Menu
sexta, 20 de setembro de 2024
Semana Nacional do Trânsito - Governo
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Meio Ambiente faz ação para preservar Mirante da Capivara

26 julho 2016 - 13h32Redação

Uma grande quantidade de lixo retirada no Mirante da Capivara e arredores, impulsionou projeto de conscientização e preservação ao Meio Ambiente, paraque moradores da região ajudem a cuidar do bem recém formado. A ação iniciou neste terça-feira, 26, pela Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, a iniciativa visa eviter depredações do espaço público.

“O Mirante da Capivara é um espaço público e a população precisa nos ajudar a cuidar do local”, explicou o diretor-presidente da Fundação, Antônio Rondon da Silva. “E é justamente para reforçar este sentimento de pertence que iniciamos esta ação de educação ambiental, para que os moradores sejam nossos parceiros, zelando pelo espaço”, continuou.

A ação está sendo realizada por uma equipe do setor de Educação Ambiental da Fundação. A bióloga Fátima Seher explicou que todos os imóveis localizados na região estão sendo visitados pela equipe, para que “os moradores daqui sejam nossos parceiros, nos ajudando a zelar pelo espaço, se tornando, ao mesmo tempo, agentes ambientais da região”, disse.

“Fizemos uma limpeza geral. Tinha muito lixo espalhado, principalmente aqui no Mirante. As pessoas que entrevistamos nos informaram que não são os moradores daqui que jogam lixo. Dizem que são de outras regiões e o descarte, inadequado, ocorre à noite”, comentou Seher.

Moradora há 38 anos no local, Claudia Vilalva já se colocou a disposição. Ela foi uma das pessoas contatadas pela equipe da Fundação e concordou que os moradores devem cuidar do Mirante como se fosse deles. “Isto foi muito bom para nós. Movimentou a nossa região. Hoje, os moradores se sentem mais seguros”, disse, se referindo ao fluxo de pessoas e veículos passando pela rua em direção ao Mirante.

Clara Silva Pereira Duarte, outra moradora antiga, também cita a necessidade de preservação do Mirante da Capivara. Ela lembra que o novo espaço já se tornou um ponto turístico na região, atraindo um grande número de pessoas, principalmente aos sábados e domingos, mas que é “preciso zelar, evitar jogar lixo e cuidar bem”.

E é justamente o grande fluxo de pessoas no local que está fazendo com que sua família abra um pequeno comércio para atender os turistas com lanches e bebidas, principalmente peixe frito.

O Mirante

O Mirante da Capivara foi restaurado pela Prefeitura. O espaço oferece uma vista ampla do Pantanal e acesso à Baia do Tamengo. Construído na década de 90, pelo então prefeito Fadah Gattass, a área estava totalmente abandonada e degrada pela falta de conservação.

Na inauguração, o prefeito anunciou a pavimentação do trecho da rua  Marechal Floriano neste segundo semestre, conforme planejamento da Prefeitura. Isto vai facilitar o acesso ao Mirante da Capivara.

A obra

A Prefeitura de Corumbá realizou a limpeza e poda de arbustos ao lado da escadaria, demolição de concreto simples de base deteriorada, terraplenagem (escavação de valas, carga de entulhos, transporte de entulho e aquisição de aterro para regularização de base para o lajotamento) e refez todas as estruturas em concreto, piso, canteiros, iluminação e instalação de bancos.

Na escadaria que leve até a Baia do Tamengo, foi executada a estabilização com concreto armado de lances e patamares das escadas, regularização dos lances e patamares com utilização de argamassa de cimento e areia e a confecção e assentamento de guarda corpo e corrimão para a escadaria.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Operação Prometeu
Imóvel chique é alvo de mandado da PF em Corumbá
Sete no Pantanal
Governo libera R$ 7,8 milhões para instalar 19 estações meteorológicas em MS
Ensino Superior
UEMS lança edital para vestibular 2025 com 1.252 vagas
Meio Ambiente
"Ranking do fogo" coloca Corumbá como 3ª que mais queimou no País
Programação
Shows sertanejos são atrações desta sexta em comemoração aos 246 anos de Corumbá
Aniversário
Concerto emociona público na celebração dos 246 anos de Corumbá
Boletim Epidemiológico
MS tem 15.839 casos confirmados de dengue
Destaque
Governadores discutem incêndios florestais em reunião com ministros no Distrito Federal
Exemplo
Escola Estadual na Capital é a 1ª de Mato Grosso do Sul a ser Lixo Zero
Digital
Processo de abertura de empresas em MS agora pode ser feito pelo WhatsApp

Mais Lidas

Incompatibilidade de Agenda
Dr. Gabriel e Pardal não participarão da série de entrevistas do Capital do Pantanal
Pior Cenário
Nível do Rio Paraguai cai 2 cm por dia; ritmo indica recorde histórico de seca
Oportunidade
Processo Simplificado seleciona profissionais para vagas temporárias da Educação em Corumbá
Encerra dia 26/09
Últimos dias de inscrição para cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFMS