Uma das datas comerciais mais aguardadas por comerciantes e consumidores, a Black Friday 2024, estima movimentar R$ 406,64 milhões de reais na economia de Mato Grosso do Sul. Porém, em Corumbá (MS), o movimento no centro comercial ainda é tímido na manhã desta sexta-feira, 29 de novembro. A expectativa é que os consumidores apareçam no horário do almoço ou mais para o final do dia, após cumprirem seus expedientes de trabalho, afinal, Black Friday não é feriado.
Levantamento feito pelo Sebrae/MS e Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF MS), entre os dias 4 e 11 de novembro com 1.981 pessoas nos municípios de Corumbá, Ladário, Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Bonito e Três Lagoas, aponta que entre os produtos mais desejados pelos consumidores, estão os segmentos de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos com 47,32% da intenção de compra. Em segundo lugar, aparecem roupas, calçados e acessórios, com 29,19%, seguidos por notebooks e computadores, com 9,06%.
Outro destaque é a forte preferência pelo comércio local: 82,38% das pessoas pretendem realizar as compras presencialmente, em lojas físicas. E é com base nesse dado, que os lojistas do centro de Corumbá estão investindo na decoração das lojas e nas promoções para atrair a atenção dos consumidores. Há lojas, como a Magazine Luiza, que apostaram em manter as ofertas durante todo o mês de novembro, eles chamaram de a Black das Blacks. Outras, como a loja popular Tudo por Doze, preferiu baixar o preço por três dias, de quarta-feira, 27, até hoje, 29, dia oficial da Black Friday, todos os produtos da loja estão sendo vendidos por R$ 10.
A economista da Fecomércio MS, Regiane Dedé de Oliveira, ressalta que a Black Friday é um período importante para o comércio, principalmente, por anteceder ao Natal e ser visto por muitos consumidores como uma oportunidade de iniciar a aquisição de presentes por valores mais acessíveis.
“Os consumidores costumam aguardar os preços atrativos da Black Friday para adquirir itens que já vinham acompanhando, como eletrodomésticos ou aparelhos eletrônicos. Essa é uma data importante que fomenta o comércio, mas é fundamental que o consumidor esteja atento e verifique se os descontos realmente correspondem às expectativas”, destaca Regiane.
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