Menu
terça, 11 de maio de 2021
Andorinha - Maio
Andorinha - Maio
Geral

Ministro lança mobilização nacional e destaca atuação conjunta das secretarias contra o Aedes Aegypti

03 dezembro 2016 - 08h23Notícias MS

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Sérgio Etchegoyen, acompanhou nesta sexta-feira (2) em Mato Grosso do Sul os trabalhos relacionados a mobilização nacional de enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti. A iniciativa, realizada em todo país, tem como objetivo mobilizar nas sextas-feiras a sociedade e também órgãos públicos em um trabalho de limpeza e cuidado para reduzir de acumulo de resíduos que contribuam para focos do mosquito.

Acompanhado do secretário de estado de saúde Nelson Tavares, o ministro Sérgio Etchegoyen visitou a Sala Estadual de Situação onde pode verificar via vídeo conferencia os trabalhos não só da Sala Estadual como também das sete salas de situação instaladas nos municípios de Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

“É um dia especial no acompanhamento destas ações no combate ao mosquito. A nossa preocupação se une aos governos estaduais e à população à respeito desta ameaça que é o Aedes. Devemos nos sensibilizar começando a prevenção dentro de casa. É um esforço conjunto, onde o resultado é será benéfico para toda a sociedade.”, disse Etchegoyen.

O ministro ainda entregou quatro veículos Doblôs doados pelo Ministério da Saúde, direcionados para os trabalhos de enfrentamento ao Aedes. Os veículos serão entregues para a Coordenadoria de Controle de Vetores e para a Sala Estadual de Situação, em Campo Grande e para os Núcleos Regionais de Saúde de Três Lagoas e Dourados.

Secretaria de Saúde recebeu 4 veículos do Ministério da Saúde para ações de enfrentamento ao mosquito. Foto: CDP

Ainda durante a manhã, o ministro acompanhou um trabalho de mobilização realizado no bairro Vila Margaria, por alunos da Escola Estadual Maria Eliza Bocayuva. Os alunos apresentaram uma peça teatral com o tema de conscientização no recolhimento de lixo para evitar focos do mosquito Aedes Aegypti. Já do lado de fora da escola, o ministro Sérgio Etchengouyen visitou uma residência e acompanhou onde falou sobre a importância de se evitar o acumulo de água parada e também condições que favoreçam o aparecimento de criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

“A mobilização da sociedade é fundamental para o sucesso das ações. Este trabalho conjunto entre secretaria de saúde e educação é um exemplo de uma parceria importante para se evitar focos do mosquito. As crianças mobilizadas desde cedo em uma campanha educativa voltada para a saúde traz resultados significativos à essa ação. Cabe ao poder público fortalecer este trabalho conjunto e é o que buscamos neste dia importante para todo o Brasil”, afirmou o ministro.

“O foco principal é a capacidade que a área publica, de mobilizar a sociedade organizada numa ação de conscientização e enfrentamento ao Aedes Aegypti. Este é o nosso esforço, somente a equação financeira não resolve. O que assistimos no dia de hoje é uma demonstração de como conseguimos caminhar de forma conjunta para uma solução de amadurecimento entre poder público, iniciativa privada e sociedade”, destacou o secretário de estado de saúde Nelson Tavares.

Sala de Situação

A sala de situação é um projeto realizado pela Secretaria de Estado de Saúde para ampliar as ações de fiscalização dos locais com possíveis focos do mosquito. Com isso, as informações levantadas pelos agentes de saúde passam para a base de dados da Sala de Situação onde, por meio de um mapeamento da região vistoriada, os agentes conseguem direcionar seus trabalhos de forma localizada e dinâmica.

Além dos trabalhos da Secretaria de Estado de Saúde, a Sala de Situação conta com a parceria de 39 instituições, atuando como agentes colaboradores, realizando ações de combate a focos do mosquito em suas instituições. Entre elas estão Tribunal de Justiça, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Ministério Público Estadual, Exército Brasileiro, Marinha, entre outras.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLICIAL
PRF apreende mais de 7 toneladas de maconha em MS
POLICIAL
PF realiza prisão por tráfico interestadual de drogas e apreende 200 kg de maconha
EDUCAÇÃO
IFMS investe no aprimoramento de atividades não presenciais
MEIO AMBIENTE
Parque Municipal de Piraputangas recebe observação de aves
HOMENAGEM
Câmara homenageia OAB de Corumbá pelo seu 63º aniversário de fundação
CIDADANIA
Abertas as inscrições para a 2ª edição do programa Juventude Empreendedora
GERAL
Após recomendação da Anvisa, Estados e prefeituras mudam vacinação de grávidas
GERAL
CPI da Covid questiona presidente da Anvisa sobre vacinas nesta terça
ECONOMIA
Produtividade cai 2,5% no primeiro trimestre de 2021, aponta pesquisa da CNI
GERAL
Maio da Diversidade LGBT+ terá mais de 100 ações do Governo MS

Mais Lidas

POLICIAL
PM encerra festa clandestina em casa abandonada e prende foragido da justiça
POLICIAL
Homem é preso por infração de medida sanitária e desobediência
POLICIAL
Casal é preso após briga no bairro Dom Bosco
POLICIAL
PRF recupera veículo e liberta homem que estava mantido em cárcere privado