Menu
domingo, 28 de novembro de 2021
Cassems - Rede Amo
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

Ministério da Educação anuncia formação para professores da educação infantil

20 outubro 2021 - 13h10Redação

O Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta terça-feira (19), uma formação específica para professores de creches e pré-escolas de todo o país: o Aperfeiçoamento em Educação Infantil. Totalmente gratuita e autoinstrucional, a iniciativa estará disponível no Avamec e deverá atingir 593 mil docentes de escolas públicas e privadas. 
 
O objetivo é fazer com que os profissionais se atualizem e reformulem as práticas pedagógicas com base nos objetivos de aprendizagem e nos campos de experiência propostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a faixa etária de 0 a 6 anos. Para isso, os docentes terão acesso a vários conteúdos com sugestões práticas de atividades.  
 
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, reforçou a importância, a longo prazo, da iniciativa.  “Todo país que deseja o desenvolvimento social precisa investir na primeira infância de suas crianças. Queremos fornecer ferramentas para apoiar professores de creches e pré-escolas no seu papel da construção do cidadão”. 
 
A formação totaliza 200 horas, divididas em seis módulos, com os seguintes temas: Conhecer-se e Expressar; Conviver; Participar e Explorar; Brincar; Comunidade Escolar; e Famílias: mãos entrelaçadas. Haverá ainda um módulo extra que oferece subsídios aos professores para auxiliarem os estudantes numa transição de sucesso da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental. 
 
O Aperfeiçoamento em Educação Infantil levará os docentes a desenvolverem um pensamento cada vez mais crítico e criativo, no sentido de construir com as suas estudantes competências socioemocionais e habilidades de relacionamento e comunicação, responsabilidade na tomada de decisão, autocontrole, além de ressaltar a importância dos vínculos e do afeto no processo de ensino e aprendizagem. 
 
“O aprendizado na primeira infância tem o potencial de definir o futuro do indivíduo. Por isso, é tão necessário focar na formação continuada dos professores de creches e pré-escolas, no sentido de ajudá-los a agirem com segurança, seguindo as práticas mais atualizadas e com evidências científicas. ”, concluiu o diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação, Renato de Oliveira Brito, da Secretaria de Educação Básica (SEB). 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Bombeiros atendem dois acidentes na BR 262
Esporte
Corumbaense e ladarense vencem campeonato de Fisiculturismo em Bonito
Policial
Jovem é assassinado após discussão no bairro Jardim dos Estados
Ele é irmão de um outro rapaz assassinado no Dom Bosco há 26 dias
Policial
PM apreende 47kg de cocaíma no bairro Aeroporto
Policial
Travesti é assassinada a golpes de faca na Edú Rocha
Curiosidades
A história de Owen
Campo Grande
Após 90 dias, Cassems registra primeira internação por Covid
Educação
Enem continua no domingo com conteúdos de Ciências da Natureza e Matemática
Naviraí
Rádio clandestina é fechada e um homem é pela Polícia Federal
Até 5 de dezembro
Marinha do Brasil abre inscrições para concurso de nível superior

Mais Lidas

Naviraí
Rádio clandestina é fechada e um homem é pela Polícia Federal
Até 5 de dezembro
Marinha do Brasil abre inscrições para concurso de nível superior
Furtada em 2015
Estátua de Bronze furtada do cemitério há seis anos era vendida em grupo de trocas na cidade
Sonho realizado
Casal de idosos ribeirinhos comemoram chegada de energia elétrica em casa