomeação de concursados na Assembleia

15 novembro 2018 - 16h45O Jacaré

Com o objetivo de acabar com o mau costume de só nomear funcionários públicos por meio de indicações políticas, trocas de favores e nepotismo na Assembleia Legislativa, o Ministério Público Estadual ingressou com ação civil pública para anular lei estadual e obrigar a contratação de servidores aprovados em concurso público. É o primeiro passo na guerra para por fim ao clientelismo, existente desde a república oligárquica no Brasil.

O promotor Adriano Lobo Viana de Resende pede na Justiça a inconstitucionalidade da Lei 4.987, do ano passado, que supostamente reorganizaria os cargos comissionados e acabaria com o déficit de pessoal. No entanto, conforme o MPE, a nova legislação burla a regra constitucional ao criar vários cargos de comissão que não possuem relação com as funções de direção, chefia e assessoramento.

Na prática, só perpetua o péssimo hábito das indicações políticas, adotadas desde a criação de Mato Grosso do Sul há 40 anos.

Dos 1.012 funcionários do legislativo, apenas 57 foram aprovados no concurso público, realizado pela primeira vez no ano passado. Outros 144 não fizeram concurso público, mas acabaram efetivados pela Constituição. Este  é o caso do prefeito Marquinhos Trad (PSD), nomeado sem concurso no gabinete do pai, o deputado Nelson Trad (PTB), e depois efetivado e até promovido.

De acordo com o MPE, 598 comissionados ocupam o cargo de assessor de gabinete parlamentar, cinco de secretário e 208 são comissionados em funções diversas.

A maior parte dos comissionados exerce função típica de servidor efetivo, como atendimento de pessoal, manuseio e andamento de documentos, atendimento telefônico, recepção, edição de vídeo, fotografia, tarefas burocráticas no setor de recursos humanos, entre outras.

Ao ignorar a contratação de servidores por meio de seleção impessoal e técnica, o legislativa acaba optando por funcionários para atender indicações políticas, troca de favores e até nepotismo. Até funcionários fantasmas, que recebem salário sem cumprir expediente, existem no local.

“É fato notório que o clientelismo, existente desde a república oligárquica até os dias atuais, é prática reiterada e arcaica proveniente principalmente da troca de favores na eleição de políticos aliados ao nepotismo entre s autoridades superiores nomeadas pelos cargos políticos”, reitera Resende. “Há uma violação frontal e brutal da proporcionalidade”, conclui.

Na ação civil pública, o promotor pede a anulação da Lei 4.987 e a substituição dos comissionados por servidores aprovados no último concurso público, ainda em vigor. O objetivo é obter pelo menos o número equivalente de comissionados e efetivos, uma tarefa quase impossível e árdua para superar o clientelismo político mantido pelos atuais deputados estaduais.

Na ação, o promotor aponta os deputados que mais fazem indicações políticas: Junior Mochi (atual presidente) e Eduardo Rocha, do MDB. Ele ainda cita Jerson Rodrigues, parlamentar que não existe, mas pode ser referência ao ex-presidente e atual conselheiro do Tribunal de Contas, Jerson Domingos.

Cumprir a lei não é um ponto forte da Assembleia. É o único órgão que não cumpre as leis da transparência na íntegra, porque não divulga a relação nominal dos salários pagos aos deputados estaduais e aos servidores.

Em entrevista ao Correio do Estado, Mochi anunciou que vai recorrer contra a ação civil pública. Não será tarefa fácil mudar um costume, por mais nocivo que ele seja à sociedade. O dinheiro é do contribuinte, não dos deputados estaduais eleitos para mandato de quatro anos.É preciso respeito, afinal, o deputado é um servidor, não o “rei do pedaço”.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Cidadania
Quase 800 pessoas participaram da Semana do CadÚnico/Bolsa Família em Ladário
Administração
Prefeitura desenvolve sistema digitalizado para Ouvidoria Geral do Município
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
MS Ativo
Riedel conta com prefeitos para asfaltar todas as ruas de MS e extinguir pobreza no Estado
Operação Nicolau I
Morador de Corumbá é alvo de mandado de busca por pornografia infantil
Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Economia Nacional
Governo federal adiará um dos projetos da regulamentação da reforma tributária
Saúde Pública
Na Câmara, vereador reforça necessidade da conclusão do prédio do novo laboratório municipal
Aposta
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Mais Lidas

Em ônibus
Casal boliviano é flagrado transportando 8,8 kg de cocaína para Capital
Segurança Pública
4ª Fase da Operação Mute avança com telamento de presídios em MS
Flagrante
Caminhoneiro é preso com 392 kg de cocaína em carga de minério
Expedição
"Juizados em Ação" suspende em navio da Marinha para atender comunidades indígenas