Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

MP investiga: Nepotismo, funcionário fantasma e diárias irregulares

09 abril 2017 - 23h10Sylma Lima

A vida de Prefeito não está nada facial. Apenas duas diárias suspeitas fizerem com que o Prefeito da cidade de Dois irmãos do Buriti//MS, e mais o chefe de Gabinete Wilson Avelino, se tornassem alvos de investigação do Ministério Público da cidade. A apuração será do promotor de Justiça João Meneghini Girelli.

A informação da investigação foi publicada no Diário Oficial do MP na data de 10/04, e o procedimento de investigação visa “apurar pagamento indevido de diárias ao Prefeito Edilson, juntamente com o chefe de Gabinete Wilsom Avelino teriam recebido valores de diárias relativamente aos dias 23 e 24 de fevereiro de 2017 (destino Campo Grande), nada obstante haver comparecido em evento no Município de Dois Irmãos do Buriti no dia 23 de fevereiro”.

Não foi noticiado o valor da diária de Dois Irmãos do Buriti para Campo Grande que tem distância de 106 km, e é comandada pelo Prefeito Edilson Manguinha do PSDB que foi eleito com 3.547 votos.

O promotor Girelli é o mesmo que baixou recomendação para que o Prefeito de Anastácio não realize a tradicional “FESTA DA FARINHA” que será realizada entre os dias 05,06 e 07 de maio deste ano.

O evento já é tradicional na cidade na 12º edição, inclusive consta na divulgação do evento a participação dos artistas Bruninho e Davi, Fulô de Mndacarú, Trazendo a Arca, Maria Quitéria e César Menotti e Fabiano. No caso de César e Menotti e Fabiano, o promotor diz que são artistas de expressão nacional, e portanto, altamente custosos aos cofres públicos.

Na visão do promotor, o município não pode fazer a “Festa da Farinha” porque estará gastando dinheiro público em atividade não essencial e que tem outras prioridades na cidade.

NEPOTISMO

Já na cidade de Figueirão/MS, mais um prefeito virou alvo de investigação por suspeita de nepotismo. A Promotoria da cidade instaurou Inquérito Civil para apurar “ Apurar eventual prática de nepotismo no Município de Figueirão”.

O Prefeito da cidade é Rogério Rodrigues Rosalin do PSDB que foi eleito com 1.102 votos.

O promotor responsável pelo caso será Douglas Silva Teixeira da Comarca de Camapuã.

Virou corriqueiro investigação do MP contra o nepotismo. Recentemente foi instaurado investigação na cidade de Anastácio contra o Prefeito Nildo de Alves Caibre ( PSDB) para apurar suspeita de nomeações de parentes.

Súmula Vinculante 13 do Supremo Tribunal Federal proíbe nomeações de parentes:

“A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal”

FANTASMA

Em Aquidauana a investigação é contra o Tribunal de Contas do Estado e visa “Apurar denúncia de que Heloisa Gomes Puccini é funcionária fantasma do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul”.

Neste caso a denúncia foi anônima, mas mesmo assim foi instaurada apuração. A investigação ficará a cargo do promotor José Maurício de Albuquerque da mesma cidade.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Eleições 2024
Em novo partido, vereador Luciano Costa confirma pré-candidatura à prefeitura de Corumbá
Hoje
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 72 milhões
Economia
Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

Mais Lidas

Oportunidade
Processo seletivo abre 24 vagas para o HRMS
Destaque
Prefeito empossa 31 aprovados em concurso público da Rede Municipal de Educação
Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Destaque
Prefeitura divulga relação dos locais de realização das provas do concurso da Guarda Municipal
As provas serão realizadas no próximo domingo, dia 21, no período vespertino