Menu
domingo, 25 de julho de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Expresso Mato Grosso - Promoção de Junho
Geral

MP investiga: Nepotismo, funcionário fantasma e diárias irregulares

09 abril 2017 - 23h10Sylma Lima

A vida de Prefeito não está nada facial. Apenas duas diárias suspeitas fizerem com que o Prefeito da cidade de Dois irmãos do Buriti//MS, e mais o chefe de Gabinete Wilson Avelino, se tornassem alvos de investigação do Ministério Público da cidade. A apuração será do promotor de Justiça João Meneghini Girelli.

A informação da investigação foi publicada no Diário Oficial do MP na data de 10/04, e o procedimento de investigação visa “apurar pagamento indevido de diárias ao Prefeito Edilson, juntamente com o chefe de Gabinete Wilsom Avelino teriam recebido valores de diárias relativamente aos dias 23 e 24 de fevereiro de 2017 (destino Campo Grande), nada obstante haver comparecido em evento no Município de Dois Irmãos do Buriti no dia 23 de fevereiro”.

Não foi noticiado o valor da diária de Dois Irmãos do Buriti para Campo Grande que tem distância de 106 km, e é comandada pelo Prefeito Edilson Manguinha do PSDB que foi eleito com 3.547 votos.

O promotor Girelli é o mesmo que baixou recomendação para que o Prefeito de Anastácio não realize a tradicional “FESTA DA FARINHA” que será realizada entre os dias 05,06 e 07 de maio deste ano.

O evento já é tradicional na cidade na 12º edição, inclusive consta na divulgação do evento a participação dos artistas Bruninho e Davi, Fulô de Mndacarú, Trazendo a Arca, Maria Quitéria e César Menotti e Fabiano. No caso de César e Menotti e Fabiano, o promotor diz que são artistas de expressão nacional, e portanto, altamente custosos aos cofres públicos.

Na visão do promotor, o município não pode fazer a “Festa da Farinha” porque estará gastando dinheiro público em atividade não essencial e que tem outras prioridades na cidade.

NEPOTISMO

Já na cidade de Figueirão/MS, mais um prefeito virou alvo de investigação por suspeita de nepotismo. A Promotoria da cidade instaurou Inquérito Civil para apurar “ Apurar eventual prática de nepotismo no Município de Figueirão”.

O Prefeito da cidade é Rogério Rodrigues Rosalin do PSDB que foi eleito com 1.102 votos.

O promotor responsável pelo caso será Douglas Silva Teixeira da Comarca de Camapuã.

Virou corriqueiro investigação do MP contra o nepotismo. Recentemente foi instaurado investigação na cidade de Anastácio contra o Prefeito Nildo de Alves Caibre ( PSDB) para apurar suspeita de nomeações de parentes.

Súmula Vinculante 13 do Supremo Tribunal Federal proíbe nomeações de parentes:

“A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal”

FANTASMA

Em Aquidauana a investigação é contra o Tribunal de Contas do Estado e visa “Apurar denúncia de que Heloisa Gomes Puccini é funcionária fantasma do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul”.

Neste caso a denúncia foi anônima, mas mesmo assim foi instaurada apuração. A investigação ficará a cargo do promotor José Maurício de Albuquerque da mesma cidade.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Seguiriam para Bolívia
Dois veículos que seriam atravessados para Bolívia são recuperados
Mais tempo
Exame toxicológico na emissão de CNH tem prazo ampliado para utilização do laudo
Empreendedorismo
Cinco erros que o empresário deve evitar no Marketing e Vendas
Imunização
Sábado tem vacinação contra Covid até 12h no drive do Poliesportivo
Investigaçã
Famosos em MS, grupos de venda estão 'recheados' de produtos roubados
Saúde
Anvisa suspende estudos clínicos da Covaxin no Brasil
Sorte
Mega-Sena pode pagar R$ 7 milhões no sorteio deste sábado
Cidade Tranquila
Operação conjunta combate crimes fronteiriços em Corumbá e Ladário
Tempo
Ar seco e quente pode marcar o sábado em Mato Grosso do Sul
Acidente
Motociclista fratura clavícula após perder controle em lombada

Mais Lidas

Seguiriam para Bolívia
Dois veículos que seriam atravessados para Bolívia são recuperados
Imunização
Sábado tem vacinação contra Covid até 12h no drive do Poliesportivo
Cidade Tranquila
Operação conjunta combate crimes fronteiriços em Corumbá e Ladário
Mais tempo
Exame toxicológico na emissão de CNH tem prazo ampliado para utilização do laudo