Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Ministério das Comunicações responde Procon sobre melhoria de internet em Corumbá

27 agosto 2021 - 09h59Redação

O Ministério das Comunicações respondeu ao pedido de explicações do Procon de Corumbá a respeito do sinal de internet na cidade. O documento é assinado pelo secretário de Telecomunicações interino, Artur Coimbra de Oliveira, o Ofício nº 17268 datado em 24 de agosto de 2021. 

O Ofício esclarece que o Governo Federal “busca, com vigor, expandir o acesso à internet de qualidade e promover a inclusão digital da população brasileira”. Informa que é “iminente” o processo licitatório que autoriza “o uso de radiofrequência (Edital 5G) e Programa Wi-Fi Brasil”. 

O secretário de Telecomunicações antecipou que essas ações permitirão a ampliação do acesso aos serviços de telecomunicação em todo o país, incluindo “localidades com mais de 600 habitantes, rodovias federais e municípios sem conexão de alta velocidade”. 

Mais especificamente sobre Corumbá, o Ministério informa que o Programa Wi-Fi Brasil vai atender, “até o momento”, 14 pontos na cidade, “abrangendo sete escolas, três postos de fronteira e dois telecentros comunitários”. 

A Secretaria de Telecomunicações também informou ao Executivo Municipal que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já “notificou as prestadoras de serviços de telecomunicações Vivo, Claro, Tim e Oi a prestarem esclarecimentos quanto à qualidade dos serviços prestados no município”. 

De acordo com o informado à agência reguladora, a Oi esclareceu que entre 2017 e 2020 investiu em Mato Grosso do Sul a quantia de R$ 232,4 milhões e em razão das queimadas “ocorreram eventos que danificaram sua rede, provocando degradação momentânea na prestação dos serviços em Corumbá/MS”. 

Segundo a Anatel informou a Secretaria de Telecomunicações, a operadora Claro esclareceu que “não oferta o serviço de acesso à banda larga fixa no município de Corumbá, prestando somente o serviço de banda larga móvel”. 

A Tim disse ter realizado “vultosos investimentos em Corumbá para assegurar até o final do ano de 2020, a conclusão de projeto referente à expansão do meio de transmissão que atende o município”. A empresa assegurou que seguirá trabalhando para garantir “o atendimento dos indicadores de qualidade exigidos pela Anatel” o que levará a “um aumento significativo da percepção da qualidade por parte da população de Corumbá”. 

Por sua vez, a operadora Vivo explicou que “com vistas a melhorar a performance, foi realizada a ampliação no meio de transmissão (migração para um novo link de maior capacidade, alugado de outra prestadora), com ativação em meados de novembro/2020, o que resultou em melhora no desempenho do serviço no município”. 

Diretor-executivo do Procon Corumbá, Vital Gonçalves Miguéis, disse que a Agência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor está atenta à qualidade do serviço de internet no município. Por orientação do prefeito Marcelo Iunes, o Procon vai sempre atuar para que a população tenha acesso pleno à internet de qualidade, uma vez que o chefe do Executivo corumbaense entende que o acesso à internet é um direito social. 

 

Com informações da Assessoria de Comunicação da PMC

 
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá
Trânsito
Vereador pede estacionamento exclusivo para motos na Rua Porto Carrero
Saúde Pública
Vereador reivindica ambulância para atender comunidade de Albuquerque
Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Corumbá
Banda faz apresentação cultural em celebração aos 376 anos do Exército
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
Cultura
Abril Livro começa hoje e vai até 26 de abril na Biblioteca CEU Heloísa Urt
Segurança Pública
Furtos de animais em assentamentos preocupam e vereador pede intervenção policial
Neste domingo
Prefeitura divulga relação dos locais de provas do concurso para cargos do Poder Executivo
Fiscalização
TCE-MS capacita servidores para fiscalização em licitações

Mais Lidas

Comemorativo
Banda de Música do Exército faz apresentação no Poliesportivo nesta terça-feira (16)
Oportunidade
Processo seletivo abre 24 vagas para o HRMS
Contribuição de 14%
Câmara apoia reavaliação de contribuição previdenciária a aposentados e pensionistas do Estado
Destaque
Prefeito empossa 31 aprovados em concurso público da Rede Municipal de Educação