Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Moinho recebe abraço e doação do grupo Harley-Davidson do Pantanal

13 fevereiro 2017 - 09h49Assessoria
Harleyros foram recebidos com quebra-torto e apresentação e dança e música. Foto: Assessoria Moinho

As motos Harley-Davidson invadiram o Instituto Moinho Cultural neste final de semana. Elas trouxeram de diferentes regiões do Brasil e da Bolívia homens e mulheres apaixonados pela motocicleta criada há 113 nos Estados Unidos. Quem compra uma Harley torna-se muito mais que o dono de uma moto, mas entra para um clube com filiais espalhadas por todo o mundo, com direito a muitas amizades, viagens, aventuras, interações e filantropia.

O ponto de partida foi Campo Grande, sede do grupo HOG Pantanal (Harleu Owers Group), criado em 1982. Além dos campo-grandenses vieram a Corumbá harleyros de Cuiabá, Curitiba, Dourados, Maracaju, São Paulo e Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), todos movidos por uma boa causa. Uma das missões do grupo é a filantropia e neste ano o escolhido em Corumbá foi o Moinho Cultural. Para o Moinho doaram a renda total dos leilões de três peças originais Harley – um suporte de capacete, um tanque de combustível e um casaco de couro.

Ao chegarem de Campo Grande, após seis horas de viagem em comitiva pela BR-262, os harleyros foram recebidos no Moinho com um quebra-torto, prato típico da culinária pantaneira, assistiram a um vídeo sobre as atividades do Moinho e apresentação de balé com o duo Nayara Aponte e Jhonatan Parola, destaque da Companhia de Dança Moinho e do recente Moinho in Concert, e música executada pela Orquestra Moinho.  Ao todo o grupo reuniu 120 pessoas. O domingo estava reservado para passeios pelo rio Paraguai e pontos turísticos da cidade. “Este é nosso terceiro encontro em Corumbá, o evento cresce e nossa meta é trazer no próximo ano 150 pessoas”, disse o diretor do HOG Pantanal, Reinaldo Castilho.

Harleyros trazem diversão e doação em dia especial no Moinho Cultural. Foto: Assessoria Moinho

Entre o grupo estão advogados, comerciantes, empresários, publicitários, sozinhos ou formando casais, alguns com crianças. O advogado Sebastião Rolon Neto e a terapeuta ocupacional Alessandra trouxeram a filha Luana mas a família vai receber em breve mais duas meninas. Alessandra está grávida de gêmeas e desta vez, por precaução, não veio na garupa da moto do marido, preferiu o carro. “Sou parceira dele em todas as viagens de Harley-Davidson e não podia deixar de vir de novo a Corumbá”, afirmou a gaúcha Alessandra. “Sempre me emociono muito quando venho ao Moinho e vejo as crianças”, acrescentou.

O antropólogo paulista Adalto Carneiro veio com sua Harley de Cuiabá, Mato Grosso, prepara um artigo focalizando “a tribo nos motociclistas” e, como historiador, certamente vai se lembrar das aparições de astros do cinema como Marlon Brando e James Dean em cima de uma Harley-Davidson em filmes dos anos 50 que começavam a associar motociclistas à fama de cawboys do asfalto, rapazes rebeldes e amantes da liberdade. Nem tão rebeldes mas cada vez mais solidários e caritativos, os harleyros do Pantanal mantêm nos dias atuais o modo despojado de vida, com suas calças jeans desbotadas, seus casacos de couro e suas máquinas incrementadas criadas há mais de 100 anos por dois rapazes, Harley e Davidson.

Moinho e Vale, 12 anos de parceria

No retorno das atividades dos alunos em 2017, neste dia 8 de fevereiro, o Instituto Moinho Cultural reforçou sua longa parceria com a Vale. “Desde o início desse projeto, em 2005, a Vale é a principal patrocinadora do Moinho, portanto são doze anos consecutivos de parceria e confiança mútua”, destacou Márcia Rolon, diretora executiva e fundadora do Moinho. Em doze anos do Moinho, mais de 1400 jovens já foram formados no instituto da rua Domingos Sahib, no Porto Geral. Muitos dos antigos alunos são hoje estudantes universitários, profissionais especializados e alguns, inclusive, abraçaram a arte aprendida como profissão. “O Moinho é muito mais que um polo de formação artística, somos sobretudo um grande centro de irradiação de poderosas ferramentas de transformação social”, ressaltou Márcia. “Fortalecemos entre os jovens atitudes como ética, disciplina, educação e fé nos frutos de nosso próprio trabalho”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal