Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Moinho in Concert encanta com clássico da dança e celebra América do Sul

05 dezembro 2016 - 09h47Redação
O espetáculo faz parte do calendário festivo de final de ano da cidade. Foto: Divulgação/Moinho Cultural

O Moinho in Concert uniu o clássico e o regional e, em sua nona edição, encantou o público com uma apresentação cercada de beleza, emoção e a graciosidade de seus pequenos dançarinos e músicos em uma noite inesquecível para familiares, amigos e convidados, neste domingo, 4 de dezembro, no ginásio Poliesportivo da rua Porto Carreiro. 

Depois de uma primeira parte dedicada ao Conto Natalino, com músicas de Tchaikovsky, o Moinho prestou justa homenagem ao trio Hermanos Irmãos, expoentes da música de raízes sul-americana, formado por Márcio de Camillo, Jerry Espindola e Rodrigo Teixeira. “Salve a América, salve o Moinho”, celebrou com a plateia o músico Rodrigo Teixeira, autor do livro “Prata da Casa, um Marco da Música Sul-mato-grossense”.

Nos fragmentos do Quebra-nozes, passaram pelo palco os Anjos, Clara e suas amigas, a Dança Espanhola, Polichinelos, Mirlitons, a  Dança Russa, a Dança Chinesa, a Valsa das Flores  e Pax de Deus (com o duo de dançarinos Nayara Aponte e Jhonatan Parola).

A segunda parte foi dedicada ao Canto Sul-americano, marcado pela influência de três compositores, músicos e cantores que como poucos souberam mergulhar no universo da poesia sul-americana, com uma proposta de solidariedade e integração entre os povos do continente, que hoje formam o grupo Hermanos Irmãos. 

O CD mais recente do Hermanos Irmãos foi gravado em Assunção e recentemente o grupo refez o caminho dos mochileiros até Matchu Pichu, no Peru, o que lhes rendeu uma nova versão da música Trem do Pantanal, composta por Geraldo Roca e Paulo Simões, e mais um CD, Por América.

 A homenagem ao trio começou com Irmãos Lua, de Renato Teixeira; Terra Boa,  composição de Paulo Simões e Almir Sater; Sempre, de Márcio de Camillo; e uma interpretação de Condor Pasa, clássico da cultura andina na voz de Mayara Martins. 

Caras Lindas, de Tite Alonso, surgiu em seguida no palco, além da eletrizante Polca Paraguaia, da música Cruzada e, por fim, de Por América, ao som da Orquestra Moinho e convidados, com regência do maestro Eduardo Martinelli e encenadas pelo grupo de dança do Moinho. Os arranjos foram de Emanuel Teixeira, Eduardo Martinelli e Wagner Soares. 

No palco, homenageados da noite. Foto: Divulgação/Moinho Cultural

No palco, exemplos de transformação

A direção artística e textos foram de Sonia Ruas Rolon, Márcia Rolon e dos mestres de dança cubanos Rolando Candia e Mayda Rivero. O Moinho in Concert também leva a assinatura do coordenador geral José Roberto dos Santos Júnior e da coordenadora de projetos Mônica Macedo. 

Como exemplo de transformação de  vida, o espetáculo deste ano contou, entre os convidados, com a bailarina corumbaense, Aline Espírito Santo, formada pelo Moinho Cultural e agora acadêmica do curso de Artes Cênicas e Dança da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em Campo Grande. “Uma vez Moinho, sempre Moinho, ano passado foi meu último ano aqui fazendo as aulas, mas estou sempre de volta”, diz. (Assessoria Moinho Cultural)

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio
Cidade Limpa
Vereador cobra instalação de lixeiras na cidade com intensa campanha educativa
Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue
Por 30 dias
Morte de cão extraviado faz Gol suspender transporte de animais
Saúde
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Economia Nacional
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira (24)
Administração
Lajotas retiradas da rua Ladário serão reaproveitadas em alamedas e vias de menor movimento
Saúde Pública
Vereador pede agilidade nas cirurgias ginecológicas para reduzir fila de espera em Corumbá
Administração
Convênio com o Estado garante R$ 34,5 milhões para infraestrutura urbana e rural em Corumbá

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Expedição
"Juizados em Ação" suspende em navio da Marinha para atender comunidades indígenas
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias