Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Ministro lança mobilização nacional e destaca atuação conjunta das secretarias contra o Aedes Aegypti

03 dezembro 2016 - 08h23Notícias MS

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Sérgio Etchegoyen, acompanhou nesta sexta-feira (2) em Mato Grosso do Sul os trabalhos relacionados a mobilização nacional de enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti. A iniciativa, realizada em todo país, tem como objetivo mobilizar nas sextas-feiras a sociedade e também órgãos públicos em um trabalho de limpeza e cuidado para reduzir de acumulo de resíduos que contribuam para focos do mosquito.

Acompanhado do secretário de estado de saúde Nelson Tavares, o ministro Sérgio Etchegoyen visitou a Sala Estadual de Situação onde pode verificar via vídeo conferencia os trabalhos não só da Sala Estadual como também das sete salas de situação instaladas nos municípios de Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

“É um dia especial no acompanhamento destas ações no combate ao mosquito. A nossa preocupação se une aos governos estaduais e à população à respeito desta ameaça que é o Aedes. Devemos nos sensibilizar começando a prevenção dentro de casa. É um esforço conjunto, onde o resultado é será benéfico para toda a sociedade.”, disse Etchegoyen.

O ministro ainda entregou quatro veículos Doblôs doados pelo Ministério da Saúde, direcionados para os trabalhos de enfrentamento ao Aedes. Os veículos serão entregues para a Coordenadoria de Controle de Vetores e para a Sala Estadual de Situação, em Campo Grande e para os Núcleos Regionais de Saúde de Três Lagoas e Dourados.

Secretaria de Saúde recebeu 4 veículos do Ministério da Saúde para ações de enfrentamento ao mosquito. Foto: CDP

Ainda durante a manhã, o ministro acompanhou um trabalho de mobilização realizado no bairro Vila Margaria, por alunos da Escola Estadual Maria Eliza Bocayuva. Os alunos apresentaram uma peça teatral com o tema de conscientização no recolhimento de lixo para evitar focos do mosquito Aedes Aegypti. Já do lado de fora da escola, o ministro Sérgio Etchengouyen visitou uma residência e acompanhou onde falou sobre a importância de se evitar o acumulo de água parada e também condições que favoreçam o aparecimento de criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

“A mobilização da sociedade é fundamental para o sucesso das ações. Este trabalho conjunto entre secretaria de saúde e educação é um exemplo de uma parceria importante para se evitar focos do mosquito. As crianças mobilizadas desde cedo em uma campanha educativa voltada para a saúde traz resultados significativos à essa ação. Cabe ao poder público fortalecer este trabalho conjunto e é o que buscamos neste dia importante para todo o Brasil”, afirmou o ministro.

“O foco principal é a capacidade que a área publica, de mobilizar a sociedade organizada numa ação de conscientização e enfrentamento ao Aedes Aegypti. Este é o nosso esforço, somente a equação financeira não resolve. O que assistimos no dia de hoje é uma demonstração de como conseguimos caminhar de forma conjunta para uma solução de amadurecimento entre poder público, iniciativa privada e sociedade”, destacou o secretário de estado de saúde Nelson Tavares.

Sala de Situação

A sala de situação é um projeto realizado pela Secretaria de Estado de Saúde para ampliar as ações de fiscalização dos locais com possíveis focos do mosquito. Com isso, as informações levantadas pelos agentes de saúde passam para a base de dados da Sala de Situação onde, por meio de um mapeamento da região vistoriada, os agentes conseguem direcionar seus trabalhos de forma localizada e dinâmica.

Além dos trabalhos da Secretaria de Estado de Saúde, a Sala de Situação conta com a parceria de 39 instituições, atuando como agentes colaboradores, realizando ações de combate a focos do mosquito em suas instituições. Entre elas estão Tribunal de Justiça, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Ministério Público Estadual, Exército Brasileiro, Marinha, entre outras.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal