Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Militares denunciam comandante dos Bombeiros por abuso de autoridade

09 julho 2021 - 08h37Sylma Lima

As primeiras denúncias foram feitas ao jornal da capital, o MídiaMax, após mais de 80 militares de todo Estado serem escalados para serviço de combate a incêndios na região do Pantanal, em Corumbá. Após três dias de ação, os militares não encontravam ocorrências que justificasse a convocação de tantos homens, trazidos de outras cidades para a operação Hefesto desde o dia 2 de julho, enquanto seus quarteis seguiam desfalcados. 

Após as reclamações, o oficial dos Bombeiros teria enviado áudios alegando que, se necessário, apertaria as escalas. Depois, ao saber que o áudio foi amplamente divulgado, enviou outro pedindo que o anterior fosse ignorado. Mesmo com as reclamações, dias depois outra operação de combate a incêndio teve início nas regiões de Bonito e Jardim.  

Cerda de 50 bombeiros militares de outras cidades, como Campo Grande, Amambai, Ponta Porã e Sidrolândia foram escaldos. Um foco de incêndio foi combatido no Morro do Matheus e outro a aproximadamente 50 quilômetros de Jardim. E 

Os bombeiros militares afirmam que não se expõem para não sofrerem represálias do comando, pois segundo eles “não existe fogo”. A reclamação não é pelo trabalho, mas pela escala apertada e também pela quantidade de militares que teria sido escalada para os serviços, desfalcando os quartéis nas outras cidades.  

No fim da tarde desta quinta-feira (8), os militares protocolaram na ACS PMDM MS (Associação dos Policiais Militares e Bombeiros Militares de Mato Grosso do Sul) junto à Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), um pedido de intervenção do secretário para que o atual comandante do Corpo de Bombeiros se redima ou seja afastado. 

O presidente da associação, Mário Sérgio Couto, informou ao site da capital que o ofício foi entregue com pedido para que o secretário Antônio Carlos Videira tome uma providência sobre o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul. Nesta semana, denúncias por parte de militares que alegam coação e abusos do comando foram divulgadas. 

“O pedido é para o comandante mudar a estratégia de gestão dele. Caso não se redima, para que o secretário então tome uma medida de afastamento”, afirmou Couto. Também conforme o presidente da ACS, se não houver uma intercessão da Sejusp, eles devem buscar medidas judiciais em defesa dos bombeiros militares. 

‘Eu que mando’ 

Denúncias de assédio moral por parte dos bombeiros são inúmeras e, de acordo com Mário Sérgio Couto, o comandante teria deixado bem claro que não recebe ordens de ninguém, e que é 'ele quem manda'. 

Muitos bombeiros relatam estarem ficando doentes, com esgotamento psicológico e físico, por causa desse autoritarismo, sendo que alguns já teriam falado em tirar a própria vida. Segundo Mário, o comandante não respeita e nem tenta diálogo com a associação. 

Áudios 

Áudios circularam nas redes sociais mostrando a situação em que os bombeiros foram submetidos. “Senhores, boa tarde. Aos comandantes noticiem seus militares que militar não tem folga, militar tem licenciamento. Noticiem o que se for necessário cair a escala de 24h/48h a escala vai cair. Se tiver que cair de 24h/24h vai cair. É assim que é nossa profissão. Se não fizeram antes vai ser feito agora.” 

Quando as reclamações vieram à tona, a assessoria dos bombeiros disse que foi necessário empenhar diversos militares na Operação Hefesto pela peculiaridade desse combate e trabalho estratégico com objetivo de preservação do meio ambiente. A respeito dos áudios do oficial sobre ter que “cair a escala”, a assessoria afirma que é uma situação que ocorre, conforme as demandas dos serviços operacionais, sem novidade. 

“Ressalta-se que a Corporação trabalha com escala de serviço. Os bombeiros militares empenhados neste momento na Operação Hefesto ficarão por tempo determinado, que pode variar conforme evolução do sinistro, sendo posteriormente substituídos por outros bombeiros militares ou acionando mais militares para a missão, somando com o efetivo no local”. 

“Por fim, o CBMMS reafirma seu compromisso com o Meio Ambiente e destaca que todos os trabalhos realizados neste momento são fundamentais para que se evite desastre ambiental maior, como o que ocorreu no ano passado”, finalizam.  

Com informações do jornal MídiaMax

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal