Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Ministério da Saúde e SES discutem com entidades ações de combate à Dengue, Zika e Chikungunya

25 maio 2022 - 07h50Rodson Lima, SES

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde, realizou nesta terça-feira (24) reunião com representantes do Comitê Estadual das Arbovirores, formado por 40 entidades públicas e privadas, para fazer o engajamento de ações voltadas ao enfrentamento a Dengue, Zika e Chikungunya. O encontro aconteceu no auditório da Governadoria, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. 

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Flávio Britto, o encontro com as entidades que integram o Comitê Estadual das Arboviroses é de extrema importância para o Estado. “É muito importante essa reunião com os membros do Comitê porque serve para que possamos capilarizar as ações de combate as arboviroses. Sabemos que é uma guerra antiga, todos nós sabemos, sem exceção, em qualquer município do Estado, do que é preciso para ser feito no combate a essas doenças. Se a gente tirar pelo menos 15 minutos por semana para limpar as nossas casas e terrenos, isso já faz muita diferença. Infelizmente, já temos nove óbitos registrados, então, é importante que todos nós estejamos engajados nesta luta”. 

O consultor técnico das Arboviroses do Ministério da Saúde, Pablo Fontoura, que apresentou um pouco no panorama da situação epidemiológica no país, afirmou que houve um aumento de 100% nos casos relacionado às arboviroses no país. “Percebemos que em Mato Grosso do Sul não foi diferente. É por isso que nós queremos fortalecer a vigilância, assistência e o controle vetorial de Mato Grosso do Sul. E ficamos felizes quando há essa intersetorialidade, quando há um aumento, a maior carga recai sobre a Saúde, mas sabemos que isso é uma responsabilidade de todos. E essa parceria com estados e municípios é muito importante para nós”. 

Para o assessor militar na SES, as entidades que integram o Comitê Estadual são ‘peças-chaves’ para as ações de enfrentamento a Dengue, Zika e a Chikungunya no Estado. “Nós esperamos que estas entidades possam nos ajudar a desenvolver ações de combate a essas doenças, principalmente no período de 20 a 24 de junho – durante a semana de conscientização do enfrentamento da Dengue. Em especial, no dia 24 de junho, faremos em parceria com os municípios, ações de limpeza naqueles municípios que possuam maior incidência da doença. Desta forma, contamos com a colaboração de todos nesta missão”. 

Os representantes do Ministério da Saúde estão em missão no Estado com objetivo de fortalecer as ações de vigilância e controle vetorial, bem como, a gestão de insumos, além de capacitar o manejo clínico e vigilância laboratorial e promover a discussão do panorama das arboviroses no Estado. Os técnicos ficarão em Mato Grosso do Sul de hoje (24) até a próxima quinta-feira (26), onde participam de diversas agendas. 

Veja o cronograma: 

25/05 (quarta-feira) 
Público-alvo: Enfermeiros, médicos, auxiliares de enfermagem, LACEN e demais profissionais da saúde do Estado e municípios 

9h – Manejo Clínico e Vigilância Laboratorial (Rivaldo Venâncio - Fiocruz/RJ) 

11h – Discussão 

12h00 – Almoço 

14h00 – Investigação de óbitos (Eduardo Lana e Sulamita Brandão – técnicos da CGARB) 


26/05 (quinta-feira) 
Público-alvo: Profissionais da saúde do Estado, municípios e profissionais do hospital privado e regional de Campo Grande. 

8h –  Equipe técnica da SES e Ministério da Saúde – visita técnica na Secretaria Municipal de Saúde e Unidade de Saúde de Jaraguari/MS. 

9h – Equipe Ministério da Saúde - Visita ao LACEN 

12h00 – Almoço 

14h00 – Visita Técnica – Ministério da Saúde na Unidade de Saúde de Campo Grande – SESAU -  Exercício prático – investigação de óbitos. 

17h – Reunião de encerramento e encaminhamentos 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Eleições 2024
Em novo partido, vereador Luciano Costa confirma pré-candidatura à prefeitura de Corumbá

Mais Lidas

Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá
Corumbá
Banda faz apresentação cultural em celebração aos 376 anos do Exército