Menu
sexta, 18 de junho de 2021
Andorinha - Maio
Andorinha - Maio
Geral

Mineração é segmento econômico com melhor remuneração em Corumbá

01 julho 2017 - 09h08Assessoria PMC

A indústria extrativista mineral é o setor que melhor remunera em Corumbá e representa o segundo salário médio oferecido pelas indústrias em Mato Grosso do Sul. É o que demonstram dados levantados pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Produção. O estudo mostra a importância da atividade para o desenvolvimento econômico do estado e principalmente para a região pantaneira. O levantamento revela que a atividade representa 8% dos postos de trabalho em Corumbá e Ladário.

O Decreto Nº 14.770/2017, criando a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva Mineral feita pelo Governo do Estado, foi publicado na edição desta sexta-feira, 30 de junho, do Diário Oficial do Estado. A apresentação da Câmara Setorial aconteceu em Corumbá na quinta-feira, dia 29.

O Município, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Produção, participou ativamente da articulação para a criação da Câmara, atendendo reinvindicações das principais empresas mineradoras de Corumbá.

“Temos que dar a devida importância para o setor mineral, pois gera emprego e renda para nossa região. Nosso levantamento mostra que mais da metade do PIB (Produto Interno Bruto) de Corumbá vem da mineração”, observou o secretário municipal de Indústria, Comércio e Produção Rural, Renato dos Santos Lima, ressaltando o potencial consolidado e estratégico da atividade para o desenvolvimento econômico de MS. O setor correspondeu a 0,9% do PIB estadual em 2013.

Em 2015/2016 injetaram R$ 2 milhões só em salários na economia local. É o principal setor exportador do município: em 2015, 55% do total dos produtos exportados por Corumbá foi minério de ferro e 18% manganês. Arrecadou, em média, R$ 27 milhões de CFEM (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais) entre 2012-2016. O Estado está na quarta colocação de maior arrecadador do imposto mineral para a União.

“Mato Grosso do Sul também é um estado minerador. O Estado tem que entender que tem uma força grande na mineração, concentrada aqui nestas duas cidades, que são Corumbá e Ladário. Essa Câmara Setorial vai permitir um sistema de governança da questão mineral do Estado”, observou o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck.

Na próxima semana haverá a apresentação por parte do Governo do Estado de um diagnóstico de todo setor mineral de Mato Grosso do Sul para os membros da Câmara Setorial. A partir disso, em até 30 dias, de um plano para a questão mineral.

A Câmara Setorial

O decreto 14.770, 28 de junho, estabeleceu que a Câmara Setorial é uma instância colegiada e consultiva que tem como objetivos: emitir parecer sobre questões relacionadas à cadeia produtiva mineral; elaborar estudos que subsidiem a tomada de decisões em questões relacionadas à cadeia mineral; definir diretrizes para elaboração do planejamento da cadeia mineral no estado; elaborar banco de dados de interesse do setor; discutir a respeito da política de desenvolvimento sustentável do setor mineral do Estado, considerando seu zoneamento ecológico-econômico; propor, apoiar e acompanhar projetos e ações voltados ao desenvolvimento sustentável do segmento de extração mineral em Mato Grosso do Sul; articular políticas e desenvolver estratégias de aproveitamento racional e sustentável das riquezas naturais do subsolo estadual; representar e defender os interesses do segmento de mineração local para melhorar eficiência, logística e competitividade.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

COVID-19
Comissão rejeita proposta de inclusão de jornalistas, bancários e vigilantes em grupos prioritários
SAÚDE
SES autoriza municípios a vacinarem com a Pfizer adolescentes acima de 12 anos com comorbidades
POLICIAL
PRF apreende 450 mil maços de cigarro contrabandeados na Capital
GERAL
MPF aponta risco de desaparecimento de espécies no Rio Paraná
Rio Paraná Energia, empresa da holding China Three Gorges Corporation (CTG), é acusada de descumprir regras ambientais e levar à beira do desaparecimento peixes como Pintado e Dourado
SAÚDE
SES prepara distribuição das 70.160 doses de vacina contra a covid-19 em MS
GERAL
Fórum apresenta avanços do Plano Estratégico em MS
POLICIAL
PMA e Bombeiros resgatam ave em extinção ferida
GERAL
Contribuintes têm até o dia 3 de agosto aderir ao REFIS 2021
EDUCAÇÃO
Terminam hoje as inscrições do Encceja 2020 para privados de liberdade
GERAL
Homem fica ferido após queda de cavalo no Pantanal

Mais Lidas

POLICIAL
PM de Corumbá prende autores de roubo logo após o crime no Popular Nova
GERAL
Empresa irregular junto a ANTT monta guichê na rodoviária de Corumbá
POLICIAL
PM de Corumbá durante rondas recupera veículo furtado na área central
POLICIAL
Homem é preso por perturbação da tranquilidade no Cristo