Menu
terça, 26 de outubro de 2021
Cassems - Melhores e Maiores - Edição 2021
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

Ministro do Meio Ambiente anuncia R$ 167 milhões para prevenção a incêndios no Pantanal

07 agosto 2021 - 08h35Redação

Corumbá recebeu a visita do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, acompanhado do Presidente do ICMBio, Fernando Lorenci, nesta sexta-feira (6). A visita foi para anunciar novas ações do Governo Federal com o objetivo de fortalecer a proteção contra incêndios florestais no bioma do Pantanal em Mato Grosso do Sul e no Parque Nacional do Pantanal Matogrossense (MT). O vereador Luciano Costa fez parte da recepção e celebrou os acordos com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e investimentos para ações de prevenção e combate.    

Firmado com o Instituto Homem Pantaneiro (IHP), o primeiro acordo prevê um novo sistema de monitoramento de embarcações e o impulso a pesquisas científicas sobre o impacto do fogo no Parque Nacional. O acordo firmado com o Governo do Estado terá sua integração realizada pela PMA e compreende todo o Pantanal no estado. Por meio da cooperação entre as entidades, o objetivo é fortalecer a fiscalização, monitoramento, intercâmbio de informações, a inteligência e a educação ambiental junto a todos os envolvidos nas ações.   

Ministro ressaltou a importância da união das forças e do trabalho dos Brigadistas.Ministro reforçou a importância da união das forças e do trabalho dos Brigadistas no combate à incêndios. Foto: Divulgação

Enfatizando a importância da união de forças, o ministro destacou a operação Guardiões do Bioma, fruto de novo plano integrado de combate a incêndios florestais, agregando os ministérios do Meio Ambiente, Justiça e Segurança Pública e Desenvolvimento Regional. “Essa integração entre Força Nacional e órgãos ambientais é fundamental para enfrentar esse grande desafio em todos os biomas, e se soma às ações que estamos trazendo hoje para o Pantanal.” O presidente do ICMBio, Fernando Lorencini, destacou a importância do trabalho conjunto na proteção do Pantanal. Esse acordo fortalece a integração das instituições na proteção do Pantanal.   

“Só temos a agradecer a confiança em nosso trabalho e pedir ao ministro para que o bioma Pantanal faça parte de seus desafios diários. Temos um bioma frágil, com uma gente pantaneira que se orgulha de estar aqui. A oportunidade de desenvolver estratégias para a proteção e sustentabilidade deste bioma está em nossas mãos”, mencionou Letícia Larcher, representando o Instituto Homem Pantaneiro (IHP), em seu discurso. 

 O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, anunciou ainda investimentos em ações de prevenção e combate. Os recursos vêm do Fundo Mundial para o Meio Ambiente, no âmbito do projeto GEF-Terrestre, coordenado pelo MMA e implementado e executado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), respectivamente. O projeto tem valor total de cerca de R$ 167 milhões, e prevê entre suas ações o resgate de animais silvestres em emergências ambientais, em especial ocorrências de incêndios florestais. 

Vereador Luciano Costa fez parte da comissão municipal que recepcionou o Ministro.Vereador Luciano Costa fez parte da comissão municipal que recepcionou o Ministro. Foto: Divulgação Luciano Costa

Para Luciano Costa o investimento vem em boa hora, “nosso bem maior, o Pantanal, precisa de atenção máxima para que seja recuperado. A união das forças municipal, estadual e federal, além de órgãos privados e institutos ambientais precisam acontecer para que as medidas de preservação do nosso Pantanal sejam efetivas”, reforça a importância. 

Com informações do Ministério do Meio Ambiente

Deixe seu Comentário

Leia Também

Educação
Instalação de polo da Universidade Estadual em Corumbá é solicitada na Câmara
Tecnologia
Aplicativo Para Ver Conversas Do WhatsApp de Outra Pessoa
Prevenção
Vereador pede instalação de telas de proteção no prédio do antigo Cine Anache
Resgate +
Ministério do Meio Ambiente lança Programa de Resgate da Fauna Silvestre em Corumbá
Nova Corumbá
Foragido é preso com diversos itens suspeitos na mochila
Presente Inesperado
Policiais Militares de Corumbá fazem surpresa em aniversário de criança que sonha em ser PM
Reivindicação
Vereadores pedem retorno das aulas presenciais na Rede Municipal
Representatividade
Sancionada Lei que institui o Prêmio Zumbi dos Palmares em Corumbá
Péssimas Condições
Morte de motorista na BR 262 é mais um alerta para o perigo do tráfego na rodovia
Campo Grande
Casa Rosa: atendimento integrado contra o câncer de mama inaugura em novembro

Mais Lidas

Denúncia
Sem resposta, passageira recorre a rede social para reclamar da Buser
Acidente
Rapaz sofre fraturas após ser atropelado na saída da quermesse em Ladário
Mundo Novo
Jovem é preso por disparos e porte ilegal de arma de grosso calibre
Procurados
Membros do PCC presos na fronteira com MS são entregues à polícia brasileira