Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

MP Eleitoral lança campanha contra a corrupção nas eleições municipais

08 outubro 2020 - 10h05Ascom MPF

“Candidato que comete crime eleitoral não merece chegar lá”. Com o objetivo de chamar atenção para a gravidade da corrupção eleitoral e alertar para os prejuízos que ela traz para a sociedade, MP Eleitoral, composto por Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), e Sistema Fiems lançaram, nesta quarta-feira (7/10), campanha informativa contra a corrupção nas eleições municipais de 2020.

Peças publicitárias como outdoor, busdoor e cards para redes sociais serão amplamente distribuídas a fim de alcançar o maior número possível de pessoas, reforçando narrativas que costumam ser equivocadamente menosprezadas durante as campanhas eleitorais, como: comprar voto é crime, e escolher candidato com base nos benefícios pessoais que ele pode oferecer é prejudicial à sociedade.

Pedro Gabriel Siqueira Gonçalves, procurador Regional Eleitoral em MS, lembrou que o grande desafio é reforçar para o cidadão a importância da escolha consciente de candidatos, com base em análise de propostas, pesquisa sobre a vida pública pregressa, alianças estabelecidas, etc. “O nascedouro dos principais problemas da sociedade está na corrupção. Escolhas mal feitas ou feitas com base em critérios questionáveis levam pessoas com compromissos escusos a ocuparem postos de liderança”, alertou.

Para o procurador, a escolha de candidatos probos, íntegros, comprometidos com ideais democráticos e cidadãos, leva a pessoa certa a estar no lugar certo e na hora certa. “Isso ficou ainda mais claro no momento de crise que atravessamos agora. É preciso considerar todo o contexto que envolve referido candidato, sua vida pregressa, quem são seus apoiadores, a fim de sabermos que, diante de crises, ele tomará as melhores decisões em prol da sociedade”.

O lançamento da campanha contou ainda com a presença do procurador-geral de Justiça do Estado de MS, Alexandre Magno Benites de Lacerda, que destacou em seu discurso a necessidade de se trabalhar na origem do problema, a corrupção eleitoral. “Fazer o trabalho repressivo, punir a compra de votos depois que ela acontece, por exemplo, tem um caráter punitivo que não surte efeito a longo prazo. Por isso estamos, eleição após eleição, focados em conscientizar a sociedade sobre a importância do voto consciente. O candidato que compra o voto, vende o mandato. O dinheiro precisa vir de algum lugar”, alertou.

Para o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Patrimônio Público e Social, das Fundações e Eleitorais, Antonio Siufi Neto, é preciso ter em mente que a democracia se faz mediante política e atuação de políticos. “Não podemos menosprezar o papel dos atores político-partidários em uma democracia. É a eles que cabe a tomada de decisões, agravadas em momentos de crise como o que enfrentamos, e por isso sua escolha precisa ser feita com critérios sérios. Democracia não pressupõe apenas eleições periódicas, mas eleições periódicas limpas. E, por isso, o Ministério Público atua arduamente para que os pleitos sejam cada vez mais limpos e transparentes”.

Daniel Castro Gomes da Costa, juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), representou a justiça eleitoral na ocasião, reforçando que o TRE está à disposição para fortalecer e fomentar campanhas em prol da democracia e contra a corrupção.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Eleições 2024
Em novo partido, vereador Luciano Costa confirma pré-candidatura à prefeitura de Corumbá

Mais Lidas

Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá