Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Meio Ambiente faz ação para preservar Mirante da Capivara

26 julho 2016 - 13h32Redação

Uma grande quantidade de lixo retirada no Mirante da Capivara e arredores, impulsionou projeto de conscientização e preservação ao Meio Ambiente, paraque moradores da região ajudem a cuidar do bem recém formado. A ação iniciou neste terça-feira, 26, pela Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, a iniciativa visa eviter depredações do espaço público.

“O Mirante da Capivara é um espaço público e a população precisa nos ajudar a cuidar do local”, explicou o diretor-presidente da Fundação, Antônio Rondon da Silva. “E é justamente para reforçar este sentimento de pertence que iniciamos esta ação de educação ambiental, para que os moradores sejam nossos parceiros, zelando pelo espaço”, continuou.

A ação está sendo realizada por uma equipe do setor de Educação Ambiental da Fundação. A bióloga Fátima Seher explicou que todos os imóveis localizados na região estão sendo visitados pela equipe, para que “os moradores daqui sejam nossos parceiros, nos ajudando a zelar pelo espaço, se tornando, ao mesmo tempo, agentes ambientais da região”, disse.

“Fizemos uma limpeza geral. Tinha muito lixo espalhado, principalmente aqui no Mirante. As pessoas que entrevistamos nos informaram que não são os moradores daqui que jogam lixo. Dizem que são de outras regiões e o descarte, inadequado, ocorre à noite”, comentou Seher.

Moradora há 38 anos no local, Claudia Vilalva já se colocou a disposição. Ela foi uma das pessoas contatadas pela equipe da Fundação e concordou que os moradores devem cuidar do Mirante como se fosse deles. “Isto foi muito bom para nós. Movimentou a nossa região. Hoje, os moradores se sentem mais seguros”, disse, se referindo ao fluxo de pessoas e veículos passando pela rua em direção ao Mirante.

Clara Silva Pereira Duarte, outra moradora antiga, também cita a necessidade de preservação do Mirante da Capivara. Ela lembra que o novo espaço já se tornou um ponto turístico na região, atraindo um grande número de pessoas, principalmente aos sábados e domingos, mas que é “preciso zelar, evitar jogar lixo e cuidar bem”.

E é justamente o grande fluxo de pessoas no local que está fazendo com que sua família abra um pequeno comércio para atender os turistas com lanches e bebidas, principalmente peixe frito.

O Mirante

O Mirante da Capivara foi restaurado pela Prefeitura. O espaço oferece uma vista ampla do Pantanal e acesso à Baia do Tamengo. Construído na década de 90, pelo então prefeito Fadah Gattass, a área estava totalmente abandonada e degrada pela falta de conservação.

Na inauguração, o prefeito anunciou a pavimentação do trecho da rua  Marechal Floriano neste segundo semestre, conforme planejamento da Prefeitura. Isto vai facilitar o acesso ao Mirante da Capivara.

A obra

A Prefeitura de Corumbá realizou a limpeza e poda de arbustos ao lado da escadaria, demolição de concreto simples de base deteriorada, terraplenagem (escavação de valas, carga de entulhos, transporte de entulho e aquisição de aterro para regularização de base para o lajotamento) e refez todas as estruturas em concreto, piso, canteiros, iluminação e instalação de bancos.

Na escadaria que leve até a Baia do Tamengo, foi executada a estabilização com concreto armado de lances e patamares das escadas, regularização dos lances e patamares com utilização de argamassa de cimento e areia e a confecção e assentamento de guarda corpo e corrimão para a escadaria.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio
Cidade Limpa
Vereador cobra instalação de lixeiras na cidade com intensa campanha educativa
Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue
Por 30 dias
Morte de cão extraviado faz Gol suspender transporte de animais
Saúde
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Economia Nacional
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira (24)
Administração
Lajotas retiradas da rua Ladário serão reaproveitadas em alamedas e vias de menor movimento
Saúde Pública
Vereador pede agilidade nas cirurgias ginecológicas para reduzir fila de espera em Corumbá
Administração
Convênio com o Estado garante R$ 34,5 milhões para infraestrutura urbana e rural em Corumbá

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24