Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Mototaxistas protestam por fiscalização contra os irregulares e recebem apoio da Câmara de Vereadores

21 fevereiro 2017 - 08h48Gesiane Medeiros
Mototaxistas protestaram durante sessão da Câmara dos Vereadores na noite de ontem (20). Foto: CDP

Profissionais mototaxistas legalizados se organizaram em protesto pacífico durante sessão da Câmara Municipal dos Vereadores na noite desta segunda-feira (20), eles pedem atenção do poder legislativo para que possam trabalhar com segurança e sem a concorrência desleal dos clandestinos.

Na ocasião, receberam apoio do vereador Dr. Domingos Alvaneze que apresentou duas indicações em defesa dos mototaxistas, a primeira solicita uma fiscalização permanente do bom funcionamento do serviço desempenhado pelos profissionais legalizados, de modo a impedir a atuação dos irregulares e pede atenção para as vagas disponíveis sobressalentes no último concurso realizado, onde das 260 vagas disponíveis apenas 34 foram preenchidas; a segunda indica que a prefeitura libere de imediato os alvarás dos 34 aprovados no último concurso, de modo que aumente o número de profissionais regulares nas ruas. “Precisamos além de proteger e apoiar quem já é legalizado, dar a oportunidade para quem não cumpre as exigências da categoria de se adequar e trabalhar dentro da lei”, disse vereador Dr. Domingos.

As duas indicações serão transformadas em requerimentos e novamente apresentadas e defendidas verbalmente em nova sessão marcada para esta terça-feira (21), desta forma os pedidos ganham mais peso e destaque perante o protesto dos profissionais que sofrem pela falta de fiscalização sobre os irregulares.

Em contato com os representantes da classe, eles afirmaram que já acionaram advogada para entrar com ação judicial em desfavor a funcionário da Agência Municipal de Trânsito (Agetrat), que segundo eles, afirmou durante entrevista a TV que pelo menos 50% dos mototaxistas são clandestinos, a categoria defende que o percentual é muito menor. Os representantes apontam que o órgão municipal termina por incentivar a irregularidade quando diz na mesma entrevista, que os agentes não têm como provar que uma pessoa está praticando corrida irregular remunerada.

Protesto da última quinta (16) na BR 262 foi impedido pela PRF. Foto: Sylma Lima

Protesto impedido

Na última quinta-feira, 16 de fevereiro, dezenas de moto taxistas realizaram protesto em frente a rodoviária municipal na Rua Porto Carreiro e em seguida foram para a rodovia BR 262, em frente ao Posto Fiscal Lampião Acesso. O fechamento da via como reivindicação de direitos estava agendado e foi informado a Policia Militar, Agetrat, PRF e Corpo de Bombeiros através de oficio, porém eles foram impedidos pela PRF de realizar ação.

Encargos

Carlos Silva, representante da categoria, disse ao Capital do Pantanal que a questão nem é o preço praticado por um ou pelo outro, mas a injustiça com os autorizados que são obrigados a pagar impostos, sindicato e previdência privada, “ eles não pagam impostos nenhum e lucram. Quando nós pagamos ate seguro de vida nosso e do passageiro”.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal