O Ministério da Justiça e Segurança Pública instituiu, por meio de duas portarias ministeriais publicadas nesta segunda-feira (5), o Sistema Nacional de Informações Criminais (Sinic) e o Protocolo Nacional de Reconhecimento de Pessoas em Procedimentos Criminais.

Assinada pelo ministro Ricardo Lewandowski, a Portaria 1123/2026 estabelece que o caberá ao Snic integrar em uma única base nacional de informações os registros de pessoas condenadas por integrar organizações ou facções criminosas, bem como por violência sexual contra crianças e adolescentes; estupro e racismo, além das que tenham restrições de acesso a arenas esportivas (estádios e ginásios).
Com a entrada em vigor da portaria, o Sinic passa a ser a única fonte para a emissão da Certidão Nacional Criminal e da Folha de Antecedentes Criminais, que, de acordo com o ministério, substituirá, progressivamente, certidões e folhas emitidas por tribunais, polícias civis e institutos de identificação das Unidades da Federação.
Já a Portaria 1122/2026 define que a finalidade do Protocolo Nacional de Reconhecimento de Pessoas em Procedimentos Criminais será subsidiar e padronizar os procedimentos investigativos a cargo das polícias judiciárias (PF; Polícias Civis e Força Nacional de Segurança Pública, em ações de auxílio às demais forças).
Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o objetivo do protocolo é “promover maior confiabilidade, segurança jurídica e respeito aos direitos fundamentais no uso do reconhecimento de pessoas como meio de prova, padronizando os procedimentos técnicos e operacionais de reconhecimento de pessoas – o que tende a reduzir o risco de condenações injustas.
A adesão voluntária e integral ao protocolo será considerada um critério técnico para a priorização do repasse de recursos federais do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), destinados a ações de polícia judiciária relacionadas ao reconhecimento de pessoas.
* Com informações da ASCOM MJSP.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Falha no sistema redireciona alistamento de mulheres de Ladário
Problema nacional enviou candidatas para Campo Grande; correção deve ser feita na Junta Militar

Incêndio no Pantanal é controlado e bombeiros seguem em alerta

Marinha prorroga inscrições para 500 vagas de oficiais temporários

Presidente do IMNEGRA afirma ter sido vítima de racismo em lanchonete no centro

Sebrae promove Mutirão com serviços gratuitos para microempreendedores individuais

Motociclista é socorrido com suspeita de fratura na Firmo de Matos
Incêndio em fazenda mobiliza Bombeiros para a região do Nabileque
Equipe levou mais de 5 horas para chegar ao local do fogo
TempoQuinta-feira de sol e calor em Corumbá e Ladário
Região tem mínima de 25°C e a máxima de 35°C

Aulas de hidroginástica voltam ao Nação Guató a partir de terça-feira



Sistema nacional será única fonte de emissão de certidão negativa. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)


